quinta-feira, 31 de março de 2016

1- Um corpo ocupa sim o mesmo espaço.


Um grande problema das escolas públicas é a superlotação, que atrapalha em todos os sentidos o aprendizado. Algumas escolas tem tantas pessoas por sala que não existem cadeiras para todos e esse grande problema infelizmente está longe de ser resolvido.

Macimina Baracho

Série Escola Pública: 8 realidades que só quem estudou em escola pública vivenciou.


Pode não ser uma realidade para muitas pessoas, mas estudar em escolas públicas na maioria das vezes é um verdadeiro problema. Vemos todos os dias em jornais, várias notícias de desvios de dinheiro que iriam para essas instituições e o velho problema de superlotação.

Pensando nesses grandes problemas que vemos diariamente, o nosso BLOG resolveu trazer uma lista que mostra os principais problemas que uma pessoa que estudou em uma escola pública já passou e também apresentar todos esses problemas para quem nunca estudou em uma...

Macimina Baracho 

Por que as bolachas “cream cracker” tem aqueles furinhos?


Quando estamos de dieta, um dos alimentos que mais aparecem na lista é o famoso biscoito “cream-crakcer” que não é nada mais nada menos que a bolacha de água e sal. Aquelas bolachinhas fininhas que tem vários formatos diferentes e vários furinhos. Você sabe para que serve aqueles furinhos?

A resposta é bem simples, os furos servem para que a bolacha fique fininha e não “inche”. Quando essa bolacha é assada, o vapor acaba saindo e caso não existam os furinhos, a bolacha simplesmente iria estufar e virar uma bolacha feia e sem forma como se fosse uma pequena almofadinha. Os furinhos fazem ela ficar fininha, crocante e padronizada.

Macimina Baracho 

Origem do Salário e do Calendário


Você conhece a origem dos termos salário e calendário? Estas duas palavras estão rotineiramente presentes em nossas vidas, mantendo, inclusive, uma certa relação, já que todo assalariado fica dependente de um calendário de pagamentos determinado pela empresa.

Salário
A palavra salário vem do latim “salarium argentum”, que na tradução literal significa "pagamento em sal". Esse termo surgiu com verdadeira ligação à história da humanidade, pois foi a primeira forma de pagamento dos soldados romanos, ou seja, os soldados recebiam uma determinada quantidade de sal por seus serviços prestados ao Império Romano.

É importante ressaltar que, naquele período, o sal era uma iguaria rara e de alto valor. Sendo assim, ele era usado como moeda de troca. Os soldados podiam trocar o sal que recebiam do império por roupas, armas e alimentos.

A porção de sal destinada ao pagamento dos soldados da Roma antiga era considerada divina. Por isso, o termo salário se tornou tão popular e é usado até hoje para indicar a remuneração que o trabalhador recebe ao vender sua mão de obra.

Calendário
O termo calendário também vem do latim, calandae, que significa o primeiro dia do mês romano. Esse dia era marcado como a data em que as contas eram quitadas e, por isso, tornou-se muito importante e popular.

Hoje, o calendário moderno é usado para contar os dias, meses e anos, além de organizar as atividades diárias e os compromissos das pessoas. Os calendários também são fundamentais em atividades como a agricultura e a pesca.

Macimina Baracho

Comunicado - Diretor Escolar


Senhor (a) Diretor(a),

Encaminhamos, em anexo,  carta do Senhor Ministro da educação Aloisio Mercadante endereçada a Vossa Senhoria.

Trata-se de proposta deste ministério para que todas as escolas, juntamente com a comunidade escolar, promovam mais uma semana de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti entre os dias 04 a 09 de abril próximo. Essa data foi escolhida porque no dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde.

A ideia é que na semana sejam desenvolvidas atividades que envolvam os familiares e a comunidade escolar.

Disponibilizamos sugestões de oficinas e o “Caderno de Anotações e Relato de Experiências da Semana de Saúde  na Escola”. Está última faz parte do Programa Saúde na Escola desenvolvido em parceria pelo Ministério da Saúde e MEC. É um material que orienta  as pessoas que constroem cotidianamente o Programa Saúde na Escola, ou seja: profissionais de saúde, de educação, de assistência, comunidade, estudantese famílias.

A PARTIR DO DIA 05 DE ABRIL ESTÁ DISPONÍVEL NO PDDE INTERATIVO (endereço http://pddeinterativo.mec.gov.br/) FORMULÁRIO PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES. SEU CONTEÚDO DIZ RESPEITIO À IFENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES, AS DATAS EM QUE ELAS OCORRERAM, A QUANTIDADE DE ALUNOS, PROFISSIONAIS, FAMILIARES E PESSOAS DA COMUNIDADE ENVOLVIDAS E DUAS AVALIAÇÕES: DO EVENTO E DOS EFEITOS QUE ELES PODEM TER PRODUZIDO EM TERMOS DE APRENDIZAGEM E MUDANÇAS DE HÁBITOS E PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Por fim fique atento que o Ministério estará promovendo o concurso “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti” que premiará alunos, escolas e professores.

ATT
MEC



Coleta dos dados do Censo Escolar 2016 começa no dia 25 de maio.


Escolas poderão enviar, pelo Sistema Educacenso na internet, os dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016, a partir de 25 de maio e até  29 de julho. O cronograma do Censo deste ano foi divulgado hoje (8), no Diário Oficial da União, e o resultado final será anunciado no dia 31 de janeiro de 2017.

O Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas. A partir das informações coletadas pelo Censo é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. Além de elaborar análises e estudos sobre as características da educação básica pública e particular no Brasil.

De acordo com o cronograma, os dados preliminares serão enviados pelo Inep para a publicação no Diário Oficial da União no dia 31 de agosto. A partir da publicação, as escolas terão 30 dias para fazer, também pela internet, a conferência dos dados e, se necessário, correções. Os dados finais serão enviados para a publicação no Diário Oficial no dia 12 de dezembro. Os resultados finais serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2017.

No ano que vem, começa uma segunda etapa, na qual as escolas informam se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola. O prazo para que isso seja feito é de 1º de fevereiro a 17 de março de 2017. A divulgação será no dia 12 de maio do ano que vem.

Censo 2015

Antes da coleta do novo Censo, os diretores devem informar até o dia 1º de abril a situação dos alunos matriculados no ano passado. Devem informar pelo Sistema Educacenso se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola por algum motivo. Os dados estarão disponíveis para conferência dos gestores estaduais e municipais de educação em 15 de abril, na internet. As escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso seja necessário.

Macimina Baracho

quarta-feira, 30 de março de 2016

Jogo do Palmeira X ASSU foi antecipado.


   O jogo entre Palmeira de Goianinha e ASSU válido pela 5ª Rodada da Copa Rio Grande do Norte teve data e horário alterado. A partida será disputada no próximo sábado (02/04) às 19h no estádio Nazarenão na cidade de Goianinha/RN. Antes, o jogo estava marcado para domingo (03/04), às 17h.
Macimina Baracho 
 

vírus nyong-nyong!


Fiocruz nega que mosquito da dengue transmite vírus nyong-nyong.

Após divulgação de descobertas que apontam para um novo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) negou a informação.

 Conhecido por transmitir dengue, febre chikungunya e zika, o inseto transmitiria também o vírus nyong-nyong. Em nota, a Fiocruz esclareceu informações sobre o vírus e afirmou que o mosquito Anopheles é seu verdadeiro transmissor.

 "Em primeiro lugar, a Fiocruz não descobriu o vírus. Ele é amplamente conhecido pela comunidade internacional há vários anos. Em segundo lugar, a doença nyong-nyong é restrita à África (não chegou ao Brasil) e é transmitida pelo mesmo mosquito (vetor) da malária, o Anopheles.

 Segundo os pesquisadores, ainda não há casos relacionando a doença ao Aedes aegypti. Também não há registros da doença no Brasil. O vírus nyong-nyong produz febre, dores nas articulações e pertence à mesma família do chikungunya", explicou a instituição.

Primeira morte por H1N1 no RN em 2016


Segundo a Sesap, vítima é adolescente de 15 anos, natural de Lagoa Nova. Este ano, nove casos da doença foram notificados.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por H1N1 no estado em 2016. Uma adolescente de 15 anos, natural do município de Lagoa Nova, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu em 10 de março.

A Sesap informou que 9 casos da doença foram notificados este ano. Destes, houve duas confirmações. Um deles é o caso da adolescente que morreu. O outro, é de uma menina de 2 anos que mora em Natal e cujo quadro evoluiu para a cura.

Nesta caso específico, apesar de já ser tratado pela Sasap como confirmado, ainda não foi notificado porque a criança foi atendida por um hospital particular que não informou a secretaria sobre a doença na época em que a criança foi tratada.

Até o momento, o mês com mais casos informados foi março, com 4 das 9 notificações formalizadas até agora.

Professor dando aula com bebê nos braços.


O professor Darryn Willoughby, da Universidade de Baylor, no Texas (EUA), ficou famoso nas redes sociais após lecionar sua aula com a filha de uma aluna no colo. A americana Katy Humphrey, de 33 anos, estava sem babá e precisou levar a pequena Millie para a universidade.

A pequena começou a ficar agitada durante a aula, e o professor resolveu pegá-la e prosseguir a aula com a criança no colo. “Ele contou aos alunos que uma de suas grandes habilidades na vida é ser capaz de segurar um bebê", disse Katy em entrevista à ABC News, na última quinta-feira, 24.

Segundo Katy, o professor também disse que sentia falta de segurar suas duas meninas no colo quando eram pequenas. ‘’Um delas está na faculdade e a outra no ensino médio", acrescentou.
"Eu a segurei por quase uma hora e ela estava totalmente satisfeita. Não ouvimos nenhum ruído dela durante toda a aula ".

A mãe da bebê disse ter ficado muito grata pela atitude do professor e pela compreensão dos colegas de classe, que levaram a situação com "empatia e compaixão".

Macimina Baracho

Invicto contra o Vasco, Fla aposta em Mané Garrincha para voltar a vencer.


Sem vencer e nem marcar gol a quatro partidas, o Mengão terá um aliado importante para o duelo contra o Vasco desta quarta-feira (30): o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, que conta com retrospecto favorável para o Mais Querido. Desde a reabertura do palco, em 2013, o Rubro-Negro empatou bastante e venceu pouco, mas perdeu menos ainda e, para completar, está invicto contra o rival.

Rival este, aliás, que ainda não venceu na capital federal desde 2013. São seis jogos do Bacalhau, três empates e três derrotas – uma delas para o Mengão. Já o Mais Querido fez 13 jogos no Mané neste período, com três vitórias, nove igualdades e dois reveses. O placar mais elástico foi o 3 a 0 sobre o Atlético-MG.

Macimina Baracho

VIAJANTE PROFISSIONAL


Kiersten Rich é a mulher que leva uma vida que muitos gostariam de ter. Com 27 anos, ela é uma viajante profissional e sobrevive dos passeios.

Em seu currículo ela já possui estadia em mais de 40 países. Suas aventuras tiveram início em 2011.

Em entrevista ao Daily Mail, Kiersten disse que é paga para "produzir conteúdo promocional, como fotos, vídeos ou marketing nas mídias sociais", ela possui mais de 125 mil seguidores no Instagram.

Para sair pelo mundo, a dona do blog 'The Blonde Abroad' (A Loira no Exterior) atuava no mercado financeiro, mas não era feliz.

Para ela, as três melhores experiências foram: Trilha inca para Machu Picchu, viagem de barco pela costa da Croácia e trabalho voluntário em Honduras.

Em sua última viagem ao Brasil ela visitou a praia de Buzios, no Rio de Janeiro, há cerca de um mês. Na descrição do Blog, a viajante se apresenta:

"Oi! Sou Kiersten, uma nativa da Califórnia, que, não há muito tempo, deixei a carreira em finanças corporativas para me tornar um viajante do mundo. Desde então, tenho viajado para mais de 40 países e ter batido algumas grandes aventuras da minha bucketlist".

Macimina Baracho

terça-feira, 29 de março de 2016

Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015).


O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) termina em um mês, às 23h59min59seg de 29 de abril.

Se deixar para a última hora, há risco de a página da Receita congestionar e não conseguir entregar o documento. Também pode faltar algum documento e não haver tempo suficiente para conseguir obter uma nova via. Organize-se e reúna todos os documentos necessários.

Veja dicas para facilitar seu trabalho:

Neste ano, é obrigado a declarar Imposto de Renda o brasileiro que, em 2015, morava no país e se encaixou em qualquer uma das situações abaixo:

Recebeu mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no ano (salário, por exemplo); ou
Ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano (como indenização trabalhista); ou
Teve ganho com venda de bens (casa, por exemplo); ou
Comprou ou vendeu ações em Bolsas; ou
Recebeu mais de R$ 140.619,55 em atividade rural (agricultura, por exemplo) ou tem prejuízo rural a ser compensado no ano calendário de 2015 ou nos próximos anos; ou
Era dono de bens de mais de R$ 300 mil; ou
Vendeu uma casa e comprou outra num prazo de 180 dias, usando isenção de IR no momento da venda

A Receita espera receber 28,5 milhões de declarações.
                      Macimina Baracho

Quase 40% dos professores não têm formação para a matéria que ensinam.


Ministro Mercadante diz que um professor não encanta alunos lecionando uma matéria que ele não fez.

Cerca de 39% dos professores da rede pública que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio não têm formação considerada adequada para uma ou mais disciplinas em que lecionam.

Os dados são do novo Censo da Educação Básica, com dados de 2015, e foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (28).

O levantamento aponta que, de 518.313 professores, 200.816 dão aulas em disciplinas diferentes de sua área de formação.

Se considerado o fato de que um professor pode dar aulas em mais de uma disciplina, o percentual é ainda maior: neste caso, cerca de 52% das vagas na rede pública são ocupadas por professores sem licenciatura ou graduados em área diferente da qual lecionam.

É o caso, por exemplo, de um professor com licenciatura em matemática, mas que dá aulas de química ou português.
                Macimina Baracho

segunda-feira, 28 de março de 2016

Ensaio Fotográfico da Belíssima Musa do Assu 2016.


Veja os agradecimentos e  o ensaio fotográfico da belíssima musa Patrícia Mayra Bezerra
"Estou muito feliz por ter sido a escolhida para está  representando esse time maravilhoso que é  o camaleão, uma honra... Eu nunca pensei... Francielle foi uma  pessoa incrível, sempre me apoiando e dando força, todos foram incrível. Eu não teria conseguido sem vcs. Obrigada a todos mais uma vez!!!

Ela tem 21 anos.
Medidas:
Altura 1.70
Busto 86
Cintura 67
Quadril 102
Parte do corpo que mais gosta: Cintura.
Cores preferidas: verde e rosa.
Estilo de música preferido: Sertanejo.
E o melhor: É solteiraaaa...

Recado para a torcida: "Estou muito honrada em ser a  nova musa do ASSU e prometo representar muito bem meu time do coração. Contem comigo"!!!










Macimina Baracho 

Munik bbb16 comparou negros a empregados.


Os internautas movimentaram as redes sociais na madrugada desta segunda-feira (28) depois de Munik fazer declarações consideradas racistas. Tudo porque a Munik comparou negros a empregados ao reclamar da louça suja na pia.

“O povo está pensando que tem empregada aqui? Está pensando que tem negro aqui?”, disparou.

A goiana continuou a reclamar quando teve de limpar os utensílios da cozinha. “Estou parecendo negra aqui. Munik, a negra do BBB.”

Nas redes sociais, os usuários do Twitter subiram a hashtag #MunikRacista, que chegou a ficar entre os assuntos mais comentados, e reprovaram a atitude da morena.

Macimina Baracho

Musa do Camaleão 2016: Patrícia Mayra Bezerra!


O Camaleão perdeu para o Potiguar, mas ganhou uma linda musa.
No intervalo da partida houve a apresentação da representante do ASSU no concurso Musa do Futebol Potiguar. Patrícia Mayra Bezerra se juntará as representantes dos demais clubes que participam do Campeonato Potiguar.
Perfil:
Nome: Patrícia Mayra Bezerra
Idade: 21 anos
Medidas:
Altura – 1 metro e 70 centímetros
Busto - 86
Cintura - 67
Quadril - 102
Estado Civil: Solteira


                 Macimina Baracho

domingo, 27 de março de 2016

Poemas e poesias do RN: Alto apaixonado por ti.


Alto apaixonado por ti

Molhada és tu,
Pelas águas do Rio Açu,
Tens um nascer do sol na sua várzea tão linda
E um pôr-do-sol que muitos não viu ainda.

Mãe de poucos,
Mas adotiva de muitos
Que não te esquece nenhum instante,
Mesmo em terra tão distante.

Filhos valentes
E ainda sobreviventes
De uma época com terras donzelas
Que no porvir, cortaram as favelas.

Em cada esquina de tuas ruas,
Há uma criança feliz igual as suas
E no largo da cerâmica Penalto,
Vês nascer novos amores no Alto.

Nas poesias do Jhonny Kasanova,
Alto do Rodrigues linda e mais nova
Do que o Velho Casarão
Que muitos ainda adentrarão.

Alto apaixonado, te declaro nos meus versos Tão singelos,
O meu amor por ti.
O meu amor por ti...

                (Macimina Baracho)

Bruno Gaúcho resolve, Potiguar de Mossoró derrota o Assu e vira líder.

  0 X 1
Atacante marca após apagão no Estádio Edgarzão, em Assú, e time mossoroense chega aos 10 pontos na ponta da tabela. Alvirrubro fica perto de vaga para Série D. 
O Potiguar de Mossoró provou neste domingo porque tem a melhor campanha do estadual. O "Time Macho" soube jogar fora de casa e bateu o Assu por 1 a 0 no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú. O herói do dia foi Bruno Gaúcho, que atuou como titular pela primeira vez. O atacante alvirrubro marcou pouco depois do apagão que paralisou a partida por 20 minutos. Ele arriscou de longe, a bola quicou e enganou o goleiro Elias. 
                                Macimina Baracho

Prefeitura do Assú aguarda que beneficiários do Residencial Cristóvão Dantas assinem contratos para marcar entrega das 396 casas.



A Prefeitura do Assú através da secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação tem trabalhado para concluir todos os processos referentes as 396 unidades habitacionais do Residencial Maestro Cristóvão Dantas, edificadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Assim, o sonho da casa própria que parecia distante a cada dia fica mais próximo de acontecer. No decorrer desse período vários momentos importantes ocorreram, sendo um deles a publicação no Diário Oficial do Município do Assú (assu.rn.gov.br) da lista dos pré-selecionados no processo de análise da instituição credora do empreendimento.A lista atendeu os critérios que especifica: Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres e 3% para idosos e pessoas deficientes que comprovam por meio de atestado médico e o CID da doença.

Além disso, os nomes dos beneficiários passaram por uma pesquisa de informação no Cadastro Único, que consistiu em cruzar os dados com outros sistemas, como Cadastro de Mutuários, Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes, órgãos federais, FGTS, Rais e apuração de renda formal de forma a atender todos os critérios de lisura e transparência.

Além da publicação no Diário Oficial do Município, a relação ficou disponível para consulta pública no período de uma semana nos quadros de aviso da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação, da Câmara Municipal do Assú e Promotoria Pública para averiguação e possíveis denúncias contra os beneficiários pré-selecionados.

Encerrado todo esse processo a nova lista foi publicada em dezembro de 2015. No mesmo mês, nas dependências da quadra de esportes do Centro Educacional Pedro Amorim (CEPA) foi realizado sob a responsabilidade da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação o sorteio de endereços, onde foi definido a quadra e o número da casa de cada beneficiário.

Já no período de 06 a 08 de janeiro de 2016, ocorreu o processo de vistoria de forma que as pessoas contempladas com as unidades residenciais tiveram a oportunidade de avaliar toda a estrutura e acabamento das habitações em que vão morar.

Finalizado o processo de vistoria e notificada a empresa construtora acerca do pedido de algumas providências necessárias para que os imóveis tivessem perfeitas condições de ocupação, a expectativa se volta para a assinatura do beneficiário do contrato de financiamento do imóvel junto ao Banco do Brasil e, de pronto, a entrega das chaves.

Desta forma, esclarece a secretária do Desenvolvimento Social e da habitação da prefeitura do Assú, Delkiza Cavalcante, que a gestão municipal aguarda tão somente que a referida instituição creditícia libere os contratos para assinatura para que possa realizar a entrega das residências.

O Residencial Maestro Cristóvão Dantas compreende 396 unidades habitacionais, sendo o segundo residencial construído em Assú pelo programa Minha Casa Minha Vida. O outro é o Residencial Irmã Lindalva, entregue no ano de 2012, com 406 unidades.

Páscoa é celebrada por religiões com sentido diferente.


A Semana Santa é considerada pelos católicos a mais importante celebração, onde é lembrada a entrega e ressurreição de Jesus Cristo que culmina na Páscoa. Mas para outras religiões, a data tem um significado e uma forma de se comemorar bem diferente. Também cristãos, os evangélicos, por exemplo, refletem durante o período, mas não tem celebração diferenciada. Já os judeus, este ano, comemoraram a Páscoa somente em abril.

Para os evangélicos, a Páscoa tem dois significados, um mais antigo, que é a libertação dos judeus do Egito e a Santa Ceia. Comemora-se o sacrifício do Cristo na cruz do calvário.

Mas ao contrário do que ocorre no catolicismo, esta semana não é considerada mais especial e, por isso, não há cerimônias diferentes das habituais. Para os evangélicos todos os dias são santos. Por isso, os cultos são normais, mas no domingo de Páscoa é lembrado a ressurreição.

O hábito de comer peixe no período também não é seguido pelos evangélicos. Não existe nada que justifique ou proíba comer o peixe ou qualquer outra carne.

Os judeus sempre comemoram a Páscoa no entardecer do dia 14 do mês de Nisã. Nisã é o primeiro mês do calendário judaico, e corresponde a março-abril do calendário gregoriano.

Foi no 14º dia desse mês que Jesus comemorou a Páscoa judaica com os seus discípulos e em seguida instituiu a celebração de sua morte. Para determinar o quatorze de Nisã é preciso ter noção de alguns conceitos astronômicos.

Quanto aos alimentos que irão compor a mesa deverão ser peixe, já que a tradição de sacrificar o cordeiro pascoal foi extinta há 20 séculos, e romã, como símbolo de multiplicação.

Os muçulmanos, que consideram Jesus um profeta, não celebram a Páscoa como a representação da crucificação e ressurreição de Cristo. Para o Islamismo um profeta é um ser sagrado com a missão de trazer a palavra de Deus e, por isso, nunca poderia ser crucificado. Desse modo, a Páscoa para os muçulmanos tem um sentido de renovação da fé, mas não do sacrifício de Jesus.

Macimina Baracho

Será que o Impeachment sai?


O que é Impeachment:

Impeachment é uma palavra de origem inglesa que significa "impedimento" ou "impugnação", utilizada como um modelo de processo instaurado contra altas autoridades governamentais acusadas de infringir os seus deveres funcionais. Dizer que ocorreu impeachment ao Presidente da República, significa que este não poderá continuar exercendo funções.

Abuso de poder, crimes normais e crimes de responsabilidade, assim como qualquer outro atentado ou violação à Constituição são exemplos do que pode dar base a um impeachment.

O impeachment ocorre no Poder Executivo, podendo acontecer no Brasil, por exemplo, ao Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Quando acontece o impeachment, significa que o mandato fica impugnado ou cassado.

Impeachment na ConstituiçãoImpeachment do Presidente da República:

A Constituição não fala sobre impeachment​, mas no caso do Presidente da República, por exemplo, os crimes de responsabilidade estão descritos no artigo 85 da Constituição da República Federativa do Brasil. São considerados crimes de responsabilidade aqueles que atentem contra a Constituição Federal.

No Brasil, o processo de impeachment contra um Presidente da República aconteceu pela primeira vez no dia 29 de dezembro de 1992, quando Fernando Collor foi julgado no Senado Federal, após formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as acusações de corrupção contra o presidente.

Collor foi deposto de seu mandato e destituído de seus direitos políticos, sendo obrigado a ficar oito anos sem concorrer a qualquer tipo de eleição para um cargo político público. O vice-presidente Itamar Franco assumiu a Presidência.

Quem assume o poder no caso de Impeachment do Presidente da República:

Existe uma linha de sucessão bem definida no caso de impeachment. O primeiro na linha de sucessão é o vice-presidente da República. Se por algum motivo ele também não puder, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados. No caso deste último também estar impedido, quem assume o poder é o presidente do Senado.

Como funciona o Impeachment:

O procedimento do impeachment está descrito na lei 1079/50.

O impeachment é um processo longo e para que ocorra, devem ser cumpridos vários passos, entre eles a denúncia, a acusação e o julgamento.

O artigo 86 da Constituição refere as medidas tomadas caso o Presidente da República seja de fato impugnado, a primeira das quais a suspensão de suas funções.

Flamengo com jejum de gols, perde para o Volta Redonda.

Já se pode chamar de crise. Há 388 minutos sem marcar um gol, o Flamengo, com time misto, levou 1 a 0 do Volta Redonda e foi derrotado pela primeira vez na Taça Guanabarana na noite deste sábado, na Cidade do Aço. Com quatro pontos em três jogos, o time pode ser ultrapassado por Fluminense ou Boavista, que se enfrentam neste domingo. O Voltaço foi a seis pontos, assumindo a vice-liderança provisória.

O Flamengo começou determinado, mas sem entrosamento ou segurança que lhe permitissem pressionar o adversário. Marcelo Cirino, pelo lado direito, bem auxiliado pelo titular Rodinei, e Gabriel, pela esquerda (aí sem o apoio frequente do tímido Chiquinho), tentavam levar o time à frente, mas Felipe Vizeu, Ederson e Wilian Arão apareciam pouco para concluir.

O time da casa, teoricamente mais descansado e entrosado, até buscou o ataque no início, com Hugo e Vinícius Pacheco tentando encontrar o artilheiro Tiago Amaral. O equilíbrio durou até a metade da primeira etapa, quando Gabriel, que fazia boa partida, e Ederson começaram a levar o Flamengo à frente com mais perigo. O goleiro Mota não chegou a fazer nenhuma defesa difícil — a maior chance veio em uma falta cobrada por Gabriel —, mas o Volta Redonda vestiu a camisa de time pequeno e se encolheu, cedendo escanteios e fazendo faltas seguidas. O 0 a 0 no intervalo foi um alívio para a equipe aurinegra.

O Flamengo parecia mais confiante na volta. Aos 4 minutos, Marcelo Cirino e Felipe Vizeu já tinham tido chances. Aos 13, Arão cruzou da esquerda e Ederson chutou da pequena área para boa defesa de Mota. Aos 23, Chiquinho chegou bem pela esquerda e cruzou para Vizeu, na frente do gol, chutar para fora. Com a aproximação do fim do jogo, o Volta Redonda começou a sair mais, reforçado pelos reservas postos em campo pelo técnico Felipe Surian. Aos 40 minutos, Niltinho fez embaixadinhas na área rubro-negra e chutou cruzado para a conclusão de Rafael Pernão: 1 a 0. O Flamengo ainda tentou pressionar, mas não tinha organização nem pernas.


               Macimina Baracho

Presos arrancam vaso sanitário e fogem pelo esgoto de presídio do RN.

(Foto: Ricardo Araújo/G1)

Sete presos fugiram do Presídio Rogério Coutinho Madruga neste domingo. Três foram recapturados pela Força Nacional.

Sete presos fugiram do Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, na madrugada deste domingo (27). A unidade fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. De acordo com a direção da unidade, os presos arrancaram o vaso sanitário de uma das celas e fugiram pelo esgoto. Três presos foram recapturados pela Força Nacional.

O diretor do presídio, Thiago Jefferson, explicou que, após arrancar o vaso sanitário de uma das celas, os presos saíram pela galeria de esgoto até a fossa que fica próxima ao muro da unidade prisional. De lá, eles cavaram um túnel e tiveram acesso à área externa do presídio.

A fuga foi percebida por volta das 5h deste domingo (27). A Força Nacional fez buscas na região e conseguiu recapturar três presos. Os fugitivos são Manoel Marcos de Melo Brito, Barnabé Jhones Medeiros, Cleidson Lopes da Silva e Gilson Galdino do Nascimento Leite.                        Do G1 RN

Macimina Baracho

sábado, 26 de março de 2016

Musa do Camaleão será apresentada neste domingo.


A torcida da Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU) terá mais um motivo para comparecer em grande número neste domingo (27), no estádio Edgarzão. No intervalo do jogo entre ASSU x Potiguar, acontecerá a apresentação da Musa do Camaleão. A Musa do Camaleão foi escolhida entre as indicações e inscrições realizadas nas redes sociais através de fotos. Foram feitas algumas inscrições e selecionada as duas que mais se encaixavam no perfil pretendido. Elas participaram de uma entrevista para a escolha de quem representaria o Camaleão do Vale na competição estadual.


Informações chegadas ao Rabiscos do Samuel Junior são que a “musa é linda, pura simpatia, adora distribuir sorrisos e o melhor: ama o Camaleão!!!” Confira algumas medidas da musa: altura: 1,7m; busto: 86cm; cintura: 67cm; quadril, 102cm, e coxa, 62cm. Ela tem 21 anos de idade, a parte do seu corpo que mais gosta é a cintura, malhar é um dos seus hobbys, as cores preferidas são rosa e verde, gosta de música sertaneja e é solteira! Na quinta-feira (24), a musa participou de um ensaio fotográfico. As fotos oficias serão divulgadas na segunda-feira (28) nas redes oficiais do Camaleão.

 Pois é! Em uma partida que deverá proporcionar grande emoções, a torcida do Camaleão ainda terá a oportunidade de conhecer a sua musa. Sendo assim, amanhã terá grande possibilidade do Edgarzão receber um grande público!
                   Macimina Baracho

Doação de sangue: A sua doação pode salvar sua vida!


Não importa o seu tipo sanguíneo, o mais importante é a doação, com certeza em uma emergência o seu sangue servirá, Sangue é vida. Então doe um pouco de sua vida. Doar sangue é um ato de amor.

O tipo sanguíneo mais raro no Brasil e no Mundo

Calcula-se que o sangue mais raro do mundo que é o O-, pode ser transfundido para todos os tipos sanguíneos somente 9% da humanidade possui. Em caso de emergência esse tipo sanguíneo é o que salva. Por isso todas as pessoas com esse tipo deveria doar esse tipo de sangue.

Confira abaixo como estão divididos os tipos sanguíneos entre a população:

Grupo A +      35%
Grupo O +      37%
Grupo B +         9%
Grupo O –         7%
Grupo A –         6%
Grupo AB+        3%
Grupo B –          2%
Grupo AB –       1%

O sangue tipo O-  serve também para a fabricação de vacina que são aplicadas em mulheres grávidas evitando assim que seus bebês nasçam com a doença chamada doença de Rhesus, que é a incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê.

                   Macimina Baracho

No FLA-FLU de Domingo e agora antes do início do jogo de Brasil 2X2 Uruguai, torcedores gritam "Fora PT".


E além de palavras chulas contra a presidente Dilma Rousseff, os torcedores ecoaram o tradicional “fora PT”.




Macimina Baracho 

Melhores Momentos do jogo: Brasil 2X2 Uruguai


Com uma grande atuação do meio-campo para frente, principalmente no primeiro tempo, mas falhas importantes na defesa, a Seleção brasileira empatou com o Uruguai em 2 a 2 nesta sexta-feira na Arena Pernambuco, em jogo válido pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.


"Suarez destaca rebeldia e caráter do Uruguai para empatar".

Brasil sente que perdeu controle ao sofrer 1º gol do Uruguai.

Neymar leva amarelo e desfalca Seleção contra o Paraguai.



Cavani comemora seu gol contra o Brasil pelas Eliminatórias da Copa de 2018.

O empate em casa, na cidade de São Lourenço da Mata, na Grande Recife, pode ser explicado na palavra da moda no futebol: "equilíbrio". O setor ofensivo foi bem e marcou dois gols na etapa inicial, com Douglas Costa e Renato Augusto, mas a retaguarda de uma forma geral e em particular David Luiz falharam duas vezes, permitindo que Cavani e Luis Suárez deixassem tudo igual.

Num jogo que pareceu fácil no começo, a equipe pentacampeã mundial somou apenas um ponto e foi a oito, na terceira posição da classificatória por superar Paraguai e Argentina no saldo de gols. O Uruguai é vice-líder, com dez, a três do líder Equador.

As duas equipes voltarão a campo na próxima terça-feira. O Brasil terá a dura missão de ir a Assunção encarar os paraguaios, enquanto a 'Celeste' enfrentará o Peru em Montevidéu.

A Seleção brasileira teve apenas um desfalque entre os considerados titulares, o meia Elias, que se recupera de uma lesão no músculo reto do abdômen. Quem ficou com a vaga foi Fernandinho. A outra modificação em relação à última partida da equipe, a vitória sobre o Peru por 3 a 0 em novembro, foi o retorno de David Luiz, que cumpriu suspensão.

Pelo Uruguai, o jogo marcou o retorno de Suárez a jogos oficiais da seleção uruguaia após quase dois anos. Ele estava fora desde a vitória sobre a Itália pela fase de grupos da Copa de 2014, em que mordeu o zagueiro adversário Giorgio Chiellini. Com isso, recebeu suspensão e foi desfalque durante a Copa América e as quatro primeiras partidas pelas Eliminatórias.

Por outro lado, Óscar Tabárez não pôde contar com o lateral-direito Maxi Pereira, suspenso, nem com a dupla de ataque titular, formada por Diego Godín e José Giménez. Sebastián Coates e Mauricio Victorino, ex-jogador de Cruzeiro e Palmeiras, foram os substitutos.

Além deles, no meio também, entraram Matías Vecino e Cristian Rodríguez, ex-Grêmio, nas vagas de Matias Corujo e Nicolás Lodeiro, que tem passagem por Botafogo e Corinthians.

                Macimina Baracho

Mulher é morta asfixiada na Grande Natal; ex-companheiro é suspeito.

 (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma mulher foi morta asfixiada na noite desta sexta-feira (25) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com a polícia, um homem pulou o muro da casa onde estava Síntia Nadia de Souza Silva, de 25 anos, rendeu a vítima e cometeu o crime.  O ex-companheiro de Síntia é o principal suspeito.

De acordo com a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa, o crime aconteceu por volta das 21h e o suspeito agiu de forma premeditada. O corpo de Síntia foi encontrado despido na sala da casa. O criminoso usou um fio de tv a cabo para asfixiar a vítima.

Vizinhos da vítima relataram à polícia que ouviram gritos de socorro. Informações colhidas no local apontam que o ex-companheiro de Síntia não aceitava o fim do relacionamento. O suspeito não foi preso.

              Macimina Baracho


Homem é preso após furtar botijão e balança de creche em João Câmara-RN


Policiais do Comando de Policiamento do Interior (CPI), por meio da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), prenderam em flagrante na quarta-feira (23), em João Câmara-RN, um indivíduo, após arrombamento a uma creche do município.

O indivíduo já é reincidente e no momento da prisão encontrava-se com um botijão de gás e uma balança. O infrator confessou o crime e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para devida autuação, ficando à disposição da Justiça.

                   Macimina Baracho 

Bandidos fazem Padres, funcionários e fiéis de reféns durante assalto em Igreja


Padres e funcionários ficaram reféns durante um assalto ocorrido na manhã desta quinta-feira (24) na Igreja São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia, em Mossoró. Cerca de quatro criminosos invadiram a Casa Paroquial e anunciaram o assalto.

As vítimas relataram que estavam em uma reunião entre padres e funcionários, quando os criminosos, armados, começaram a fazer as ameaças caso a Polícia fosse chamada. Foram levados notebooks, celulares, uma moto de um funcionário e uma quantia em dinheiro.

Após o roubo, os criminosos fugiram e até o momento não foram identificados ou capturados. O caso foi registrado através de Boletim de Ocorrência (BO), na Delegacia de Plantão e será investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos.

                           Macimina Baracho

Inscrições para 'I Mostra de Filmes Potiguares' seguem até segunda (28)

Mostra faz parte do I Fórum Audiovisual do RN que será realizado em abril. Evento é gratuito e deve contar com profissionais de todo o estado.
As inscrições para a I Mostra Anchieta Fernandes de Filmes Potiguares, promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte – ABDeC/RN, podem ser feitas até a próxima segunda-deira (28). A Mostra faz parte da programação do I Fórum Audiovisual do Rio Grande do Norte, que acontece dias 2 e 3 de abril. O evento tem como objetivo reunir realizadores, produtores e demais profissionais do audiovisual do estado e dar visibilidade às produções potiguares.

Nesta primeira edição, será homenageado o jornalista, poeta e pesquisador cinematográfico Anchieta Fernandes. Nascido em Caraúbas, foi um dos provocadores da geração do poema processo e autor do livro “Ecran Natalense”.

Para participar, os interessados podem inscrever filmes de curta metragem, com temática e gêneros livres, com duração de até 20 minutos. O material também deve ter sido finalizado a partir de 2013. No total serão destinados na mostra 45 minutos para filmes de Natal e Região Metropolitana e 45 minutos de filmes para as produções dos demais municípios potiguares. Ao todo serão exibidos 1h30 de programação audiovisual produzida no RN. Os realizadores devem se inscrever atravésda internet.

                           Macimina Baracho

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...