quarta-feira, 27 de junho de 2018

FUNDAMENTOS TÉCNICOS COM NOSSOS GOLEIROS 


No treino de hoje, 27/06/2018 foi trabalho na primeira parte, os fundamentos técnicos dos nossos goleiros.


POSICIONAMENTO

É o fundamento básico para o goleiro, pois facilitará muito a defesa dos remates. Um bom posicionamento é importante para facilitar a defesa, pois um bom goleiro não é aquele que faz quedas espalhafatosas, mas sim aquele que realiza o menor esforço para realizar uma defesa. O posicionamento divide-se em frontal e lateral de acordo com a posição da bola.


DESLOCAMENTO

Partindo da posição básica, o goleiro desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. O deslocamento pode ser realizado de forma simples, lateral ou em saltitos na posição básica, dependendo da situação em que a ação se desenvolver.


DEFESAS

As defesas de bola são divididas em três tipos, sendo classificadas de acordo com a altura que a bola chega ao goleiro. Nas defesas, ambas as mãos devem receber a bola e, em todas as situações, o contato deve ser feito com a palma da mão, usando os dedos para comprimir a bola para que esta não escape. Após qualquer defesa, leva-se a bola junto ao corpo para maior segurança em relação ao seu controle.
Defesa Alta: Esta deve ser realizada quando a bola vai da linha do peito para cima. A bola deve ser recebida com as mãos e os braços em forma de triângulo e, após a recepção, deve ser levada junto ao peito para melhor proteção, sendo isto realizado com um dos pés atrás, para aumentar a base de equilíbrio do corpo.
Defesa Média: Nesta defesa os braços ficam flexionados junto ao corpo e as mãos posicionam-se na linha da cintura, em forma de concha, com a palma da mão voltada para cima e os dedos a apontar para baixo. Após a recepção, o goleiro deve proteger a bola junto ao abdômen e uma das pernas deve ir para trás aumentando a base de equilíbrio do corpo.
Defesa Baixa: Nesta defesa, o goleiro deve flexionar as pernas encostando um dos joelhos ao chão. O joelho que vai ao chão tem sempre como referência a posição do remate, sendo que as mãos devem receber a bola em forma de concha, com o tronco levemente flexionado e posicionado à frente da perna que realizou a flexão, com o joelho no chão. Em relação à posição dos remates, estas defesas podem ser classificadas como frontais e laterais, onde se leva em consideração a posição do joelho que vai ao solo para execução de uma defesa mais segura.


QUEDA

Este fundamento é realizado com o desequilíbrio lateral do corpo em direção à bola, proporcionado pela flexão da perna do lado da queda e a impulsão da perna contrária. O contato com o solo deve ser feito pela parte lateral da coxa flexionada e pelo tronco. O goleiro deve evitar o choque das articulações dos joelhos, quadril e cotovelos contra o solo. Para evitar que isto aconteça é importante que se siga uma seqüência de aprendizagem de queda, começando pela execução de exercícios partindo da posição de sentado, de joelhos, agachado e depois da posição em pé. Podemos considerar como queda a defesa baixa, quando realizada em queda e na posição de base, com uma perna em extensão e a outra em flexão com apoio do joelho ao solo.


REPOSIÇÃO

Podemos classificar a reposição como curta e longa. A reposição curta é feita através de um movimento de flexão das pernas, com o lançamento da bola feito através de um movimento de braços, partindo de baixo e a bola descrevendo a trajetória pelo chão, para movimentos realizados para pequenas distâncias. A reposição longa é feita através de um passe de ombros, semelhante ao do realizado no Handebol.


SAÍDAS DE BALIZA

A saída de baliza é uma situação constante e deve ser rápida e sem hesitação, tendo como objetivo tirar o espaço de remate do adversário. Para isto o goleiro deve "aumentar” o seu tamanho, utilizando os braços e pernas, para no momento adequado tentar manter a bola sob seu controle. Nas situações em que o goleiro tiver que sair da área, deve definir rapidamente a jogada, eliminando a situação de perigo ou iniciando uma situação de contra-ataque. Para isto o goleiro deve ter a consciência de que atualmente ele pode-se tornar um libero na sua equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...