quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Um Cordel para Dona Zefa, é destaque no XIV FESTUERN ao homenagear o poeta cordelista, Antônio Francisco 


O terceiro dia da programação do XIV FESTUERN começou às 8h00 com a peça: O Operário em Construção do Grupo de Teatro Aluízio Azevedo do IFCE - Tabuleiro do Norte/CE. Direção Artística de Clara Nunes. E logo em seguida foi a vez da peça: Um Cordel para Dona Zefa do Grupo de Teatro Os Pequeninos da Arte da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva - Alto do Rodrigues/RN. Direção Artística de Jozilene Menezes. 


Um cordel para Dona Zefa, é uma comédia com pouco de drama, que retrata a história de uma mulher simples, analfabeta que mora na roça e é apaixonada por literatura de cordel. Através de escuta de diferentes cordéis, tornou-se uma curandeira renomada capaz de realizar a cura a todos que a procurasse sem fins lucrativos, necessitando apenas que fosse mantido a tradição das leituras de cordel na sua vida, pois a escuta do cordel era motivo de inspiração para a realização e efeito de suas curas.


Com o passar dos anos, Dona Zefa começar a sentir faltar dessas escutas de cordéis, o que a leva a sentir-se triste e desmotivada, chegando a desistir de sua missão de curandeira, ocasionando um grande reboliço e conflito na roça. O texto foi todo escrito em versos pela própria diretora artística.


O FESTUERN é um Programa de extensão universitária que promove um diálogo entre arte, cultura e educação, levando o teatro para a sala de aula. O evento oportuniza nas escolas do Estado a criação de grupos teatrais e sua continuidade, culminando em apresentações públicas durante o período de realização do festival, que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró-RN.


O FESTUERN anualmente escolhe um tema a ser trabalhado como referencial para o desenvolvimento de todo o processo artístico e pedagógico, o qual é abordado nos espetáculos que participam do festival. Nesse ano, a programação vai do dia 16 a 20 de setembro e tem como tema: Patrimônio e Identidade Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...