terça-feira, 13 de junho de 2017

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro para discutir o Educacenso 2017


               

Socorro e Eliane da 6ª DIRED de Macau juntamente com a Equipe da Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues (SEMEC), responsável pelo Censo Escolar da Rede Municipal de Ensino, realizou, nesta terça-feira, dia 13/06, um encontro com gestores e secretários escolares, para discutir o programa Educa Censo para este ano 2017.


O encontro teve como objetivo preparar escolas e servidores para a primeira fase desse programa, considerado de fundamental importância, uma vez que através dele são compilados e publicados dados sobre a Educação do Município, obtidos através do Censo Escolar.


O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do País, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais), quanto da rede privada. A rede municipal de ensino contemplará ainda dados das turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e dos alunos que fazem parte da Educação inclusiva. Todo o levantamento será feito através da internet.


A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros, para ano de 2018.


Para a SEMEC, as estatísticas bem elaboradas significam recursos, organização e a garantia da presença do aluno em sala de aula. Por isso,  Eliane da 6ª DIRED de Macau, explicou que durante este encontro, os servidores responsáveis pela realização do Censo Escolar 2017, receberam orientações para introdução dos dados estatísticos na ferramenta a ser disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). “Orientamos as equipes sobre a necessidade de se cumprir os prazos estabelecidos pelo MEC, como também o cuidado para que não haja omissão de dados, de modo que não reflita em prejuízo para o Município”, ressalta Eliane.


As escolas devem preencher os dados no portal eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio do sistema Educacenso, que estará disponível a partir de 31 de maio. O período de coleta, digitação e exportação das informações vai até 31 de julho.

Macimina Baracho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA.

  A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, realizou no dia, 22 de abril, a final da I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA. O projeto contou...