segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Vem aí! 10º Natal Solidário 2016.


Nesta terça 15/11, O professor Werton Martins estará promovendo seu projeto de Natal, onde em parceria com o Brother Nilton Leonez, vai promover o 10º Natal Solidário. Espera-se a participação de todos os seus alunos e amigos com a doação de 1 (um) Kg de alimento para que sejam montadas cestas básicas para ajudar a quem precisa.

O evento será realizado neste feriado de 15 de novembro a partir das 07 horas, no Ginásio de esportes Ivanildo Bezerra, além das doações serão desenvolvidas uma competição de futsal entre várias categorias para proporcionar um dia inesquecível para os envolvidos na campanha, em especial as crianças.

Quem deseja colaborar com doações de alimentos, elas podem ser deixadas no Ginásio de Esportes Ivanildo Bezerra durante todo o dia.

“O MELHOR ENFEITE DE NATAL É UM BELO SORRISO E ISSO PODE SE TORNAR POSSÍVEL, COM UM SIMPLES GESTO DE SOLIDARIEDADE”

"AJude a quem precisa, pois o amanhã é muito incerto...".

O QUE PARECE PEQUENO PARA VOCÊ, É UM GRANDE GESTO PARA NÓS, COLABORE.

Macimina Baracho

domingo, 13 de novembro de 2016

Felipe Massa terminou seu último GP do Brasil na Fórmula 1 em lágrimas.


 

Felipe Massa terminou seu último GP do Brasil na Fórmula 1 em lágrimas. Não pela batida a 13 voltas do fim, mas sim pela emoção de ter encerrado um importante capítulo de sua vida. Assim que deixou sua Williams na subida da reta de Interlagos, o piloto de 36 anos acenou para o público, pegou uma bandeira do Brasil e colocou nas costas. Em lágrimas, caminhou em direção ao pitlane. Muito querido pelo mundo da F1, Massa foi recebido com aplausos pelos mecânicos. Lá recebeu o carinho da esposa Raffaela e do filho Felipinho.
- Não esperava. É uma emoção difícil de explicar. É um momento único, especial. Peço desculpas pelo resultado, não era o que eu queria. Eu gostaria de ter acabado a corrida. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e sem vergonha nenhuma. Agradeço pelo carinho, do fundo do coração - disse.



UFC 205: A fera está solta! Corre que ele vai te pegar...


McGregor passeia diante de Alvarez e faz história ao faturar segundo cinturão
A Fera está solta! Conor McGregor vai te pegar. Torcer de coração ou secar fervorosamente. Mas a realidade é que o irlandês fez o que ninguém jamais fez. Podem questionar os privilégios, o fato de outros não terem conseguido a mesma oportunidade, mas o Notório tratou de aproveitar a que teve e se tornou o primeiro atleta da história do Ultimate a possuir dois cinturões de duas categorias diferentes ao mesmo tempo.

Gentileza gera gentileza: 13 de novembro Dia Mundial da Gentileza


Será que somente hoje domingo, dia 13 de novembro, uma data recheada de superstições e que se comemora o DIA MUNDIAL DA GENTILEZA é que devemos praticar respeito e boas maneiras?

Que bom motivo para rever nossas atitudes e incorporar ainda mais a prática da civilidade, da cortesia, da educação e das regras de Etiqueta.

Esse assunto tem sido muito abordado por todos os veículos de comunicação, graças a Deus! Quem sabe acontece uma conscientização em massa e assim poderemos vislumbrar um mundo melhor, onde a convivência entre as pessoas torna-se mais harmoniosa e fácil.

Ser gentil é tarefa das melhores, com a prática consegue-se obter resultados impressionantes! Não custa tentar:

- Ser gentil no trânsito, experimente praticar a paciência e a tolerância;
- Ser gentil nas filas. Compreensão e respeito fazem toda a diferença;
- Ceder lugar aos mais velhos e às mulheres. Por onde anda o cavalheirismo?
- Cumprimentar as pessoas com um sorriso. Custa?
- Por favor, com licença, obrigado. Lembram-se dos sábios ensinamentos da sua mãe?
- Elogio sincero é uma grande gentileza. Quem não gosta?
- Um rápido telefonema de atenção no aniversário deixa qualquer um feliz. E então?

Preocupar-se com o bem-estar dos outros é sinal de boa educação e muito respeito. Aproveite o “gancho” e descubra como é bom dar e receber gentilezas. Pois, tudo o que vai, também volta e isso é um bom começo para mudar a sua vida!




sábado, 12 de novembro de 2016

Vem aí a ANA 2016!


ANA
A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

Objetivos:

·        Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;

·        Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;

·        Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Participação:

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma a mostra.
Características:
 
A avaliação utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada anualmente. 

Aplicação:
 
A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação. 

Cronograma:

ALTO DO RODRIGUES: 
•EM Luiz Moreira: 16 e 17/11;
•EM Ma. Correia: 16 e 17/11;
•EM Manoel Venâncio Filho: 18 e 21/11;
•EM Félix Antonio: 18 e 21/11;
•EM Mons. Walfredo Gurgel: 22 e 23/11.


12 de novembro: Dia do Diretor Escolar


O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Como tal, deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda, e nem sempre aparente, na formação dos alunos.
Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e colaboradores) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em suas escolas e instituições.
Neste dia, nós queremos externar nossos agradecimentos e parabenizá-los por sua excelente atuação, auxiliando na educação integral (alma, corpo e mente) de milhares de crianças e jovens do mundo todo, contribuindo, assim, para a construção de um mundo bem melhor.




sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Blog A Brisa do Vale: A notícia chegando até você.

     Olá, meu nome é Endrison dos Santos, mas pode me chamar de Endrinho. Tenho 37 anos e moro em Alto do Rodrigues-RN. Amo minha família, minha mãe, meus irmãos, minha esposa, meus filhos, minha netinha, Adoro o meu blog, adoro esportes, meu trabalho, minhas queridas amigas e colegas, teatro, circo etc. Aqui postarei sobre diversos assuntos e espero que vocês gostem do blog “A Brisa do Vale”. O nome do Blog é uma homenagem ao melhor palhaço que já vi em um picadeiro, "O Palhaço Para-brisa" e também ao meu querido Vale do Açu.
   A maioria dos artigos e postagens é de autoria de “Macimina Baracho” pseudônimo criado pro mim para homenagear a minha avó paterna e a família Baracho da minha mãe. 
     Acesse o nosso blog, isso mesmo, ele a partir de hoje também será o seu blog nº 1. Divulgue nosso link:blog A Brisa do Vale

     Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!                       (Antoine de Saint-Exupéry). 



Com 112 metros, Árvore de Mirassol é acesa em Natal


A tradicional Árvore de Mirassol, localizada na Zona Sul de Natal, foi acesa oficialmente nesta quinta-feira (10) por volta das 19h. Dezenas de pessoas acompanharam o acender das luzes que encantam os natalenses neste período do ano. A capital potiguar também terá outras duas árvores natalinas localizadas na Zona Norte.
A estrutura da árvore tem 112 metros de altura e a decoração contempla a simbologia dos Reis Magos. A casa do Papai Noel também foi 'inaugurada' e ficará aberta às sextas, sábados e domingos das 18h às 22h.
Na Zona Norte, duas outras árvores de 30 metros estão sendo edificadas. Uma no entorno do Ginásio Nélio Dias, já em fase final, e outra no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros.


No RN, 24 mil beneficiários recebem Bolsa Família irregularmente


O Ministério Público Federal (MPF) vem expedindo recomendações a todas as prefeituras do RN para que realizem visitas domiciliares a 24.607 beneficiários do programa Bolsa Família, suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo Governo Federal para recebimento do benefício. Essa ação é fruto do Projeto Raio-X Bolsa Família, atuação coordenada pelas Câmaras Criminais e de Combate à Corrupção do MPF de todo o país.
Os suspeitos incluem empresários (9.452), servidores públicos de famílias com até quatro pessoas (15.233), falecidos (167), beneficiários que doaram para as campanhas valores acima dos próprios benefícios (129) e servidores públicos que doaram para campanhas eleitorais (179). Eles receberam, de 2013 até maio de 2016, um total de R$ 88,5 milhões em benefícios. No Rio Grande do Norte, esses 24 mil suspeitos representam 4,68% do total de beneficiários (525.987).
Os municípios potiguares que apresentaram maior percentual de perfis suspeitos entre os beneficiários foram Guamaré (13,44%), São Bento do Norte (12,11%), Francisco Dantas (11,77%), Jandaíra (10,35%) e Taboleiro Grande (9,21%). Já aqueles com menor percentual de suspeitos são José da Penha (0,74%), Major Sales (0,96%) João Dias (1,20%), Cerro Corá(1,24%) e Portalegre (1,41%). Na capital, Natal, há 2.370 suspeitos, representando 2,91% do total.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

JERN's 2016: Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalves MRG de Alto do Rodrigues-RN conquista título inédito no futebol de campo juvenil


MRG conquistou, pela primeira vez, o título da etapa final do Jern's 2016, nos Jogos Escolares do Estado do Rio Grande do Norte em Goianinha (RN). A tão sonhada medalha de ouro veio na tarde desta quinta-feira (03/11). Os meninos do MRG , venceram o jogo nos pênaltis por 3 à 2 depois de empatarem no tempo normal em 0X0.


Um dos mais emocionados pela conquista era o técnico José Nilton Leonez (Brothinho). “Eu tinha um sonho e ele acabou de ser realizado”, disse o professor ao término do jogo.



Ele detalhou que não foi fácil chegar ao título, um caminho que começou há muitos anos, quando ele deu início ao trabalho de base no futebol de campo na EEMRG. “Nós começamos do zero em 2016 e depois de alguns meses de trabalho duro nós somos campeões do RN. Isso não tem preço, é muito gratificante”, ressaltou o técnico.

O capitão do time, Drinny Losa, também falou da importante conquista para o MRG de Alto do Rodrigues- RN. Segundo ele, muitos garotos do time participaram pela primeira vez do futebol de campo, já que jogavam no futsal. “No começo a gente ficou com medo da competição, pois eram times de outras cidades, do RN inteiro. Mas quando vencemos no último minuto na semifinal, começamos a acreditar que o título era possível”, disse o melhor zagueiro  da competição.

O jogo

Os  garotos do MRG entraram determinados em conquistar o título. Desde o começo da partida fizeram uma marcação muito forte, neutralizando as principais jogadas do time adversário.

Com a defesa fechada, os garotos da Escola Maria Rodrigues Gonçalves apostaram nos contra-ataques para fazer o placar. O jogo ficou nervoso, com algumas faltas feitas pelas duas equipes. O primeiro tempo terminou em 0 a 0.

Veio o segundo tempo e a tônica do jogo seguia na mesma, com MRG se defendendo muito bem e explorando os contra-ataques para fazer os gols.

Com 0 a 0 no placar as duas equipes começaram a administrar o jogo até o apito final. Nos pênaltis foram três cobranças para cada lado. O MRG converteu as três cobranças e a outra equipe desperdiçou uma cobrança. Todos os jogadores do MRG se abraçaram, emocionados, gritando “É campeão”.

Para o diretor destes alunos atletas Ronaldo Silveira:

"A Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves está orgulhosa pelo feito da conquista, em Natal, do campeonato de futebol de campo. Porque educação e esporte são aliados, e nestes terrenos ninguém perde, todos ganham. Parabéns a todos os alunos atletas e em especial a José Nilton Leonez, pois incansavelmente conduz estes meninos na busca de dias melhores. Sejam exemplo na escola como são no esporte".

Nota do blog: As vezes não se dar o verdadeiro valor aos nossos jovens, preferem buscar lá fora os talentos que temos de sobra. Nílton vc é simplesmente "O CARA".

Macimina Baracho

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Lançamento do Jornal Escolar "O MOREIRINHA"

      

O Jornal “O Moreirinha”  foi fundado em 23 de outubro de 2016 e tem como objetivo informar aos nossos alunos, professores e funcionários através da mídia impressa off-line, um resumo de tudo o que acontece mensalmente no âmbito escolar.
O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.
                                       
                          Editor-chefe: Equipe Gestora e Pedagógica da EMLMS


Rua Pendências, 26 - COHAB
Alto do Rodrigues-RN
Cel: (84) 99970-1179
E-mail: emluizmoreira@hotmail.com
Siga O Moreirinha nas redes sociais: Página da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva e no 












 









Macimina Baracho




ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...