sábado, 24 de fevereiro de 2018

AEE valorizando as diferenças


Por Macimina Baracho
As Professoras Alvanir e Thathianny do atendimento educacional especializado (AEE) são importantes parceiras nesse processo de valorização das diferenças, considerando a natureza desse serviço de apoio. Apesar de atender somente aos alunos público-alvo da educação especial, a contribuição do AEE na escola é muito mais abrangente. 


As estratégias desenvolvidas para alunos com deficiência servem para o ensino-aprendizagem e a participação dos demais estudantes. Isso mostra que, priorizando a educação inclusiva, a direção escolar agrega benefícios a todos da instituição. Ou seja, a questão não é só discutir casos específicos, como se a diferença fosse um “privilégio” de somente alguns alunos. Afinal, a inclusão não tem a ver somente com pessoas com deficiência.


Vale lembrar que ela também está relacionada às diferenças étnicas, sociais, culturais, regionais e etc. Enfim, com todos que compõem o universo da escola. Em suma, valorizar as diferenças beneficia não somente aqueles que foram historicamente excluídos dos espaços de aprendizagem, mas também traz melhorias a todos nós para que, juntos e colaborativamente, superemos a expectativa da homogeneidade e acreditar que todos podem aprender e reconstruir a escola. As professoras Alvanir e Thathianny nos ensina que normal é ser diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário