sábado, 20 de maio de 2017

Meio Ambiente: Jogue o lixo no lixo


Foto: Diretor Endrison 

A Estagiária Aldeiza do Curso de Pedagogia da UFRN desenvolveu um projeto sobre o meio ambiente e idealizou uma aula de Campo para o lixão da cidade de Alto do Rodrigues-RN  e também para o Rio Piranhas-Açu para observar e recolhimento de lixo nas margens do rio. 
Foto: Endrison 

O Blog A Brisa do Vale Pegou carona com o Projeto da Professora Aldeiza, que aborda o meio ambiente, mais especificamente, sobre o “LIXO”, e gostaríamos de perguntar: 

Imagem: João Vitor L Santos 

Você sabe a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário?

Não! Então Confira:

Foto: Diretor Endrison 

Lixão

Há diversas formas de tratar o lixo, a mais usada é justamente a pior: oslixões. Eles são depósitos de lixo a céu aberto, popularmente conhecidos como vazadouros, lixeiras ou lixões. Ele é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Neste local, não há sistema de tratamento de efluentes líquidos.

Foto: Professora Aldeiza 

Com o passar do tempo, o lixo atrai insetos e ratos, aumentando o risco de contaminação, principalmente para aqueles que costumam trabalhar nesses espaços.

Foto: Diretor Endrison 

Aterro controlado

Com o objetivo de amenizar os depósitos a céu aberto, foram criados os aterros controlados, uma categoria intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente, ele é uma célula próxima ao lixão, que foi remediada, ou seja, que recebeu cobertura de grama e argila

Foto: Diretor Endrison 

A nomenclatura mais adequada seria “lixão controlado”. Nesta situação, há uma contenção do lixo que, depois de lançado no depósito, é coberto por uma camada de terra. Este sistema minimiza o mau cheiro e o impacto visual, além de evitar a proliferação de insetos e animais. Porém, não há impermeabilização de base (o que evitaria que o material contamine o solo e o lençol d’água).

Foto: Diretor Endrison 

Aterro sanitário

O aterro sanitário é a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos. O diferencial dele é a responsabilidade com que se trata o lixo a ser armazenado no local. Tudo é pensado, preparado e operado de maneira racional para evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente – desde a escolha da área até a preparação do terreno, operação, determinação de vida útil e recuperação da área após o seu encerramento. Trata-se de um projeto arrojado de engenharia.

Foto: Diretor Endrison 

O aterro sanitário também prevê a cobertura diária do lixo, evitando a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.

Imagem: Diretor Endrison 

Saindo do lixão de Alto do Rodrigues-RN chegamos no Rio Piranhas-Açu, conhecido no Alto como Rio da Ponte.

Foto: Diretor Endrison 

Os alunos do 3º ano "C" da  Professora Andreza ficaram muito entusiasmado com a Estagiária Aldeiza do Curso de Pedagogia da UFRN que trabalhou na sala de aula sobre a importância do rio e de sua conservação.

Foto: Diretor Endrison 

Os rios são responsáveis por fornecerem grande parte da água consumida pela humanidade, para ser usada em necessidades básicas como cozinhar, beber, lavar, conservar alimentos e cultivar plantas.   O rio Piranhas-Açu é um curso d'água que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. Conhecido simplesmente como Piranhas na Paraíba, recebe o nome de Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Itajá, no Rio Grande do Norte.

Foto: Diretor Endrison 

O Piranhas-Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixe e Piancó na Paraíba e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade de Macau.

Foto: Diretor Endrison 

A poluição desse rio tem causado uma grande preocupação aos alunos e professores da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, no município de Alto do Rodrigues-RN. Na tentativa de sensibilizar os alunos do 3º ano "C" a Professora Estagiária Aldeiza do Curso de Pedagogia da UFRN desenvolveu uma aula de Campo para conscientizar e sensibilizar a  preservação do Rio Piranhas-Assu , que também corta o município de Alto do Rodrigues-RN.

Foto: Diretor Endrison 

                                          Macimina Baracho

Veja mais  imagens e vídeos:


















Fotos e  Vídeos: Diretor Endrison 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...