segunda-feira, 9 de setembro de 2019

POEMA: PESCARIA COM VARA (Macimina Baracho)



POEMA: PESCARIA COM VARA
Macimina Baracho


Pescar no rio Piranhas-açu
É prazer que sustenta e acalma
Enquanto o anzol não se mexe
O peixe entregar-se de corpo e alma
E com um sorriso no rosto,
Admirado te pego com muita calma.


O bem-te-vi e o vento vêm
Cantando na moita vizinha,
Junto do sibito baleado que pula
De galho em galho fazendo gracinha
Mas o meu olhar fica atento na água,
Pois o peixe vai arrastando a linha!


Pescando no seco rio Piranhas-açu
Que um dia foi tão admirado
Por banhistas e pelo simples pescador,
Eu vou atrás de fisgar um peixe irado
E vê-lo pular na água rasa do rio
Sem chances, pois ele está fisgado!


Vou pegando alguns peixinhos
Que ainda existem no Piranhas-açu
A Tilápia, Forró, Cará, Piranha, traíra,
Mané besta, Piau e o Tucunaré-açu.
Vou pescando por prazer e terapia
Nas águas rasas do Piranhas-açu!


A pescaria é bem mais divertida
Com vara, linha, chumbada e anzol
A isca, é camarão recolhido no landuá
Ao ouvir o cantar de um lindo rouxinol
Depois é somente esperar os peixes
Fisgarem com gosto no meu anzol.


Quando vou pescar no rio,
O cuscuz não pode faltar
Pois a pesca para ser boa
Tem que subir o rio e depois voltar
Sob a luz do sol escaldante
Vou terminando a pescaria a cantar.


Com uma turma de amigos reunidos
A pesca é uma boa distração
Com cachaça e pirão de peixe
Acompanhado com fatias de limão
E com barrigas cheias dão risadas da piada Contada pelo pescador brincalhão!


Ele falou que certa vez numa pescaria,
Da vara escapou um peixe grandão,
Que se enroscou no mato
Quando ele deu um grande puxão,
Isso sem falar no meu cunhado,
Pois cada pescador tem a sua versão!


Quando estou na minha pescaria,
Nem lembro dos problemas da nação
Esqueço até do meu trabalho
E de qualquer outra obrigação,
Porque o salgado do cuscuz
Esta é a minha maior preocupação!


Na pescaria, apelidos são colocados
Por aquele pescador mais falastrão
Que diz que a cachaça não pode faltar
Para aliviar o estresse com emoção
E quanto acaba a pescaria
Já tratamos da nova programação!


Ver um dia o rio cheio novamente
Será motivo de muita emoção,
Pois já fico pensando nos peixes
E com sorte fisgar um belo pilatão
Na certa será momentos marcantes
Eternizados no meu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA.

  A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, realizou no dia, 22 de abril, a final da I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA. O projeto contou...