sexta-feira, 15 de abril de 2016

Veja as diferenças entre sintomas da dengue, zika e chikungunya Apesar de terem suas semelhanças, as doenças causadas pelo Aedes aegypti têm diferentes gravidades.


Transmitidas pelo Aedes aegypti, as doenças dengue, zika vírus chikungunya têm sintomas que muitas vezes causam confusão por conta de suas similaridades. Veja abaixo como elas se diferenciam: 

Dengue
O grupo de vírus (sorotipo 1, 2, 3 e 4), que circula no País há tempos e deixa vítimas todos os anos, é considerado o mais perigoso dos três. A infecção causa febre alta, dores no corpo, dores atrás dos olhos e a tão temida queda de plaquetas, que pode causar hemorragias sérias.

Chikungunya
Em dialeto da Tanzânia, chikungunya significa "dobrar-se de dor". Pelo nome já é possível imaginar o tamanho da dor articular que o vírus provoca nas pessoas infectadas. Apesar de ser uma doença autolimitada, que dura entre sete e 10 dias, em alguns casos a dor nas juntas permanece por meses.

Zika vírus
À primeira vista os sintomas mais são os leves das três doenças, é o que mais está sendo estudado atualmente, por causa da associação com a microcefalia em bebês.

Raio-X do zika vírus: Perigos, sintomas e consequências graves da doença

Apesar de a febre ser mais baixa, das dores no corpo serem menos intensas e de até 80% das pessoas que contraem o vírus não apresentarem sintomas, levantou-se a possibilidade do zika aumentar a incidência da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que costuma aparecer 15 dias depois da infecção pelo vírus, causa fraqueza muscular e pode até levar à morte. 

           Macimina Baracho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...