sábado, 22 de setembro de 2018

O DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA


"Coitada da Luma, perdeu sua luz. E agora? Mas ela tem amigos super especiais, que são diferentes e que fazem a diferença." (Paterson Cupolillo)

          Fotografias de Allan Phablo Queiroz
O Festuern 2018 marcou a décima terceira edição do evento. O maior festival de teatro escolar do Rio Grande do Norte tem um caráter pedagógico, visto que envolve os alunos e proporciona a oportunidade de estudar e aprender uma arte: o teatro. Além de realizar sonhos avelhantados de um gestor escolar.


Foi muito gratificante poder está no teatro dix-huit Rosado ontem, 21 de setembro 2018! Foi linda a apresentação dos nossos alunos. Eu simplesmente fiquei admirado com tanto talento de crianças tão pequenas. Na minha adolescência, sonhei com a magia do teatro e o encantamento do circo. Fiz parte de um grupo de teatro amador na cidade dos poetas, chamado "Corpo & Mente" mas demorei pouco neste grupo, porque precisava estudar e trabalhar. Logo depois, juntamente com meu "melhor amigo" o Palhaço Parachoque, criamos o grupo de teatro " A sombra do melhor" que depois foi trocado de nome para "A Brisa do Vale". Foram alguns ensaios, mas nunca tivemos a oportunidade de apresentar o nosso espetáculo. Escrevi duas peças de teatro, há vinte anos atrás. Hoje divido elas com as traças que em tempos vêm visitá-las. "O Lixeiro Glu-glu" e "Os Vagabundos". Eu diria que esses são alguns dos meus sonhos sonháveis que se tornaram irrealizáveis...


Voltando ao espetáculo dos Pequeninos da Arte...

Foi lindo! Acredito que Jozilene e Andreza foram bastante felizes na escolha do espetáculo: O DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA.


Porque ser diferente não é fazer coisas diferentes, não é se vestir diferente, nem pensar diferente. Também não é falar diferente e nem mesmo agir diferente. Ser diferente é SER VOCÊ... ÚNICO. Portanto, diferente.


Confesso que assisti o espetáculo atentamente ao mesmo tempo que comentava sobre a beleza do cenário e do show de interpretações das personagens.

LUMA - Simplesmente a luz que brilhou no palco do Dix-huit. Linda... Às vezes pensava que ela atraiu todos os olhares atentos da plateia somente para ela;

GRILO - As notas do seu violoncelo não saíram, mas foi formidável nas suas interpretações. A dancinha foi ótima;

SAPO - Entrou no palco ainda inseguro, mas depois de ver o brilho nos olhos de sua mãe, deu um show;

FORMIGA - Foi a que mais subiu o tom! Com uma voz encantadora, cantou e encantou;

AS BORBOLETAS - Tocaram lindas notas com suas flautas... lindas e coloridas não pararam de brilhar;

AS ROSAS - Elas foram lindas do começo ao fim. Cumpriram muito bem os seus papéis;

PARDAL- Acho que Peterson Cupolillo não imaginava um ator tão perfeito para a sua peça. Foi difícil incorporar a personagem. Andreza e Jozilene que nos diga. Rsrsrs... Mas no palco do Dix-huit o pequenino inventor "Thomas Edison" foi criativo, nerd, cientista, falou pelos cotovelos e foi responsável por dezenas de gargalhadas da plateia com a dancinha do pardal, ou melhor " o pacinho do pardal. Amei... kkkkkk;

Agora para ser sincero como espectador a personagem que mais me encantou no espetáculo foi...

A JOANINHA - Existem personagem que não precisam dançar, cantar e nem falar. Ela deu um show de interpretação... que joaninha mais linda!!! Foi a primeira vez que eu vi uma joaninha trabalhar e encantar tanto... fiquei com pena da "bixinha" rsrsrs


Queremos agradecer a todos os alunos "atores e atrizes", professores, funcionários e aos pais pelo envolvimento neste grandioso espetáculo. Um sonho para os nossos Pequeninos da Arte. Obrigado a nossas diretoras artísticas Jozilene e Andreza. E também queremos agradecer a nossa eterna diretora FATINHA que juntamente com Jozilene criaram o grupo de teatro "Os Pequeninos da Arte", sem esquecer do apoio da Coordenadora municipal de Cultura, Edicea Neves, da Secretária municipal de Educação, Irani, do Secretário municipal de Transportes, Zezeca, do Secretário municipal Comunicação, Abelardo Neto e do Secretário de Governo, Wilson Rodrigues.

Endrison dos Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário