sábado, 25 de março de 2017

Endrinho: Vivendo e Aprendendo



Um dia você aprende que a vida é feita de escolhas. Em algumas delas você ganha, em outras, você perde, mas em todas você aprende. Aprende que a cada escolha existe um novo caminho, novos sorrisos, novos amigos, novos amores e até mesmo novas tristezas.
Um dia você aprende que deve gostar de uma cidade que simplesmente nasceu, mas que por meio de pessoas amigas desse lugar, aprende a querer  bem  dessa terra. Aprende que os melhores brinquedos são aqueles usados e que os donos desses brinquedos já não querem mais. Aprende que a cada escolha há uma perda, e que por menor que ela seja, dói.

Aprende que com essas escolhas, podemos deixar triste a pessoa que mais queremos feliz. Aprende que a cada caminho seguido, coisas ficam para trás, só nunca sabemos que coisas são essas. Aprende que o desejo de possuir ou ter sua primeira bicicleta pode durar  dezesseis anos e se contentar com um velocípede velho com roda emprovisada de volante de carro. 

Aprende que um balde de tinta na cabeça de uma criança  pode ser perigoso. Aprende que sua primeira professora não é tão velha assim hoje. Aprende que a namorada de infância era tão linda  como as princesas de conto de fadas. Aprende que seu primeiro beijo pode não ser tão bom assim... E que o beijo seguinte pode ser apaixonante.

Aprende que farinha com pão pode ser sim um apetitoso café da manhã. Aprende que o filho mais novo comi um pão e o mais velho comi dois ou três pães. Aprende que mãe e pai analfabetos podem ser mais educados que alguns professores e educadores. Aprende que deixamos amigos de infância para fazer outros amigos em outro lugar. 

Aprende que banheiro de tábuas não é bom mais é necessário. Aprende que o menino aprende a ser homem e a menina a ser mulher. Aprende que o calos nas mãos provocado pela enxada com sol a pino pode ser a caneta de faculdade  no dia seguinte. Aprende que para sobreviver não basta ter só um emprego. Aprende que ao ensinar alguém hoje pode ser seu sustento de amanhã. Aprende que sua profissão ou cargo não  lhe dar poder e sim estabilidade. 

Aprende que a simplicidade e a honestidade devem andar juntas. Aprende que tudo que passei os meus filhos não precisam passar, mas que tem respeitar e valorizar o pouco que tem. Aprende que cada lágrima que cai significa o ressurgimento de um novo sorriso. E quando você aprender tudo isso, você aprende a viver e valorizar cada dia que o nosso Senhor Jesus Cristo nos dá...

                                           Endrison dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...