terça-feira, 27 de setembro de 2016

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário começa hoje e a programação está repleta de atrações - ALTO DO RODRIGUES


A atração maior é a própria festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, mas a programação completa está recheada de atrações. Os fiéis, devotos e paroquianos refletirão no tema: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia e Esperança nossa! A festa começa com uma procissão motorizada, saindo da comunidade do Diba, as 18h e após a missa de abertura em frente à Matriz. Na programação destaque para a quermesse, caminhada penitencial, II Rosário Bike, II Rosário Fashion Day, bonecas de Nossa senhora, Noite dos anos 60 e muito mais.
Por Altonoticias

domingo, 25 de setembro de 2016

Que virada! Que resultado! Uma vitória conquistada na raça, com muito coração


Desculpe o transtorno, mas precisamos falar do Flamengo. Que virada! Que resultado! Uma vitória conquistada na raça, com muito coração, luta e dedicação dos nossos jogadores e comissão técnica. Nos últimos minutos, sem nunca desistir. O Mengão fez 2 a 1 no Cruzeiro, gols de Guerrero e Mancuello, chegou aos 53 pontos e segue a um do líder Palmeiras. Na semana que vem, o Mais Querido joga no Morumbi contra o São Paulo. Antes do compromisso de sábado, mais uma vez em Cariacica, o Flamengo enfrenta o Palestino pela Copa Sul-Americana.

Palmeiras vence o Coxa e segue líder


Falta na ponta direita da entrada da área. Dudu e Egídio na bola. O capitão rola para o lateral, que encontra Moisés livre na meia-lua. Rápido, o camisa 28 enxerga a movimentação na área e toca a bola para Róger Guedes na direita da área. O garoto cruza rasteiro e Mina faz o segundo gol do Palmeiras. Com essa bela jogada de time que quer ser o campeão, o Verdão bateu o Coritiba, neste sábado, por 2 a 1, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e segue tranquilo na liderança. Iago descontou.

Depois de 45 minutos mornos, os mais de 30 mil presentes precisaram esperar menos de um minuto de bola rolando para ver um chute a gol. Na sequência, bola cabeceada na trave. Em seguida, mais uma chance de cabeça. Enfim, gol. Dudu suspenso e Palmeiras ganhando. Tudo isso aconteceu em um intervalo de cinco minutos, suficientes para construir a vitória ao Verdão no Allianz Parque. Mais agressivo e vibrante, o time que subiu dos vestiários soube como amassar o Coritiba na defesa.


 

Barão e Cris Cyborg lutam no UFC em Brasília e não decepcionam


A luta começou com os dois acertando jabs ao mesmo tempo um no outro. Barão tomava mais a iniciativa da luta, e Nover lutava no contra-ataque. Em uma investida do brasileiro, o americano acertou um upper curto de direita e derrubou Barão, que se levantou rapidamente. A luta prosseguiu com os dois se movimentando no centro do octógono, e Barão buscando entrar e sair em velocidade do raio de ação do rival. O americano manteve a postura de atenção e revide até o intervalo.
A luta passou a ser disputada na curta distância, e após alguns golpes, Barão tentou travar Nover na grade, sem sucesso. A 30s do fim, o brasileiro buscou mais uma queda, derrubando Nover e mantendo-o no chão até o fim.


Pelo sonho de fazer uma luta principal na maior organização de MMA do mundo, Cris Cyborg voltou a enfrentar uma atleta desconhecida do grande público e precisou passar por processo sacrificante de corte de peso. A semana foi intensa, recheada de dúvidas sobre se ela conseguiria alcançar a marca de 64kg, já que a companhia não tem a sua divisão de origem, que é a dos penas (até 66kg). Neste sábado, uma imagem ainda pareceu mostrar que ela não atingiu. Nada que abalasse o fenômeno que é esta lutadora. Contra Lina Lansberg, ela voltou a não tomar conhecimento de sua adversária, assumiu a responsabilidade de carregar nas costas o UFC Brasília e não decepcionou.


sábado, 24 de setembro de 2016

Hora de corrigir seus professores! Cabral estava atrás de tempero, a feijoada foi inventada por escravos e Portugal só nos prejudicou?


No mês da Independência do Brasil, convidamos você a virar a página do que pensava saber sobre a história do país. Prepare-se para enxergar dom Pedro I, Tiradentes, Lampião e outros personagens de um jeito que nunca imaginou antes.

 1. Cabral descobriu o Brasil por acidente

VOCÊ APRENDEU QUE: O português Pedro Álvares Cabral usou os conhecimentos de navegação da época para procurar as Índias usando um caminho alternativo em linha reta pelo oceano Atlântico. Sem querer, chegou ao Brasil e nem percebeu o erro – por isso os habitantes daquela terra foram chamados de “índios”

MAS NA VERDADE: Os mapas portugueses indicavam que havia terras a serem exploradas a oeste, e elas não tinham nada a ver com as Índias. A notícia da chegada de Américo Vespúcio ao Caribe, em 1498, tinha circulado rápido. Portanto, quando chegou a Porto Seguro, Cabral sabia bem a importância da descoberta.

2. A feijoada foi inventada pelos escravos.

Você aprendeu na escola: Na casa grande, comia-se do bom e do melhor, o que incluía os mais suculentos pedaços da carne de porco. Os restos do animal eram aproveitados pelos escravos nas senzalas. Eles misturaram partes menos nobres (como rabo, nariz e orelha) com feijão e criaram assim um prato improvisado, que hoje é a cara do Brasil.

Mas na verdade: A feijoada é uma invenção europeia. Os ensopados, aliás, são uma tradição na Europa. Os franceses comem o cassoulet, e os ingleses, um feito de carne e batata. Os portugueses simplesmente incorporaram feijão a um prato já tradicional, de carne com legumes. A versão que dá autoria aos escravos não procede – até porque, em casas menores, eles comiam na mesma mesa que seus senhores.

3. Portugal só sugou as riquezas do Brasil.

VOCÊ APRENDEU QUE: Entre 1500 e 1821, enquanto dominou o território brasileiro, Portugal extraiu todas as riquezas locais – e, de quebra, nas primeiras décadas, só mandou para cá bandidos renegados. Depois de retirar o pau-brasil, explorou o solo do Nordeste até a exaustão com a cana-de-açúcar. No século 18, acabou com o ouro da região das Minas Gerais.

MAS NA VERDADE: Portugal também desenvolveu o país. A montagem de engenhos era acompanhada por plantações e pela criação de animais. Era um sistema usado com sucesso no Caribe e na África e funcionava bem para os padrões da época. Assim como a cana, o ouro também trouxe riquezas para o Brasil, criou um comércio ativo e ajudou a desenvolver cidades.


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Só Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias nos 3 anos do Ensino Médio


Na nova arquitetura do ensino médio, estabelecida nesta quinta-feira (22), por Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Michel Temer, apenas as disciplinas de Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias durante os três anos que compõem a etapa. As demais passam a ser optativas da metade para o fim, a depender da área de conhecimento que o aluno decidir seguir, entre cinco possibilidades: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico.

O texto da MP distribuído nesta quinta à tarde aos jornalistas, antes da cerimônia de assinatura, causou polêmica ao dispensar o ensino de Artes e Educação Física durante todo o ensino médio. No início da noite, porém, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) informou que a redação divulgada estava errada e carecia de “ajustes técnicos”. A versão final garante as 13 disciplinas exigidas atualmente por lei - até que seja definida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em meados de 2017.

A depender da escolha do “itinerário” pelo aluno, as disciplinas de Inglês, Português e Matemática terão mais ou menos profundidade na abordagem. Se o estudante escolher seguir a área de Linguagens, por exemplo, aprenderá mais sobre orações subjuntivas do que sobre trigonometria (na Matemática). Marcada para novembro, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano não sofrerá mudança.

A ideia de fazer a reforma por MP, que motivou críticas de associações e educadores, recebeu nesta quinta o aval do relator da reforma do ensino médio na Câmara, deputado Wilson Filho (PTB-PB). Para ele, a tramitação agora será acelerada. “O que nós temos, acima de tudo, é a certeza de que o ensino médio caminha no lado errado”. 

Integral: Com foco em ampliar o acesso à escola em turno integral (passando essa fase gradualmente de 800 horas/ano para 1,4 mil horas/ano), a reformulação dá prioridade à flexibilização do currículo e autonomia aos Estados para que criem as próprias políticas educacionais e programas - tudo com base nesta nova norma, considerada a maior mudança na Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) em 20 anos. A fiscalização será feita pelo MEC. 

As mudanças serão implementadas gradualmente, assegura o ministro Mendonça Filho. “A legislação abre para infinitas possibilidades, a cargo dos Estados.”

As alterações buscam desengessar o ensino médio, considerado por especialistas muito distante dos interesses dos jovens, o que contribui para as altas taxas de evasão escolar nesta etapa. O projeto de vida do aluno será a prioridade, disse Temer nesta quinta, em discurso no Palácio do Planalto. “Os jovens poderão escolher o currículo mais adaptado à vocação. Serão oferecidas opções curriculares e não mais imposições”, afirmou o presidente, garantindo novamente que “não haverá redução de verba” para a educação.

As escolas não serão obrigadas a ofertar as cinco ênfases previstas pela nova regra. Dessa forma, há a possibilidade de um aluno que quer seguir na área de Matemática ter de mudar de instituição, caso o colégio em que estuda não ofereça a modalidade. O MEC não quis comentar a hipótese de ocupações e resistência por parte de estudantes, a exemplo do que aconteceu durante a reorganização da rede de São Paulo, no ano passado.

Prazo: Também não há prazo para que todas estejam plenamente de acordo com o que preconiza o texto. O MEC, no entanto, está otimista frente à presença, na cerimônia desta quinta, de secretários de Educação de diversos Estados. “Muitos já sinalizaram implementar projeto-piloto a partir do ano que vem”, disse o ministro.
                                                                   (Via: Estadão)


Campanhas Políticas receberam R$ 16 milhões de inscritos no Bolsa Família, diz TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quinta-feira (22) que pessoas cadastradas no Bolsa Família já efetuaram doações no valor de R$ 15,97 milhões para campanhas políticas neste ano. No total, segundo o TSE, os beneficiários do programa já doaram R$ 12,2 milhões para candidatos a vereador; R$ 3,5 milhões para candidatos a prefeito; e R$ 204,4 mil para partidos.

Os números foram levantados a partir do cruzamento de dados das prestações de contas dos candidatos no TSE com o cadastro de beneficiários de programas sociais do governo federal. Os dados possibilitarão à Justiça Eleitoral investigar se os doadores tinham real capacidade financeira para realizar as doações.

Pela lei, as doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais limitam-se a 10% da renda declarada pelo cidadão no ano anterior. “Tudo indica que está havendo fraude. Ou a pessoa não deveria estar recebendo, ou estaria ocorrendo o fenômeno do 'caça CPF', de usar o CPF de alguém inocente”, explicou o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

O ministro esclareceu que uma hipótese aventada pelo TSE é a possibilidade de que o dinheiro já estivesse disponível e de que CPFs tenham sido usados como forma de ocultar a origem do recurso. “Às vezes a pessoa nunca necessitou do Bolsa Família e declarou renda menor e, outras vezes, estão usando CPFs dessas pessoas para fazer as doações”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.


Segundo o TSE, cerca de 16 mil pessoas cadastradas no programa realizaram as doações para a campanha deste ano. Entre os casos identificados pelo TSE está um em que o beneficiário doou valores que chegaram a R$ 67 mil.
                                                                                   Blog: O Povo com a Notícia

Filhos podem ter nomes de dois pais na carteira de identidade


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22) que uma pessoa pode ter os nomes de dois pais em seus documentos de identificação. 

A corte finalizou um julgamento iniciado nesta quarta (21). Na ocasião, os ministros estabeleceram que um pai biológico é obrigado a arcar com as despesas de um filho mesmo que ele tenha sido educado e registrado por outro homem. 

Embora a votação já tivesse sido encerrada, o plenário ainda não havia definido a chamada tese do julgamento, ou seja, um texto que resume a decisão do tribunal. 

Agora, conforme o entendimento do Supremo, "a paternidade sócio afetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios". 

Nas últimas duas sessões, o STF se debruçou sobre o caso de uma mulher de Santa Catarina, hoje com 33 anos. Ela descobriu que não era filha do marido de sua mãe e, aos 16 anos, conheceu o pai biológico. 

Depois de fazer exames de DNA que comprovaram a filiação, entrou com uma ação para pleitear pensão e herança do seu verdadeiro pai. Pediu ainda para retificar seus documento de identificação e incluir o nome dele. O Judiciário acolheu a reclamação da mulher. 

O pai biológico recorreu da decisão ao Supremo, sob justificativa de que não deveria arcar com as necessidades de uma filha que só conheceu quando ela era adolescente. Também argumentou que as obrigações cabiam ao pai sócio afetivo, nesse caso, o marido da mãe dela, que a registrou. 

Por 8 votos a 2, o tribunal rejeitou o recurso e deu ganho de causa à filha. 

Nesta quinta, o relator da ação, ministro Luiz Fux, afirmou que o entendimento do Judiciário precisa caminhar na mesma velocidade das modificações sociais. 

"Nós resolvemos aqui que é possível uma pessoa registrada em nome do pai sócio afetivo, depois, promover também o registro do pai biológico. Não se podem aprisionar filhos a modelos legais. Os modelos legais é que têm de se adaptar à realidade", considera o relator. 

Para Fux, a decisão cabe exclusivamente ao filho. Segundo o ministro, pode-se adotar no registro o nome do pai socioafetivo, o do biológico ou de ambos. 

Ele lembrou ainda que, em algumas situações, a dupla filiação já era possível, como no caso de filhos registrados por casais homossexuais. (Via: Folhapress)


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

No período eleitoral, candidato vira santo, faz promessa todo dia.


O político bota a cara em todo canto: Canto do Roçado, Tabatinga, Carcará, Estreito, Ponciana, Gajé, Buraco Dágua, Vila do Rato, Listrada, Floresta, Barrocas, Canafístula, Favela, Guarita, Cú do Touro, hospital, tapera, escola, curral, Velório, igreja...

O político promete o céu e o chão, jura descaradamente, mas muda radicalmente quando acaba a eleição! A teta é bem saborosa, por isso, quem quer deixar? O salário é uma fortuna em tempos de crise somente para o povo. 

E a função é poderosa, se acham os donos da verdade. Quando acaba a eleição! O pobre eleitor coitado na minha concepção é o maior culpado. 

Mas o político de fato encanta e ilude o povão quando acaba a eleição! Mau político tem prazer de enganar quando promete, pois sabe que o povo vai esquecer antes da próxima eleição.

Nunca houve punição, não há lei que diga não. Quem paga a promessa é o povo e o peste vai rir de novo quando acaba a eleição! 

Pobre do povo enganado, vende o voto e perde a calma, paga caro ter votado. Os projetos dos políticos ficam só na cartilha: nem saúde, educação, nem infra-estruturação, nem água, esgoto ou transporte, segurança só na sorte quanto acaba a eleição! 

O que se vê todo o dia é a briga pelo poder quem mais tem mais faz pra ter e haja dinheiro e folia. Ser honesto é coisa rara, falta vergonha na cara, quando acaba a eleição! 

Mas o povo ainda insiste em botar na grade o ladrão de saquear a nação, mas é que não tem presídio para tanto político ladrão.

Macimina Baracho

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Academia de Taekwondo Hwarang Phoenix de Alto do Rodrigues.


Academia de Taekwondo Hwarang Phoenix de Alto do Rodrigues. Treinos todas às quartas e sextas às 19:00 horas na Escola Luiz Moreira da Silva. Professor João Batista.

Conhecendo um pouco da história do Taekwondo.


Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

Chegada ao Brasil

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.


Proteção

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.


Graus de aperfeiçoamento

Assim como em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Competições

Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

Regras principais

Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.


Curiosidade

O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em maio de 2015, na cidade de Chelyabinsk (Rússia). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 4 de ouro e 1 de bronze. O próximo campeonato acontecerá em 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul).

A maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.

Taekwondo nas Olimpíadas do Rio 2016

Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.

O brasileiro Maicon Siqueira conquistou medalha de bronze na categoria acima de 80 kg.

                    Macimina Baracho

domingo, 18 de setembro de 2016

Amistoso: Moreirinha X Palmeirinhas (16/09/2016)

   
         
                               Amistoso
                                  Sub 9
             Moreirinha 1 X 10 Palmeirinhas

             



                                Sub10/11
              Moreirinha 4 X 5 Palmeirinhas





Agradecemos ao nosso amigo Ivanaldo pelo amistoso neste sábado, (17/09). Os nossos alunos tiveram a oportunidade de jogar no ginásio de esporte vestindo as cores da nossa escola. A derrota faz parte de quem disputa algo e a certeza de que precisamos melhorar de maneira coletiva, pois juntos somos mais forte. Os gols do Moreirinha foram marcados por Felipe de falta no 1º jogo. E no 2º jogo: 2 de Kayke, 1 de Biel e 1 de Vitinho.

Projeto "Escola vai ao Circo" promovido pelo Circo do Palhaço Chameguinho


Nesta sexta-feira (16/09), a Escola Municipal Luiz Moreira participou do projeto "Escola vai ao Circo" promovido pelo Circo do Palhaço Chameguinho, pela manhã e pela tarde.


Dia: 16/09/2016 (pela manhã: das 9h30 às 10h30 e à tarde: das 15h às 16h)

Local: Largo do Clube, Alto do Rodrigues-RN

Investimento por criança: 2 reais


O espetáculo foi muito bom, e mesmo sendo uma sessão que, segundo os próprios artistas do circo, é mais curta do que a sessão em horário nobre, foi praticamente uma hora de espetáculo, com números de malabarismos, palhaços, taco chinês, brincadeiras com os alunos, além do sucesso do palhaço Chameguinho, Remendo, do homem aranha, e do cachorrinho Zé Pequeno.


A Escola Municipal Luiz Moreira agradece ao Circo do Palhaço Chameguinho por ter proporcionado aos nossos alunos a oportunidade de saírem um pouco da rotina cotidiana da escola e poderem participar de um momento que fica na memória da grande maioria.


Mais fotos, no link abaixo:
Facebook da Escola Luiz Moreira

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Montagner morreu por asfixia mecânica por afogamento, diz IML de Sergipe


Ator foi arrastado por correnteza no Rio São Francisco e o corpo foi localizado a 18 metros de profundidade.O diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, José Aparecido Cardoso, informou por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (16) que o resultado da necropsia realizada no corpo de Domingos Montagner apontou que o ator morreu por afogamento.

“Nós encontramos algumas lesões superficiais e a causa da morte foi constatada por afogamento”, afirmou. O corpo foi encontrado a 18 metros de profundidade e a 320 metros da prainha de Canindé do São Francisco, onde ele foi visto pela última vez


Segundo o diretor do IML, será emitida uma declaração de óbito atestando asfixia mecânica por afogamento. O IML aguarda o comparecimento de alguém da família ou algum responsável para fazer a liberação do corpo. Por regra só é possível fazer esse procedimento com grau de parentesco de pai, mãe, filho, esposa, irmão ou por uma pessoa que tenha procuração assinada por alguns desses parentes.

Domingos Montagner, o Santo de "Velho Chico", da TV Globo, morreu nesta quinta (15) após ser arrastado pela correnteza do Rio São Francisco.

Ele gravou cenas da novela na parte da manhã. Após o término da gravação, o ator almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio. Durante o mergulho, não voltou à superfície. Camila Pitanga, que estava no local, avisou à produção, que iniciou imediatamente a procura pelo ator.


A atriz descreveu o acidente para a polícia. Segundo ela, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois, ela notou que havia muita correnteza e avisou Domingos. Eles nadaram de volta para a pedra, Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator. Mas a correnteza o arrastou.

 Joelma Gonçalves e Tássio Andrade Do G1 SE

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Camila Pitanga 'gritava com as mãos na cabeça' de desespero por Montagner


Ator gostava de nadar no São Francisco para "purificar a alma"; testemunha achou que era cena de novela.

A atriz Camila Pitanga, par romântico de Domingos Montagner na novela "Velho Chico", estava com o ator quando ele mergulhou no rio São Francisco na tarde desta quinta-feira (15) e se afogou. Percebendo a demora de Domingos em voltar à superfície, ela entrou em desespero e começou a pedir por ajuda. “Ela gritava com as mãos na cabeça”, disse à Veja Josivânia Maria de Araújo Domingos, a Lalá, dona do restaurante Caçoá, localizado na prainha do rio onde os atores estavam.

A cena chegou a passar a sensação de que se tratava da novela. “Um menino veio me contar no restaurante, eu achei que fosse gravação. Mas, quando vi o movimento na área, percebi que era algo sério e fui olhar de perto", acrescenta ela, dizendo que viu Camila em uma pedra gritando desesperada.

Outra dona de restaurante da região, Gabriela Viana, contou história similar ao Jornal Extra. "A gente estava no restaurante no horário de almoço quando um cliente ouviu gritos do motorista, por socorro. A Camila estava gritando de cima de uma pedra pedindo socorro e o motorista gritando de outro lugar. Ela estava muito desesperada", diz.

Segundo Viana, era comum Montagner tomar banho de rio. "Ele resolveu tomar banho para se refrescar. Na "Cordel" (do Fogo Encantando), ele veio filmar aqui e agora. Ele gostava (de nadar). (Dizia) que era para purificar a alma, que era muito bom", relembra.

A pedra em que Camila estava, de onde Montagner saltou, fica no meio do rio. Segundo Viana, houve certa demora para chegar até ela. Alguns foram pelo rio e um barco também foi até o ponto, onde começaram as buscas por parte dos próprios pescadores da região.

Já Lalá explica que a região tem muitos afogamentos porque o rio tem uma correnteza forte na área. Ela elogia Montagner, segundo ele um "dos melhores" do elenco de "Velho Chico". “Ele é super-simpático, brincava com a gente e vinha trazer o prato no balcão depois de comer. Era dos melhores”, diz. “Tem atores mesmo que… meu Deus do céu", relatou.

O escrivão da delegacia de Canindé do São Francisco, Fabiano Miranda, também contou ao Extra que foram ouvidas três pessoas. "Camila estava em estado de choque e deu depoimento rápido", contou ele.
                                 Jornal Extra

Inter TV Cabugi vai mostrar neste sábado (17), as belezas de Alto do Rodrigues-RN


No sábado a Inter TV Cabugi vai mostrar uma reportagem gravada pela produção do programa Rota Intertv, explorando tudo o que há de melhor no município de Alto do Rodrigues.


O programa será exibido a partir das 14h e o Rio Grande do Norte terá a oportunidade de conhecer o pouco sobre a cultura, esporte, culinária, costumes entre outras coisas que serão mostrada neste sábado. Vale a pena conferir.


Panorama do Alto


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Desfile Cívico - Escola de Educação Infantil Domingos Pereira


Alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Domingos Pereira em Alto Alegre - Alto do Rodrigues-RN, se reuniram na terça-feira (06/09) para realizar 0 desfile Cívico de 7 de setembro, em comemoração a Semana da Pátria. Neste ano, a comemoração para os pequeninos ocorreu na rua  da própria escola.


Segundo a professora Heloísa dos Santos Ferreira, o desfile foi realizado pela primeira vez com os pequeninos e tem como objetivo despertar nos alunos desde cedo o senso de respeito e amor pela nossa pátria, além de aproximar a comunidade e a escola.  Ela destaca que cada turma trabalhou junto com a supervisão para apresentar o desfile, o qual também contou com a participação da Banda Marcial mais jovem do Brasil formada por alunos de 3 e 4 anos da própria escola. Viva a nossa pátria! Viva!





Macimina Baracho




terça-feira, 13 de setembro de 2016

Por que o leite sobe ao ferver?


Quem costuma ferver o leite antes de tomá-lo sabe que qualquer descuido pode resultar em leite esparramado por todo o fogão.
O "transbordamento" acontece, porque, além de água, o leite é composto por substâncias como proteínas, gordura, açúcar (lactose) e sais minerais. Quando aquecidas, essas moléculas se comportam de uma maneira que dificulta a liberação dos vapores de água.

Funciona assim: quando atingem o ponto de ebulição, por volta dos 100ºC, as moléculas de água passam do estado líquido para o gasoso. No estado gasoso, elas são menos densas (mais leves) e, por isso, "sobem" em forma de bolhas. Quando chegam à superfície, as bolhas estouram e liberam o vapor de água no ar.

No caso do leite, a liberação do vapor de água é mais difícil, porque as outras substâncias reagem de forma diferente.
O calor provoca a desnaturação (deformação) das proteínas do leite, como a lactoalbumina. As moléculas se tornam mais densas e, junto com a gordura, formam uma película em sua superfície conhecida como "nata".
Ao evaporar, as bolhas que chegam à superfície não conseguem romper a camada formada pelas proteínas e gordura.
Então, dado o volume da mistura aumentar à medida que mais vapor é produzido no fundo da panela, as bolhas começam a "empurrar" para cima a película, até transbordar.
Quando desligamos o fogo ou retiramos o recipiente da chama, o processo cessa imediatamente, já que as proteínas voltam a se dissolver e o processo de ebulição da água também é reduzido.
Uma dica para evitar que o leite transborde é mexer o líquido de vez em quando durante a fervura. Assim, você dificulta a formação da nata e ajuda a liberação do vapor de água.
                                                                                                      Noticias Uol

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A beterraba é ótima para o sangue e, por consequência, para a pele.


Ela desintoxica fígado e vesícula biliar.

É rica nas vitaminas A e C e em minerais como ferro, cálcio, enxofre e potássio.

Ainda contém ácido fólico e ácido pantotênico.

A beterraba também fortalece o coração e as glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, derrame, obesidade e tumores em geral.

É composta pelo pigmento vermelho betacianina, que elimina toxinas do corpo. Como a beterraba é um alimento de baixa caloria, torna-se ideal para dietas.

Para você ter ideia, 100 gramas de beterraba fornecem apenas 43 calorias.

As consequências positivas por consumir esta raiz são inúmeras.

Conheça algumas:

- Rejuvenesce e revitaliza, graças ao estímulo da troca de substâncias no corpo.

- Protege o sistema cardiovascular.

- Reduz os níveis de colesterol no sangue.

- Melhora a função hepática e facilita a expulsão de toxinas.

- Fortalece a pele, o cabelo e as unhas.

- Neutraliza o excesso de ácido do estômago.

- Ajudar a combater prisão de ventre.

- Melhorar o humor


Ainda não acabou.

Pesquisadores descobriram que o suco da beterraba reduz a pressão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico.

Aqui está uma sugestão suco de beterraba:


- 1 beterraba cortada em fatia para facilitar a trituração

- 1 maçã cortada em fatia pelo mesmo motivo

- 200 mL de suco de laranja

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Coe e sirva imediatamente.

Você pode consumir esse suco todos os dias, meia hora antes do café da manhã.

À noite, você pode preparar de novo e tomar mais uma dose de reforço.

E ainda mais uma sobre a beterraba: estudos mostraram que ela ajuda contra o câncer – tudo graças à betaína, um antioxidante com propriedades anticancerígenas, que ataca o tecido tumoral.

A cor vermelha da beterraba, se você não sabe, é devido à presença da betaína, que também ajuda a prevenir doenças do coração. beterraba é ótima para o sangue e, por consequência, para a pele.

Ela desintoxica fígado e vesícula biliar.

É rica nas vitaminas A e C e em minerais como ferro, cálcio, enxofre e potássio.

Ainda contém ácido fólico e ácido pantotênico.

A beterraba também fortalece o coração e as glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, derrame, obesidade e tumores em geral.

É composta pelo pigmento vermelho betacianina, que elimina toxinas do corpo.

Como a beterraba é um alimento de baixa caloria, torna-se ideal para dietas.

Para você ter ideia, 100 gramas de beterraba fornecem apenas 43 calorias.

As consequências positivas por consumir esta raiz são inúmeras.

Conheça algumas:

- Rejuvenesce e revitaliza, graças ao estímulo da troca de substâncias no corpo.

- Protege o sistema cardiovascular.

- Reduz os níveis de colesterol no sangue.

- Melhora a função hepática e facilita a expulsão de toxinas.

- Fortalece a pele, o cabelo e as unhas.

- Neutraliza o excesso de ácido do estômago.

- Ajudar a combater prisão de ventre.

- Melhorar o humor


Ainda não acabou.

Pesquisadores descobriram que o suco da beterraba reduz a pressão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico.

Aqui está uma sugestão suco de beterraba:

- 1 beterraba cortada em fatia para facilitar a trituração

- 1 maçã cortada em fatia pelo mesmo motivo

- 200 mL de suco de laranja

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Coe e sirva imediatamente.

Você pode consumir esse suco todos os dias, meia hora antes do café da manhã.

À noite, você pode preparar de novo e tomar mais uma dose de reforço.

E ainda mais uma sobre a beterraba: estudos mostraram que ela ajuda contra o câncer – tudo graças à betaína, um antioxidante com propriedades anticancerígenas, que ataca o tecido tumoral.

A cor vermelha da beterraba, se você não sabe, é devido à presença da betaína, que também ajuda a prevenir doenças do coração.
                         Cura pela natureza.

domingo, 11 de setembro de 2016

Ivanaldo de Souza: A importância do trabalho voluntário de um homem de bom coração.


A oportunidade de trabalhar com o futsal de maneira voluntária iniciou-se desde 1996 e o principal objetivo deste projeto pessoal é transformar o tempo ocioso dos garotos e tirá-los das ruas para praticar futsal. O grande orgulho do professor Ivanaldo de Souza é ter a certeza que nenhuma das crianças que participam de seu projeto se envolva no mundo das drogas.


Assim como Ivanaldo, existem "poucas" pessoas que procuram dedicar suas vidas para apoiar, incentivar e acima de tudo ensinar que os sonhos podem sim serem realizados com muita determinação e força de vontade.


O Futsal é uma maneira saudável para a criança aproveitar seu tempo livre. Através do esporte, preparamos a criança para a vida adulta, formando pessoas determinadas a vencer, com boa auto-estima e valores morais referencias.


Os primeiros passos foi dado há exatamente 20 anos pelo desportista Ivanaldo conhecido por todos em Alto do Rodrigues-RN como professor da escolinha Palmeirinha de Futsal. De maneira voluntária, incentiva as crianças a participarem da pratica esportiva.


Existem pessoas em Alto do Rodrigues que tem virtude para trabalhar no esporte, mas não conseguem ir além, como esse cidadão Ivanaldo. Segundo Isaac Newton: "Virtude sem caridade não passa de nome."


Vendo e acompanhando o trabalho desse desportista, entendemos como é ser voluntário... É algo extraordinário, quando se há continuidade então, é algo muito dignificante, não há um ser humano em sã consciência que não respeite o trabalho voluntário, afinal, por vezes vemos bombeiros, médicos, dentistas e treinadores esportivos voluntários.


Todo indivíduo que desenvolve atividades voluntárias precisa buscar satisfação, seja em guiar, ajudar ou até mesmo em auxiliar o próximo, deve estar de mente e coração limpos, pois trata-se de um trabalho que pode ser realmente "Trabalhoso" e por vezes duro.


O reconhecimento nem sempre faz parte deste pacote, pois as críticas destrutivas costumam ser mais corriqueiras que as construtivas.


Vejo um campeão, não de medalhas ou troféus, mas em dignidade e respeito com as nossas crianças. De acordo com Khalil Gibran: "Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor."


Percebo no trabalho do incansável Ivanaldo, a satisfação coletiva e o reconhecimento esportivo das crianças, adolescentes e adultos que participam de seu projeto de vida, pois sei que a sua dedicação é a mesma por vários anos.


O Palmeirinhas de Ivanaldo e o seu trabalho voluntário muitas vezes não trazem títulos, medalhas e troféus, mas ajuda a  transformar e formar belos cidadãos que com certeza serão os responsáveis por neutralizar e reverter todo este panorama detestável que convivemos em nossa nação!


O projeto Palmeirinha de Ivanaldo tem contribuído de maneira significante para que nossas crianças cresçam como agentes transformadores, os grandes heróis! Disciplinados e alguns até mesmo "Bons de bola."


Nota do blog A Brisa do Vale: "há anos, venho acompanhando o trabalho belíssimo desse desportista que muitos criticam por não ter talvez a  dedicação e o respeito com o próximo que esse cidadão tem. Se você não sabia meu garoto, mas agora vai ficar sabendo, eu sou fã número 1 do seu trabalho." Endrison dos Santos.



                  Por: Macimina Baracho


ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...