sexta-feira, 29 de abril de 2016

FÓRUM ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS E GESTORES DO ESPORTE.


Hoje, 29 de abril de 2016, o nosso Coordenador de Esportes participou juntamente com a Secretária de Educação - Irani Cunha do Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, que foi realizado na cidade do Natal.

Tema: "O papel do Desporto Escolar no Fortalecimento da Escola Pública e da Cultura de Paz".
Foi um ótimo Fórum, com excelentes palestrantes, e com certeza muito aprendizado.
Edenilson Almeida (Coordenador de Esportes).
Macimina Baracho

ACONTECEU HOJE NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA, A SEGUNDA ETAPA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2016.


A Secretaria de Educação realizou hoje (29), através do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2016. Além de possibilitar troca de conhecimento entre coordenadores, supervisores pedagógicos e professores, o encontro prever ações que serão desenvolvidas dentro do planejamento bimestral. 

O estudo aconteceu na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva e teve como público alvo todos os professores do Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Educação Infantil.


Macimina Baracho

terça-feira, 26 de abril de 2016

Milena, a mulher do ministro! Ela não é recatada, tem opiniões fortes e esbanja sensualidade.


Ao contrário de Marcela Temer que é bela, recatada e do lar, a mulher do ministro do Turismo Alessandro Teixeira, a baiana Milena Santos, em absolutamente nada segue o referido perfil. 

Para início de conversa: ela já saiu em capa de revista masculina, participou de novelas globais como Malhação e foi Miss Bumbum de Miami em 2013. A ex-candidata a vereadora de Salvador, que teve 3.506 votos em 2012 e ficou conhecida como a Musa do Esporte, esbanja sensualidade nas redes sociais e tem opiniões firmes quando o assunto é política.

Macimina Baracho

domingo, 24 de abril de 2016

Vitória, invencibilidade e vaga na final:



Com gols de Andrezinho e Riascos, Gigante da Colina se mantém na luta pelo bi do Campeonato Carioca. Não perde para o Rubro-Netro há nove jogos.

A superioridade do Vasco no jogo foi tão grande quanto a registrada na história recente do confronto com o Flamengo. Na tarde deste domingo, na Arena da Amazônia, ao vencer por 2 a 0, gols de Andrezinho e Riascos, o Cruz-Maltino garantiu vaga à final do Campeonato Carioca. Mais: pode ser bicampeão, o que não acontece desde 1992 e 1993, e aumentou para nove jogos a invencibilidade contra o rival.

Macimina Baracho

sábado, 23 de abril de 2016

Audax elimina Corinthians nos pênaltis.



Em jogo alucinante, Audax elimina Corinthians nos pênaltis e vai à final do Paulistão.

Time de Osasco chega a estar duas vezes à frente do placar, com golaços de fora da área, mas Timão busca o empate com André. Nos penais, Fagner e Rodriguinho erram, e equipe de Tite é eliminada.

Macimina Baracho

Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril.


Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Dica de Leitura:

A CABANA [Reflexão]
A filha mais nova de Mackenzie foi raptada durante as férias  e há evidências de que ela foi brutalmente assasinada e abandonada em uma cabana,quatro anos mais tarde ele recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de deus o convidando a passar um fim de semana na cabana, o que ele encontrará la mudará sua vida para sempre, o livro invoca a pergunta : Se deus é tão poderoso e cheio de amor, por quê ele não faz nada pra amenizar o sofrimento do mundo ? As respostas transformaram você e mackenzie.

Macimina Baracho



Todos os gramados das Séries A e B terão 105m x 68m e traves de alumínio.


Depois de investir R$ 2,2 milhões em padronização, CBF vai fazer visitas surpresa para checar se medidas estão sendo preservadas pelos administradores dos estádios.

O trabalho começou em agosto do ano passado - com o diagnóstico - e foi concluído em março deste ano. Alguns foram reduzidos drasticamente, como Ilha do Retiro e Serra Dourada, que tinham 110m x 75m. Além de padronizar o tamanho do campo, a CBF bancou mudanças como a instalação de traves de alumínio em todos os estádios, já que alguns ainda usavam as velhas traves de ferro.


Macimina Baracho

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Para Que Serve o Bolso Pequeno Da Calça?


Certamente, você já se perguntou para que serve aquele pequeno bolso em sua bermuda ou calça jeans, no caso se você pensou que fosse para colocar moedas esta muito errado, confira para que serve esse pequeno bolso.

De acordo com a empresa que inventou o quinto bolso tinha a finalidade guardar relógios de bolso de antigamente sendo usado em várias calças até hoje em dia em calças com quatro bolsos são adicionados mais um que é um pequeno bolso.

Macimina Baracho

Acari sai da lista de municípios em colapso no abastecimento d'água.


Atualmente 14 cidades estão em colapso de abastecimento no RN. Acari estava em situação de colapso desde setembro de 2015.

Mais uma cidade do Rio Grande do Norte saiu da situação de colapso no abastecimento de água. Desta vez foi o município de Acari, na região Seridó do Estado, distante 215 km de Natal. 

Com uma população de cerca de 11 mil habitantes, Acari é abastecida pelo Açude Gargalheiras, que tomou água com as últimas chuvas na região e atingiu o nível de 3% da sua capacidade de armazenamento. Acari estava em situação de colapso no abastecimento desde setembro de 2015.

Macimina Baracho

Espetáculo circense gratuito será apresentado em praias de Salvador.


Montagem será encenada aos domingos, sempre às 19h. Praias de Itapuã, Ribeira e Jardim dos Namorados recebem evento.

O espetáculo com linguagem circense "Mágico Mar" será encenado a partir do domingo (24) em praias de Salvador. A primeira apresentação será na praia de Itapuã, ao lado da Colônia de Pescadores. A montagem segue nos dias 30, 1º e 8 de maio, na Barra, Ribeira e no Jardim dos Namorados, respectivamente. O evento será sempre às 19h e aberto ao público.

Com o tema da preservação dos mares e dos cuidados com o meio ambiente, o espetáculo é voltado para pessoas de todas as idades.  As apresentações têm roteiro de Joice Aglae e atuação de Fernando Lopes e Simone de Araújo.

A iniciativa surgiu do arte-educador, ator e mágico Fernando Lopes, que idealizou um projeto que mistura ainda técnicas de mágica e uma exposição fotográfica assinada por Darcílio Gajé.

Também integra o projeto a exibição do documentário sobre o lixo que chega ao mar e afeta a vida dos pescadores, que conta com roteiro e direção de Gastão Netto.

Macimina Baracho

Descobrimento do Brasil ou chegada ao Brasil?


Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. 

Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses. 

Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus. 

A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. 

A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. 

A esquadra de Cabral contou com aproximadamente 1400 homens. Eram marinheiros (maioria), técnicos em navegação, escrivão, cozinheiros, padre, ajudantes entre outros.

Macimina Baracho

Ciclovia Tim Maia desaba no Rio matando duas pessoas.


Folha de SP.Uol

A ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio, desabou no fim da manhã de quinta (21) provocando a morte de ao menos duas pessoas. Os corpos foram localizados no mar e uma das vítimas foi identificada como Eduardo Marinho de Albuquerque, 54, que estaria correndo na ciclovia no momento do acidente. Os bombeiros retomaram as buscas nesta sexta (22).

Macimina Baracho

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Henrique Alves se nega a soprar o bafômetro e tem carteira retida em blitz da Lei Seca.



Ex-ministro foi pego em barreira policial montada na madrugada de hoje na avenida Roberto Freire.

O ex-ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) teve sua carteira nacional de habilitação detida após se recusar a fazer o teste do bafômetro na madruga desta quinta-feira (21), durante uma blitz na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal.

Macimina Baracho

Cerimônia de acendimento da chama olímpica.


A atriz grega Katerina Lehou, desempenhando o papel da Grande Sacerdotisa, da Grécia antiga, acende tocha usando raios do sol refletidos em um espelho parabólico durante a cerimônia de acendimento da chama olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizada em Olímpia.

Macimina Baracho

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Barcelona atropela o La Coruña por 8 X 0!


O Barcelona precisava vencer o La Coruña nesta quarta-feira por dois motivos: espantar a crise após vários tropeços, polêmicas e eliminação da Liga dos Campeões, e seguir na liderança do Campeonato Espanhol. 

Crise? Os comandados de Luis Enrique não tiveram dó nem piedade do adversário e fizeram 8 a 0. Destaque para Luis Suárez, que marcou quatro gols e deu três assistências. Messi e Neymar também estufaram a rede. 

Com a goleada, o Barça soma 79 pontos e segue na liderança da liga nacional. O Deportivo, com 38, é apenas o 14º na tabela. 

Macimina Baracho

terça-feira, 19 de abril de 2016

Aneel aprova alta na conta de luz de clientes do Rio Grande do Norte Aumento nas tarifas começa a valer na sexta-feira (22).


Reajuste médio é de 7,73%; maior reajuste é para clientes residenciais. Aneel aprova aumento médio de 7,73% para tarifa da Cosern, no RN.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (19) o aumento das tarifas de energia no Rio Grande do Norte. De acordo com o divulgado pela Aneel, o rejuste médio no estado será de 7,73%.

Macimina Baracho

PRF reforça fiscalização em rodovias federais do RN durante feriado Operação 'Tiradentes' começa nesta quarta-feira (20).



Fiscalizações com radares e etilômetros serão reforçadas até domingo (24).

PRF vai aumentar o número de agentes em ações de fiscalização nas estradas federais do RN (Foto: Divulgação/ PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (20) a operação 'Tiradentes', que vai reforçar a fiscalização nas rodovias federais do Rio Grande do Norte durante o feriado desta quinta-feira (21) e do final de semana. A operação segue até a meia-noite deste domingo (24).

Segundo informações da PRF, todas as BRs que cruzam o Rio Grande do Norte receberão reforço policial durante a operação, além de fiscalizações com radares e etilômetros. Ainda de acordo com a polícia, ações de segurança de trânsito também já estão sendo tomadas.

Macimina Baracho

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Super Star Banda Plutão Já Foi Planeta lidera o ranking, com 90% dos votos.


Plutão Já foi Planeta lidera a disputa com 90% dos votos do público, e já é recordista da temporada do Super Star.

Imprensa internacional destaca aprovação de impeachment no Brasil.


Diversos veículos de outros países destacaram a aprovação da Câmara à abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.


O jornal britânico "The Guardian" foi o primeiro a dar o resultado, imediatamente após o voto que definiu a abertura do processo. “Congresso vota para impedir a presidente Dilma Rousseff” foi a chamada, seguida por outra matéria que explica o que acontece a seguir no Brasil.


Os argentinos "Clarin" e "La Nacion" deram grande destaque ao assunto. O "Clarin" colocou o assunto em sua manchete e chegou, inclusive, a transmitir ao vivo a votação, com streaming da TV Câmara. Após a definição, sua manchete ressaltou a expressiva votação a favor do impeachment.


No "La Nacion", a chamada diz que “Dilma Rousseff perdeu a batalha para os deputados e o processo político se encaminha ao Senado”.


O jornal espanhol "El País" destacou em sua home page que "O Congresso brasileiro aprova o início da destituição de Rousseff".


A versão online da revista alemã "Der Spiegel" deu destaque ao assunto, sob a chamada "Parlamento aprova processo de impeachment contra Rouseff".


O "New York Times" anunciou que "Líder brasileira é impedida por ampla margem pelo Congresso", explicando em seguida que o processo segue agora para o Senado.


Também nos EUA, o "Wall Street Journal" publicou que a "Câmara votou pelo impedimento da presidente Rousseff".



Já o "Washington Post" ressaltou que a presidente do Brasil perdeu uma "votação crucial" pelo impeachment.


A CNN, além de exibir matérias sobre a votação e o resultado ao longo da sessão, também publicou o resultado em seu site, com o título "Brasil: Congresso vota para impedir Rousseff".

Macimina Baracho

18 de abril dia Nacional do Livro Infantil: "Um país se faz com homens e livros"



Monteiro Lobato Foi, sem duvida, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações. 

Quem não conhece a Emilia, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens antológicos que viviam no "Sítio de Pica-pau Amarelo" e invadiram a imaginação das crianças.

Seu desejo de "fazer livros onde as crianças possam morar" foi realizado, e, seus personagens ficaram íntimos de quase todos os brasileiros que sabem ler. Seus livros foram lidos na infância, mas suas histórias moram na memória de todos nós. 

Macimina Baracho

A Câmara dos Deputados aprovou o prosseguimento do Processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff.



Por 367 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou às 23h47 deste domingo (17) a autorização para ter prosseguimento no Senado doprocesso de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Houve sete abstenções e somente dois ausentes dentre os 513 deputados. A sessão durou 9 horas e 47 minutos; a votação, seis horas e dois minutos.

Às 23h08, pouco mais de 40 minutos antes do fim da sessão, o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), completou os 342 necessários para a autorização do processo. Deputados pró-impeachment comemoraram intensamente no plenário; deputados contrários ao impeachment apontaram injustiça contra a presidente. Veja abaixo o vídeo do voto do Deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).


O impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) está dividindo opiniões país afora.



Os argumentos se acumulam lado a lado, contra e a favor do atual governo e do eventual impedimento da chefe do Executivo.

Aqueles que discordam do processo costumam dizer que se está diante de um verdadeiro golpe de Estado, de uma deposição ilegal da presidente, travestida de processo legítimo de impeachment. 

Já os que são favoráveis ao afastamento de Dilma Rousseff não enxergam golpe algum no que seria um legítimo e constitucionalmente previsto processo de impeachment da presidente.

Claro que quem defende seu mandato coloca argumentos, diz que não existem provas. Isso é direito de defesa. Em um golpe, não há direito de defesa. As pedaladas fiscais caracterizam crime de responsabilidade, isso está colocado na Lei de Responsabilidade Fiscal, ninguém pode gastar mais do que tem.

Se há uso inadequado, uso leviano de recursos públicos, se gastou mais do que tinha, fez empréstimos disfarçados com empresas financeiras estatais para cobrir rombos, isso configura crime de responsabilidade.

Macimina Baracho

RN sedia Fórum Nacional Eólico e Solarinvest.


O Rio Grande do Norte conta com 97 parques eólicos em operação, 20 em construção e outros 60 contratados, ou seja, 29% do total de parques eólicos no país estão localizados em solos potiguares. 

Neste contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebe o Fórum Nacional Eólico (Carta dos Ventos) e o Solarinvest nesta segunda (18) e terça-feira (19). A abertura oficial será às 14h30 na Escola de Governo, Centro Administrativo, localizado na Zona Sul deNatal.

Macimina Baracho

domingo, 17 de abril de 2016

Professor atravessa rio a nado há 20 anos para dar aulas.


 Um homem de 40 anos, professor, atravessa diariamente a nado um rio na Índia para poder dar aulas numa localidade vizinha, mas mal servida de transportes. O ritual repete-se há 20 anos.

Abdul Mallik começou a dar aulas em 1992 em Malappuram, no estado de Kerala, no sul da Índia. A escola em que foi colocado ficava numa localidade a 12 quilómetros, separada por um rio. No início da carreira, o professor primário recorria ao serviço de autocarros, mas este revelou-se sempre pouco eficaz.

Ele concluiu que de sua casa ao rio demorava dez minutos a pé. Depois, era atravessar o rio e mais um quilómetro a pé a andar até à sua escola. E acabou mesmo por colocar este plano em prática.


Macimina Baracho

sábado, 16 de abril de 2016

Acidente com artista do circo do Fuxiquinho em Jucurutu-RN.



Na estreia do circo Fuxiquinho na cidade de Jucurutu, interior do RN, um artista sofre um grave acidente, caindo de uma altura considerável e sendo levado as pressas para o hospital da cidade.

Confira no vídeo abaixo o registro do momento do acidente.


Pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff.


Em seu pronunciamento, a Presidenta Dilma Rousseff acaba atacando o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Veja o vídeo:


Macimina Baracho

Deputado dispara fogo de artifício dentro da Câmara dos Deputados.


Na sessão da Câmara durante essa madrugada de sexta para sábado,  a performance mais elaborada foi executada  pelo deputado Wladimir Costa (SD-PA).  Envolvido em uma bandeira do Pará, entre um gole e outro de açaí, Costa atacou Lula e Dilma, e usou um canhão de papel picado colorido como grand finale. 

Não foram poucos os integrantes da mesa diretora que, distraídos, se assustaram com o estampido do artefato.

Veja o vídeo:



Macimina Baracho


Placar do Impeachment atualizado.


Diariamente muda as intenções declaradas de voto dos deputados federais no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação na Câmara está prevista para ocorrer neste domingo.

Macimina Baracho

sexta-feira, 15 de abril de 2016

EMPARN registrou boas chuvas em 66 postos pluviométricos monitorados diariamente em todas as regiões do Estado.


A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou boas chuvas em 66 postos pluviométricos monitorados diariamente em todas as regiões do Estado. O último monitoramento divulgado vale da manhã de quinta-feira (14) até a manhã desta sexta-feira (15).

Na região Oeste, foram registradas chuvas em Assu, com 63,2 milímetros (mm); Grossos, 42,7mm; São Miguel, 28,5mm; Ipanguaçu, 24,5mm; Doutor Severiano, 22,0mm; Campo Grande, 21,9mm; Jucurutu, 20,8mm; Alto do Rodrigues (Diba/Baixo Assu), 17,0mm; Tenente Ananias, 16,0mm; Campo Grande, 15,5mm e ainda, em Luís Gomes, Baraúna, Carnaubais, Encanto, Major Sales, Messias Targino, Gov. Dix-sept Rosado, Paraná, Pilões, São Rafael, entre outros municípios.

Na mesorregião Central, choveu em Parelhas, 30,0mm; Acari, 26,5mm; Jardim de Angicos, 9,0mm; São Fernando e São João do Sabugi, com 8,0mm em cada; Cruzeta, 7,6mm; Angicos, 7,0mm; Caicó (Açude Mundo Novo-EMPARN), 6,0mm; e ainda em Ouro Branco, Tenente Laurentino, Bodó, São Vicente e São José do Seridó. Na mesorregião Agreste, choveu em Bento Fernandes, 25,0mm; Monte das Gameleiras, 15,0mm; Ielmo Marinho, 10,5mm; Vera Cruz, 10,0mm; Passa e Fica, 6,2mm; e ainda em Santo Antonio, Serrinha, São Pedro e Boa Saúde.

Na mesorregião Leste, choveu 36,4 milímetros em Nísia Floresta; 25mm em Baía Formosa (Destilaria Vale Verde); em Senador Georgino Avelino, 23,2mm; Montanhas, 9,9mm e ainda em Canguaretama(Base Física da EMPARN), Parnamirim e Natal. Para o fim de semana está mantida a previsão de céu parcialmente nublado a claro em todo o Rio Grande do Norte, com a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Emparn

Macimina Baracho

Seis homens armados assaltam loja de eletrônicos em Natal Pelo menos 80 aparelhos de celular foram roubados.


Um loja de móveis e eletrônicos foi assaltada na tarde desta sexta-feira (15) no Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal. Seis homens armados invadiram o estabelecimento comercial que fica na Avenida Prudente de Moraes e roubaram pelo menos 80 celulares, segundo a gerência do local.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que os seis homens entraram na loja armados, dois ficaram no salão se passando por clientes enquanto outros quatro foram para o depósito. 

Eles roubaram os celulares novos e fugiram em seguida. A polícia fez diligências na região, mas ninguém foi preso.

Macimina Baracho

Afinal Doutor! O que eu tenho é resfriado, gripe ou uma "virose"?


Apesar de serem doenças distintas, gripe e resfriado são freqüentemente confundidos. Além disso, o termo "virose" também é comumente empregado pelos médicos, o que pode confundir ainda mais os pacientes, que podem reagir com descrédito (desnecessário) diante deste diagnóstico.

O resfriado pode ser provocado por diferentes vírus respiratórios (rinovírus, adenovírus, parainfluenza e até mesmo o vírus influenza, entre outros) e se caracteriza por apresentar, predominantemente, sintomas de vias aéreas superiores, como coriza, obstrução nasal, prurido nasal, dor de garganta, conjuntivite, podendo ocorrer tosse. Os pacientes apresentam pouca ou nenhuma febre ou comprometimento do estado geral.

A gripe é provocada exclusivamente pelo vírus influenza e, além de apresentar os sintomas de vias aéreas superiores (nariz, garganta) e inferiores (bronquios e pulmões) em maior intensidade que o resfriado, caracteriza-se por maior comprometimento do estado geral e febre.

"Virose é qualquer infecção causada por vírus". Ou seja, este termo engloba a gripe, os resfriados e outras infecções virais. As infecções agudas das vias aéreas são causadas por vírus de vários tipos ou por bactérias. 

Frequentemente, descobrir qual é o vírus que está causando os sintomas não é tarefa simples, e os exames para este fim são demorados e caros. Além disso, as infecções causadas por vírus são tratadas de forma semelhante, independente de qual vírus seja. 

Por este motivo, após descartarem que a infecção seja causada por bactérias, os médicos costumam utilizar o termo virose, sendo isto suficiente para orientar o tratamento sintomático adequado e com segurança.

Ocasionalmente, ocorrem surtos de viroses específicas como a dengue ou gripe H1N1 ("suína"). Se o médico suspeitar dessas viroses, poderá solicitar pesquisa sorológica sanguínea, devido sua maior gravidade e maior chance de complicações ao longo da doença.

                  Macimina Baracho

Veja as diferenças entre sintomas da dengue, zika e chikungunya Apesar de terem suas semelhanças, as doenças causadas pelo Aedes aegypti têm diferentes gravidades.


Transmitidas pelo Aedes aegypti, as doenças dengue, zika vírus chikungunya têm sintomas que muitas vezes causam confusão por conta de suas similaridades. Veja abaixo como elas se diferenciam: 

Dengue
O grupo de vírus (sorotipo 1, 2, 3 e 4), que circula no País há tempos e deixa vítimas todos os anos, é considerado o mais perigoso dos três. A infecção causa febre alta, dores no corpo, dores atrás dos olhos e a tão temida queda de plaquetas, que pode causar hemorragias sérias.

Chikungunya
Em dialeto da Tanzânia, chikungunya significa "dobrar-se de dor". Pelo nome já é possível imaginar o tamanho da dor articular que o vírus provoca nas pessoas infectadas. Apesar de ser uma doença autolimitada, que dura entre sete e 10 dias, em alguns casos a dor nas juntas permanece por meses.

Zika vírus
À primeira vista os sintomas mais são os leves das três doenças, é o que mais está sendo estudado atualmente, por causa da associação com a microcefalia em bebês.

Raio-X do zika vírus: Perigos, sintomas e consequências graves da doença

Apesar de a febre ser mais baixa, das dores no corpo serem menos intensas e de até 80% das pessoas que contraem o vírus não apresentarem sintomas, levantou-se a possibilidade do zika aumentar a incidência da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que costuma aparecer 15 dias depois da infecção pelo vírus, causa fraqueza muscular e pode até levar à morte. 

           Macimina Baracho

Palmeiras goleia em casa, mas derrota do Nacional elimina o Verdão.


Apesar do triunfo, Verdão ficou a um ponto de conquistar uma vaga nas oitavas da Libertadores. Clube precisava de uma vitória do Nacional, que jogou no Uruguai, para avançar no torneio.

O Palmeiras fez a parte dele na última rodada da Taça Libertadores da América. Na arena, o Verdão pressionou e goleou o River Plate, do Uruguai, por 4 a 0. O problema é que o time de Cuca entrou em campo não dependendo das próprias forças. 

No Uruguai, os argentinos do Rosario Central, que disputavam com os palmeirenses a última vaga do Grupo 2 da competição continental, venceram por 2 a 0 o já classificado Nacional, em Montevidéu, e eliminaram o Verdão.

Macimina Baracho

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Luiz Almir (PR) chamou professores de bestas e os mandou continuar a 'latir'.


A sessão dicutia o corte do ponto dos professores da rede municipal de ensino que estavam em greve. Momentos antes da discussão, o vereador questionava se os professores se desculpariam com os pais das crianças que estão sem aulas. 

Após a indagação, é possível ouvir um ruído no vídeo. Logo após, o vereador chama os professores de "bestas" e diz que eles "podem continuar a latir". Ainda de acordo com Luiz Almir, ele foi xingado por um pequeno grupo que estava presente e em resposta usou o que classifica como "força de expressão".

Contudo cuidado, população. Não engula tudo que essa turma sindicalizada diz. Os sindicatos utilizam os professores pra fazer política partidária pró-esquerda. Certamente os professores merecem respeito e valorização. Que o respeito comece pelo sindicato que os utilizam politicamente.

Macimina Baracho

Poder da web permitiu liberação da pílula do câncer, diz dono da patente.


O doutor em biotecnologia Marcos Vinicius de Almeida, membro da equipe da USP de São Carlos que criou a fosfoetanolamina sintética, se diz feliz pela liberação da substância, conseguida graças ao "poder da internet". Mas se mostra preocupado com a condução das pesquisas e com a fiscalização da produção. 

A presidente Dilma sancionou a leique permite a comercialização e uso da "pílula do câncer" mesmo sem registro da Anvisa, apesar de estudos científicos não terem apontado nenhuma eficácia da fosfoetanolamina no tratamento do câncer. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).

Macimina Baracho

Começou a votação da Musa do Futebol Potiguar 2016!


COMEÇOU A VOTAÇÃO DA MUSA DO FUTEBOL POTIGUAR 2016!  VOTE EM PATRICIA MAYRA MUSA DO ASSU. A VOTAÇÃO VAI ATÉ DIA 02/05. PARA VOTAR É FÁCIL ENTRE NO SITE: http://fnf.org.br/musa E VOTE NA MUSA DO CAMALEÃO E CONFIRME LÁ EM BAIXO NO NOME VOTAR. VC PODE VOTAR VÁRIAS VEZES.


 Representar o ABC é a concretização de um sonho! Aprendi que o amor que sinto pelo Mais Querido é bem maior do que as palavras podem expressar.
                          (  ) ABC


O Alecrim me proporcionou inúmeras alegrias e conquistas. Agradeço ao clube por permitir que eu possa viver esse momento novamente, de representar um clube guerreiro, forte e apaixonado!

  (  ) Alecrim


Meu coração é vermelho! Eu sou América e tenho orgulho de ser. Sou Mecão com muito amor e tenho imenso orgulho e alegria em poder representar o América!

              (   ) América de Natal


Sou a musa do Assu, o Camaleão do Vale! Represento as cores e a beleza do clube. Conheço desde cedo a paixão da torcida Assuense!

                          ( 0 ) Assu


Representar o Baraúnas é sinônimo de orgulho e amor! O Leão do Oeste, o time guerreiro e de uma torcida apaixonada!

                     (   ) Baraúnas


O meu amor pelo Globo vai além das quatro linhas! Visto vermelho, amarelo e preto entoando nosso hino com alegria e muito amor pela Águia de Ceará-Mirim!

                        (   ) Globo


Representar o Palmeira é motivo de muito orgulho! Farei de tudo para representar com muito carinho esse alviverde tão querido e que já conquistou o coração de muita gente, inclusive o meu!

                     (   ) Palmeira


Orgulho e amor imenso em representar o Maior do Interior! Meu coração vibra nas cores do Time Macho. Avante sempre meu Potiguar!

                       (   ) Potiguar

                        VOTAR

Entre já  no site acima e vote!

Macimina Baracho


ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...