sábado, 8 de setembro de 2018

Escola Municipal Luiz Moreira desfila no 7 de setembro com a Temática: Educação e Direitos Humanos como compromisso de todos.


           Por Jozilene de Menezes Ramos
                    
                 Analogia do Desfile Cívico


A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, objetivando mostrar o que vem sendo desenvolvido no âmbito escolar, desfila nas ruas e avenidas da cidade de Alto do Rodrigues, mostrando como uma das ações do Projeto: Educação e Direitos Humanos, como compromisso de todos, que está sendo desenvolvido no decorrer do 3º bimestre.


Abrindo o desfile temos na comissão de frente, alunas trazendo as iniciais da escola, logo após, uma outra aluna vem exaltando o standard como forma de homenagear essa instituição de ensino.


Dando continuidade vem a 1ª ala, com alunos fardados representando a escola e trazendo a faixa com o tema: Educação e Direitos Humanos, como compromisso de todos.


Temos a ala, que vem fazendo referência aos anos que antecederam a criação da ONU – Organização das Nações Unidas, período de atrocidades e execução de milhões de civis inocentes, onde a injustiça e a violência imperaram, trazendo consequências dolorosas e cruéis, para o povo. Apresentamos assim a 2ª ala: EM MEIO AS ATROCIDADES DAS GUERRAS.



A 3ª ala, NASCE A Esperança de Paz Mundial, representa a ONU – Organização das Nações Unidas, que se constituiu como uma instituição intergovernamental que produziu a chamada Cartas das Nações Unidas, cuja finalidade era promover a paz e segurança internacional. Os alunos  vem vestidos de brancos representando essa tão almejada paz.




A ala, apresenta o desejo das diferentes nações. A Declaração dos Direitos Humanos e os 30 artigos que a compõe, assegurando nossos direitos civis e políticos. A mesma surgiu em 24 de outubro de 1945, com o intuito de evitar que as futuras gerações chegassem ao nível de degradação que havia se instalado durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.




A 5ª ala, Nossa Lei Maior seus representantes, vem trazendo a Constituição Brasileira Promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei fundamental e suprema do Brasil,  que serve de parâmetro para validar  todas as  espécies normativas.





A 6ª ala, Assegurando Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente, vem trazendo uma representação da lei que assegura tais direitos o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.


Essa ala se desdobra em sub alas, as quais vêm representada por mães que defendem os direitos dos seus filhos que são garantidos por lei. E em uma outra sub ala, vem os filhos que se mostram conscientes que enquanto criança, sabem de seus deveres e cumprem com responsabilidade.


A 7ª ala, Sou Idoso e Tenho o Meu Valor, vem representada por pessoas da 3ª idade, enfatizando a importância e o valor de quem está vivendo essa fase tão sublime de forma a superar o preconceito, discriminação, e os desafios contemporâneos, buscando vencer os obstáculos e dificuldades no que diz respeito a saúde e o direito de ser respeitado enquanto cidadão.



E para fechar o desfile, a última ala,  SEJA QUAL FOR A DIFERENÇA, FAÇA VALER OS NOSSOS DIREITOS,  vem representada pelos Professores  que trazem em suas mãos palavras de incentivo à uma busca incessante acerca dos direitos humanos:









               CONSIDERAÇÕES FINAIS

E ASSIM, CONCLUÍMOS A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA NO DESFILE CÍVICO  DE 07 DE SETEMBRO, QUEREMOS AGRADECER A PREFEITURA MUNICIPAL,  A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E EM ESPECIAL A CADA IDOSO POR ATENDER NOSSO CONVITE E CONTRIBUIR COM SUA PARTICIPAÇÃO, ABRILHANTANDO AINDA MAIS O NOSSO EVENTO.


Obrigado a todos:
Equipe Gestora e Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA.

  A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, realizou no dia, 22 de abril, a final da I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA. O projeto contou...