ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
CULTURA E DESPORTO.
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA
SILVA
RUA: PENDÊNCIAS, 26 - COHAB –
(84) 3523-2359.
ALTO DO RODRIGUES-RN.
PLANO
DE AÇÃO
1.
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO:
1.1.ESCOLA: Escola Municipal Luiz Moreira da Silva
1.2. RUA: Pendências, Nº 26
1.3. BAIRRO: COHAB
1.4. CIDADE: Alto do Rodrigues-RN
1.5. CEP: 59507-000
1.6. TELEFONE: 84 3523 2359
1.7. EMAIL: emluizmoreira@hotmail.com
1.2.
DIREÇÃO: Maria
de Fátima Silva da Cunha
1.2.1. VICE-DIREÇÃO: Joana Maria de Jesus
Cunha
1.2.2.
SUPERVISÃO/MATUTINO: Antônia Batista Marreiro
1.2.3. SUPERVISÃO/VESPERTINO: Josilene Dantas de
Meneses
1.3. PROFESSOR COMUNITÁRIO: Endrison dos
Santos
1.3.2.
CONTATO: 84 9970-1179
1.3.3.
ENDEREÇO: Rua Pedro Canã, 682 – São
Francisco.
2.
FILOSOFIA DA ESCOLA:
Construir uma escola democrática capaz de consolidar três aspectos
básicos: proteger a infância como respeito a cada aluno, que deve ter
sua particularidade respeitada em seus direitos e colaborando com o cumprimento
de seus deveres; valorizar a disciplina para que a vida em comunidade possa dar
certo é essencial que cada aluno tenha claro, suas responsabilidades, devendo a
escola exercer sua função enquanto formadora; e envolver a família com a
finalidade de mostrar a importância da participação da família na escola e
juntos buscar meios de como educar as crianças no processo de
ensino-aprendizagem.
3.
SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:
O Programa Mais Educação instituído pela Portaria
Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010,
integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma
estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a
organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da
construção de uma ação Inter setorial entre as políticas públicas educacionais e
sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades
educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
Fazem parte o Ministério da Educação, o Ministério
do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia,
o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da
Cultura, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União. A educação
integral está prevista no(a): PNE (Plano Nacional de Educação): que retoma e
valoriza a Educação Integral como possibilidade de formação integral da pessoa.
O PNE avança para além do texto da LDB, ao apresentar
a educação em tempo integral como objetivo do Ensino Fundamental e, também, da
Educação Infantil. Além disso, o PNE apresenta como meta, a ampliação progressiva
da jornada escolar para um período de, pelo menos, 7 horas diárias, além de
promover a participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o
fortalecimento e a instituição de Conselhos Escolares. Lei nº 11.494, de 20 de
junho de 2007, que instituiu o FUNDEB.
Esta lei determina e regulamenta a educação básica
em tempo integral nos anos iniciais e finais do ensino fundamental (art.10, §
3º), indicando que a legislação decorrente deverá normatizar essa modalidade de
educação. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094/07)
cujo objetivo é produzir um conjunto de medidas específicas que visem à
melhoria da qualidade da educação básica em cada território.
Este compromisso significa a conjugação dos
esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de
colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade
da educação básica. Plano de Desenvolvimento da Educação, o qual prevê que a
formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família
e da comunidade.
Esta é uma estratégia
do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização
curricular, na perspectiva da Educação Integral. É elemento de articulação, no bairro,
do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza em torno da
escola pública, mediante ampliação da jornada escolar, ações na área da
cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social.
O Programa
Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por
meio do Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as escolas dos territórios
prioritários. As atividades fomentadas foram organizadas nos respectivos macro
campos: Acompanhamento Pedagógico; Educação Ambiental; Esporte e Lazer;
Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da
Saúde; Comunicação e uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da
Natureza e Educação Econômica.
4.
JUSTIFICATIVA:
O Programa do Governo Federal
Mais Educação vem como uma estratégia de promover a ampliação de tempos,
espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar
entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes
atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a
Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a
aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades
das crianças, adolescentes e jovens. Este programa poderá proporcionar além de
tudo isso, um melhor desenvolvimento social e combate à fome, além de ser um
auxílio para melhorar o IDEB da escola.
5.
OBJETIVO
DO PROGRAMA:
O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização,
incentivo e apoio projetos ou ações de articulação de políticas sociais e
implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças,
adolescentes e jovens.
PLANO DE
AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
“A ação improvisada é produtiva,
aprendo com ela, aprofundo meu planejamento. O desafio, portanto, é viver o
planejamento sem deixar de correr o risco de possíveis improvisações. A
improvisação, desse modo, faz parte do planejamento, mas não é planejamento.
Neste sentido, o professor trabalha sua flexibilidade planejando.” (Madalena Freire).
6.
FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA
SILVA
6.1 OBJETIVOS:
6.1.1 GERAL:
Possibilitar aos alunos,
ambiente adequado e assistência necessária para o desenvolvimento das
atividades do Programa Mais Educação em nossa Unidade Escolar, protegendo a infância como respeito a cada aluno,
valorizando a disciplina e envolver a família com a finalidade de mostrar a
importância da participação da família na escola e juntos buscar meios de como
educar as crianças no processo de ensino-aprendizagem.
6.1.2
ESPECÍFICOS:
·
Promover
a participação da família e da comunidade local nas ações do programa;
·
Contribuir
para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, diminuindo possíveis
casos de evasão e repetência;
·
Ocupar
o tempo ocioso da criança e adolescente em atividades educativas, de acompanhamento
pedagógico, esporte, cultura e lazer;
·
Oportunizar
vivências nas diversas formas de expressão, ampliando e qualificando o tempo e
os espaços escolares.
7.
MACROCAMPO E ATIVIDADES SELECIONADAS
No ano de 2013 a comunidade escolar reuniu-se e selecionou as seguintes
atividades para acontecerem no Programa durante o ano de 2014: MACROCAMPO: Acompanhamento pedagógico, ATIVIDADE: Orientação de Estudos e Leitura, desenvolvida
pelas monitoras: Letiane Miranda Félix, Luiza Beatriz Olegário Silva, Maria
José de Oliveira, Mayara Rayza da Cunha e Sheila Melli Marçal da Cunha,
envolvendo os alunos na leitura e escrita de forma lúdica, diversificada,
coletiva e prazerosa. Inserindo todas as atividades
(alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas
estrangeiras), ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da
escola e os monitores do programa.
MACROCAMPO: Esporte e Lazer,
ATIVIDADE: Esporte
na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas (basquete, futebol,
futsal, handebol, voleibol e xadrez), desenvolvidas pelas monitoras Antúzia de Medeiros Oliveira e Margareth
Alexsônia Rodrigues, Possibilitando ação pedagógica, por meio
de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o
desenvolvimento de diversas modalidades. E valorizando o prazer e o lúdico,
pressupostos do Esporte Educacional.
MACROCAMPO: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, ATIVIDADE: Capoeira, desenvolvidas pelos
monitores: Francisco Antônio Bezerra e Jucier Braz da Silva, Incentivando
á prática da capoeira como motivação para o desenvolvimento cultural, social,
intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os
seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e
evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos,
instrumentos, jogo, roda e seus mestres.
MACROCAMPO: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, ATIVIDADE: Teatro, desenvolvidas pelos monitores:
Gilberto Moura Xavier e Melquisimiel de Souza Silva, trabalhando a Promoção por
meio dos jogos teatrais de processos de socialização e criatividade,
desenvolvendo nos educandos a capacidade de comunicação pelo corpo em processos
de reconhecimentos em práticas coletivas.
As atividades acima citadas têm como objetivo proporcionar as nossas crianças
momentos de lazer, aprendizado diversificado e prazeroso em nossa Unidade
Escolar.
7.1 MACROCAMPOS E ATIVIDADES SELECIONADAS
- · CAPOEIRA;
- · ESPORTE NA ESCOLA/ATLETISMO E MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS ESPORTIVAS (basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez);
- · ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURA;
- · TEATRO.
8. ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS:
O programa
atende 337 (trezentos e trinta e sete) alunos do ensino regular, sendo que 300
(trezentos) alunos são do 2º ao 5º ano matutino/vespertino e mais 37 (trinta e
sete) alunos são do 1º ano matutino/vespertino, com dificuldade de aprendizagem
e participantes do Programa Bolsa Família.
Estes alunos
estão divididos em 13 (treze) turmas matutinas de Orientação de Estudos e
Leitura, sendo que, 11 (onze) turmas com treze alunos, 01 (uma) turma com 14
alunos e 01 (uma) turma com 20 alunos e 10 (dez) turmas vespertinas de
Orientação de Estudos e Leitura, sendo que 01 (uma) turma com 8 alunos, 04
(quatro) turmas com 15 alunos, 03 (três)
turmas com 15 alunos, 01 (uma) turma com 18 alunos, 01 (uma) turma com 26
alunos.
Tendo em vista que as turmas do Programa não é a
mesma da sala regular, pois a equipe pedagógica da Unidade Escolar
diagnosticaram os alunos em quatro níveis de aprendizagem: Os que ainda não conhecem todas as letras, os que ainda não escrevem as
palavras corretas, os que estão aprendendo a ler e os que leem e interpretam.
Duas turmas de Orientação
de Estudos e Leitura de cada turno formam uma turma de esporte na Escola e
uma turma de Capoeira. A turma 13 matutino e a turma 10 vespertino de Orientação de Estudos e Leitura formam as
turmas do Teatro.
9. METODOLOGIA:
As ações do Programa Mais Educação acontecem no
período oposto ao da aula. Os espaços utilizados são: Quadra da Comunidade próxima
à escola, Casa Mais Educação.
O programa acontece entre 8h 40 min às 15h 30 min, onde inicialmente
cada aluno é encaminhado para o lanche com o tempo de 20 minutos estabelecido.
Em seguida participa das oficinas
até às 11h. Em seguida os alunos são encaminhados para o banho até às 12h
30min, quando neste momento é oferecido o almoço as nossas crianças.
Às 13h os alunos que participaram
das oficinas no matutino são encaminhados às salas do ensino regular e os
alunos do ensino regular matutino são encaminhados para as oficinas até às 15h.
A partir das 15h é oferecido o lanche as nossas crianças até às 15h 20 min.
Além das Oficinas que já são pré-determinadas: Orientação de Estudos e
Leitura, Capoeira, Esporte Na Escola e Teatro, outras atividades são
desenvolvidas. São elas: Hora da Tarefa, Hora da Leitura, Bingo, Jogos de
Tabuleiros, Repasses e Informativos e atividades de Recreação.
Hora da Tarefa: Todos os dias, meia hora de tarefa é realizada com o auxílio do monitor
de Orientação de Estudos e leitura;
Hora da Leitura; Ficou determinado que todos os dias, no inicio das aulas o monitor faz
uma leitura de gêneros variados;
Bingo: Determinado para os dias de chuva;
Jogos de Tabuleiros: Determinado para os dias de chuva;
Repasses e Informativos: Quase todos os dias são realizados os repasses e
Informativos e conversas sobre o que está funcionando e o que precisa melhorar;
Jogos Recreativos: No mínimo uma vez por semana é realizada a
atividade na quadra da comunidade.
10. MONITORES ALUNOS DO PROGRAMA NA ESCOLA
Os Monitores Alunos são escolhidos pelos colegas de turma para colaborar
com o bom andamento das atividades.
Eles são responsáveis por organizar a fila das suas turmas, zelar pela
ordem, e ajudar os Oficineiros a manter a disciplina durante as atividades.
Os Monitores Alunos ficam assim determinados a partir de sua escolha,
podendo ser substituído a qualquer momento, havendo assim necessidade.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURA/TURNO MATUTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
01
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
02
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
03
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
04
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
05
|
Escrevendo
Certo
|
?
|
06
|
Escrevendo
Certo
|
?
|
07
|
Escrevendo
Certo
|
?
|
08
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
09
|
Despertando
a leitura
|
?
|
10
|
Despertando
a leitura
|
?
|
11
|
Despertando
a leitura
|
?
|
12
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
13
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
TEATR0/TURNO MATUTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
B
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
C
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
D
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
E
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
CAPOEIRA/TURNO MATUTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Grupo Cordão
do Luiz CDL
|
?
|
B
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
C
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
D
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
E
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
ESPORTE NA ESCOLA/TURNO MATUTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Educando
no Esporte
|
?
|
B
|
Educando
no Esporte
|
?
|
C
|
Educando
no Esporte
|
?
|
D
|
Educando
no Esporte
|
?
|
E
|
Educando
no Esporte
|
?
|
ORIENTAÇÃO
DE ESTUDOS E LEITURA/TURNO VESPERTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
01
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
02
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
03
|
De
Olho Nas Letras
|
?
|
04
|
Escrevendo
Certo
|
?
|
05
|
Escrevendo
Certo
|
?
|
06
|
Despertando
a leitura
|
?
|
07
|
Despertando
a leitura
|
?
|
08
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
09
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
10
|
Lendo
e Interpretando Juntos
|
?
|
TEATR0/TURNO VESPERTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
B
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
C
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
D
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
E
|
Grupo
de Teatro Em Cena Ação
|
?
|
CAPOEIRA/TURNO VESPERTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
B
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
C
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
D
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
E
|
Grupo
Cordão do Luiz CDL
|
?
|
ESPORTE NA ESCOLA/TURNO VESPERTINO
TURMA
|
NOME
DA TURMA
|
MONITOR
ALUNO
|
A
|
Educando
no Esporte
|
?
|
B
|
Educando
no Esporte
|
?
|
C
|
Educando
no Esporte
|
?
|
D
|
Educando
no Esporte
|
?
|
E
|
Educando
no Esporte
|
?
|
11. CRITÉRIOS PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA
Para a inclusão dos alunos no programa, a escola
analisou quatro pressupostos básicos: o nível de vulnerabilidade de cada
criança, os problemas de aprendizagem, o desejo do aluno de fazer parte do
programa e participante do Programa Bolsa Família.
Entende-se por criança em situação de vulnerabilidade
social, àquelas que sofrem abusos ou maus tratos, que não tem uma alimentação
adequada, que convivem com dependentes químicos, que permanecem por várias
horas na rua longe dos cuidados de um responsável... Essa “avaliação” foi e é
possível porque há anos, a escola vem ampliando o seu papel social, estreitando
os laços com as famílias, desenvolvendo um trabalho pautado na confiança e no
respeito. Assim, a escola tem o conhecimento da real condição de vida de cada
aluno.
12. CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS MONITORES
A partir da análise do currículo de cada profissional realizado
pela SMEC-
Secretaria Municipal de Educação e Cultura-, observando sempre o perfil e a habilitação
do monitor para a atividade que irá desenvolver. Sendo Assim, priorizamos os
monitores que apresentarem os seguintes critérios:
ü Profissionais
que já lidam de forma voluntária;
ü Experiência
com o trabalho com crianças;
ü Ter
conhecimento do que lhe é proposto.
12.1 ATRIBUIÇÕES
DO MONITOR
ü Buscar parceiros para o desenvolvimento das
atividades dos Macrocampos;
ü Estabelecer parceria com a direção da escola,
visando incorporar valores e benefícios aos participantes do Programa;
ü Orientar e avaliar o percurso
pessoal de estudo e aprendizagem do aluno sob sua
responsabilidade, considerando os princípios de construção de
cidadania e da cultura de paz;
ü Participar de reuniões com todos os membros da
escola;
ü Participar de formação continuada, realização de
feiras, concursos culturais, festivais, gincanas e demais eventos organizada
pela coordenação geral do Programa, que promovam integração entre escola e
comunidade;
ü Organizar e preparar plano de trabalho,
conforme ementa da atividade;
ü Participar do planejamento da escola, objetivando a
integração entre os professores do ensino regular e monitores, considerando os
critérios de participação dos alunos, sugestão de conteúdos que nortearão a
realização das atividades em diversas áreas do conhecimento;
ü Planejar o funcionamento da atividade e apresentar
o Plano de Trabalho ao coordenador escolar, para apreciação.
13. CRITÉRIOS
PARA A ESCOLHA DO COORDENADOR:
Na hora da escolha do Coordenador, a Coordenação do
Programa no município e a direção da escola analisou a disponibilidade de tempo
do profissional, o conhecimento que este tem a cerca da comunidade escolar, o
bom relacionamento que mantém com os professores, alunos e direção.
14. NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E CONVIVÊNCIA
14.1 NORMAS PARA OS ALUNOS
ü Respeito
pelos colegas, professores e profissionais e durante as aulas, nas atividades
em grupo;
ü Organização
nas filas;
ü Não
se achar superior aos demais colegas;
ü Saber
a hora de falar, a hora de fazer silêncio e a hora de ouvir;
ü Proibido
brincadeira de mau gosto (zoação, pegadinhas, bulying);
ü Não
usar de nenhuma forma de palavrão ou palavras ofensivas.
14.2 NORMAS PARA OS
MONITORES/OFICINEIROS
ü Direito
de ser respeitado na sua pessoa e suas funções;
ü Direito
a ter um ambiente de trabalho agradável;
ü Direito
a ser atendido e esclarecido nas suas dúvidas e sobre os direitos que o
assistem;
ü Direito
a ser consultado antes de ser indicado para qualquer tarefa especifica e ouvido
nas suas razões;
ü Direito
de conhecer previamente toda documentação sujeita a discussão;
ü Direito
a apresentar propostas ou meras sugestões à coordenação do Programa;
ü Direito
de ter à sua disposição o material didático em condições de ser utilizado;
ü Direito
de conhecer antecipadamente as alterações no seu horário habitual (reuniões,
interrupções de aulas, etc.);
ü Direito
de ter salas destinadas às aulas, apoio pedagógico e atividades de complemento
curricular em completo estado de arrumação e limpeza;
ü Direito
de ser atendido quando considerar necessário, pela coordenação do Programa;
ü Dever
de usar de lealdade para com os alunos, colegas e funcionários, respeitando as
suas pessoas, ideias, bens e funções;
ü Dever
de se abster de emitir opiniões junto dos alunos, sobre a atuação dos outros
professores;
ü Dever
de ser cuidadoso na linguagem, nas atitudes e nas relações humanas;
ü Dever
de procurar conviver com os colegas, alunos e pessoal escolar dentro de um
espírito de camaradagem e civismo;
ü Dever
de ser assíduo e pontual;
ü Dever
de resolver, com bom senso e espírito de tolerância, os problemas que surjam em
contato com os alunos ou com outros membros da comunidade escolar;
ü Dever
de desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade com vista à sua
formação integral e incutindo-lhes a ideia de respeito pela pessoa humana e
pela natureza;
ü Dever
de fazer da avaliação uma atitude consciente, responsável, permanente e
participada e interesse dos alunos;
ü Dever
de colaborar com os colegas e com os restantes membros da comunidade escolar;
ü Dever
de zelar pela conservação do material em geral, verificando o seu estado e não
permitindo que alguém utilize de forma inadequada ou menos cuidadosa;
ü Dever
de colaborar no bom funcionamento do Programa Mais Educação, comunicando
antecipadamente a(s) falta(s) de forma a facilitar uma melhor organização;
ü Dever
de cumprir integralmente os tempos letivos estipulados, não saindo nem
permitindo que os alunos saiam antes do horário estipulado;
ü Dever
de respeitar a confidencialidade dos assuntos tratados em reuniões;
ü Colaborar
no auxílio e no Cuidar dos alunos nas atividades de lanche, banho e almoço,
quando for solicitado ou quando estiver na escola.
15. ADAPTAÇÕES DOS ESPAÇOS DA ESCOLA
E BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS:
A
estrutura física atual da escola não comportaria a execução das atividades do
Programa, logo foi necessário fazer algumas adaptações.
Para a oficina de Orientação de Estudos e Leitura e
Teatro a escola precisou contatar pessoas da comunidade para localizar uma
residência nas imediações e alugar uma casa com capacidade para atender o
número de alunos estipulados e com condições favoráveis para o desenvolvimento
da oficina. A casa alugada fica ao lado da escola.
As aulas de
Capoeira e Esporte na Escola ocorrerão na quadra de esporte da comunidade.
16. ORGANIZAÇÕES DOS RECURSOS E ESPAÇOS:
Quais são os Macrocampos e as Atividades?
|
Onde funcionarão?
|
Quando funcionarão?
|
Atividade:
Orientação de
Estudos e Leitura
Macrocampo:
Acompanhamento
Pedagógico
|
Casa
Mais Educação
|
De segunda à
quinta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.
|
Atividade:
Esporte na
Escola
Macrocampo:
Esporte
e Lazer
|
Quadra
de esporte da comunidade
|
De
segunda à quinta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.
|
Atividade:
Capoeira
Macrocampo:
Cultura
e Artes
|
Quadra
de esporte da comunidade
|
De
terça à quarta-feira, das.
9h
às 11hs e 13h às 15hs.
|
Atividade:
Teatro
Macrocampo:
Cultura e
Artes
|
Casa
Mais Educação
|
De
segunda à quarta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.
|
17. GRADE DE HORÁRIOS:
17.1 Horário dos Oficineiros – Matutino
GRADE DE HORÁRIO DO PROGRAMA MAIS
EDUCAÇÃO – Matutino 187 (192)
|
||||||||
HORÁRIO
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
|||
8h:40min
|
LANCHE
|
|||||||
9h:00min às 11h:00min
|
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma
01
|
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma
02
|
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma
03
|
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma
04/13
|
Planejamento
|
|||
9h:00min às 11h:00min
|
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza
Beatriz
Turma
05
|
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza
Beatriz
Turma
06
|
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza
Beatriz
Turma
07
|
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza
Beatriz
Turma
08/13
|
Planejamento
|
|||
9h:00min às 11h:00min
|
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma
09
|
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma
10
|
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma
11
|
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma
12/13
|
Planejamento
|
|||
9h:00min às 11h:00min
|
Teatro
Melquisimiel
Turma
B (02, 06, 10)
C (03, 07,
11)
|
Teatro
Melquisimiel
Turma E (13)
|
Teatro
Melquisimiel
Turma
D (04, 08, 12)
A (01, 05, 09)
|
................
|
Planejamento
|
|||
9h:00min às 11h:00min
|
Esporte na Escola
Antúzia
Turma
B (02, 06, 10)
C (03, 07, 11)
D (04, 08,
12)
E (13)
|
Esporte na Escola
Antúzia
Turma D (04, 08,
12)
|
................
|
Esporte na Escola
Antúzia
Turma
A (01, 05, 09)
B (02, 06,
10)
C (03, 07,
11)
|
Planejamento
|
|||
9h:00min às 11h:00min
|
................
|
Capoeira
Francisco
Antônio
Turma
A (01, 05, 09)
C (03, 07,
11)
|
Capoeira
Francisco
Antônio
Turma
A (01, 05, 09) B (02, 06, 10)
D (04, 08, 12)
E (13)
|
................
|
Planejamento
|
|||
17.2 Horário dos
Oficineiros – Vespertino
GRADE DE HORÁRIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO –
Vespertino 150 (164)
|
|||||
HORÁRIO
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
13h:00min às 15h:00min
|
Orientação de Estudos e Leitura
Maria
José
Turma
01
|
Orientação de Estudos e Leitura
Maria
José
Turma
02
|
Orientação de Estudos e Leitura
Maria
José
Turma
03/05
|
Orientação de Estudos e Leitura
Maria
José
Turma
04/05
|
Planejamento
|
13h:00min às 15h:00min
|
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma
06
|
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma
07
|
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma
08/10
|
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma
09/10
|
Planejamento
|
13h:00min às 15h:00min
|
Teatro
Gilberto
Turma
B (02, 07)
C (03, 08)
|
Teatro
Gilberto
Turma
A (01, 06)
D (04, 09)
|
Teatro
Gilberto
Turma
E (05, 10)
|
................
|
Planejamento
|
13h:00min às 15h:00min
|
Esporte na Escola
Margareth
Turma
B (02, 07)
C (03, 08)
D (04, 09)
E (05, 10)
|
................
|
.................
|
Esporte na Escola
Margareth
Turma
A (01, 06)
B (02, 07)
C (03, 08)
E (05, 10)
|
Planejamento
|
13h:00min às 15h:00min
|
................
|
Capoeira
Jucier
Turma
A (01, 06)
C (03, 08)
D (04, 09)
E (05, 10)
|
Capoeira
Jucier
Turma
A (01, 06)
B (02, 07)
D (04, 09)
E (05, 10)
|
................
|
Planejamento
|
15h:20min
|
LANCHE
|
18. ALIMENTAÇÃO:
Almoço∕Lanche
|
Quem Prepara?
|
Onde será oferecida?
|
Quem será os Responsáveis
pelos alunos nestes horários?
|
Merendeiras e Auxiliares
|
Na Escola
|
Coordenador local e Monitores
|
19. AÇÕES:
19.1 INÍCIO
DO PROGRAMA (decisões com direção e coordenação):
ü
Definir os espaços a serem utilizados pelo programa;
ü
Definir o horário de lanche;
ü
Estabelecer e selecionar as oficinas que serão desenvolvidas durante o
ano letivo;
ü
Formar as turmas com os alunos selecionados para o andamento do
programa;
ü
Construir o quadro de oficinas a ser desenvolvido no programa;
ü
Montar a lista de presença dos alunos;
ü
Criar uma lista para os materiais socializados dentro do ambiente
escolar;
ü
Montar uma lista dos alunos do programa que são beneficiados pelo
programa Bolsa Família;
ü
Criar um calendário com excursões, apresentações e formações para o
programa.
19.2 PARCERIAS,
ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA:
ü
Especificar o que é “O programa Mais Educação?”
ü
Apresentar as propostas do programa nesta Unidade Executora no ano 2014;
ü
A importância dos docentes como parceiros e participativos no
desenvolvimento do programa;
ü
Estabelecer momentos de trocas entre professores, monitores e professor
Coordenador;
ü
Construir o Plano de Ação;
ü
Conhecer o PPP da Unidade Escolar;
ü
Elaborar relatórios mensais de desenvolvimento das oficinas (monitores)
e de conclusão geral do mesmo (portfólio);
ü
Produzir seminários (monitores), enfatizando sugestões e pontos a
melhorar (professor Coordenador);
ü
Observar, assistir o desenvolvimento das oficinas fazendo
consequentemente as observações necessárias;
ü
Registrar com fotos e relatos quanto o desenvolvimento do programa;
ü
Monitorar as faltas e evasão dos alunos, promovendo a rotatividade
destes;
ü
Criar ações para diminuir e evitar a evasão dos alunos do programa.
19.3FORMAÇÃO, REUNIÃO INDIVIDUAIS OU COLETIVAS:
ü Projeto: Monitor
Completão: Promovendo a ampliação de oportunidades educativas e
o compartilhamento da tarefa de educar entre os monitores da educação e os
monitores de outras áreas, sob a coordenação do Programa Mais Educação na
escola;
projeto: As Múltiplas Faces da Aprendizagem no Movimento da Arte;
Projeto: Bullyng;
ü Planejar e solicitar
antecipadamente os materiais quanto à aplicabilidade das oficinas;
ü Orientar quanto à
assinatura diária do livro de ponto;
ü Orientar quanto registrar
a presença diária dos alunos;
ü Orientar quanto o cuidado
com atos afetivos e abordagens com os alunos;
ü Enfatizar o papel do
monitor, o compromisso e responsabilidade para com o programa;
ü Buscar vídeos, dinâmicas,
textos que motivem e contribua na formação dos monitores.
19.4 REUNIÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS:
ü
Desenvolver ações de boas vindas;
ü
Promover apresentações quanto à visibilidade do programa;
ü
Ressaltar os objetivos e intuitos do programa;
ü
Estabelecer os principais direitos e deveres dos alunos e pais quanto à
participação e permanência do filho no programa.
19.5 AÇÕES QUANTO À VISIBILIDADE DO PROGRAMA:
ü
Articular apresentações em eventos festivos e reunião de pais na
escola;
ü
Participar de eventos fora da escola através de convites e parcerias;
ü
Criar mural de recados no ambiente do programa;
ü
Enriquecer o blog da Unidade Executora com fotos, depoimentos e
informações quanto acontecimentos no programa.
19.6 FUNÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA
ü
Solicitar dedicação exclusiva para o coordenador do programa, devendo o
mesmo não ter outro vinculo. Está disponível somente para o acompanhamento do
programa;
ü
Reunir os pais para informar sobre a implantação do programa na Escola;
ü
Verificar se os recursos se já estão disponíveis e tomar providencias
junto ao Banco;
ü
Fazer tomada de preços, comprar o material de acordo com as orientações
do manual do Programa Mais Educação na Escola;
ü
Encaminhar ofício ao Departamento de Alimentação Escolar da Diretoria
ou Secretaria Municipal solicitando os alimentos para o almoço e lanche 15 dias
antes do inicio das oficinas;
ü
Providenciar condições de oferta de banho, almoço e lanche para os
alunos do Programa;
ü
Informar ao Coordenador da DRE/Secretaria de Educação através de ofício
o início das oficinas;
ü
Acompanhar o desenvolvimento das atividades;
ü
Acompanhar as atividades do Coordenador do Programa Mais Educação,
podendo o mesmo ser substituído se não estiver desempenhando suas atividades a
contento;
ü
Assinar a Folha de Frequência do Coordenador;
ü
Receber as Folhas de Frequência do Monitor e alunos do Coordenador do
Programa para anexar as pastas e encaminhar a DRE/Secretaria Municipal;
ü
Divulgar o Programa Mais Educação com Faixas, cartazes e se possível na
mídia local;
ü
Zelar pela funcionalidade do Programa e integridade dos alunos durante
a execução do programa;
ü
Ressarcir os Monitores de acordo com recebimento de documentos
exigidos, sempre no 1º dia útil do mês, com cheque individual.
19.7 FUNÇÃO
DO COORDENADOR PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
19.7.1
PERFIL DO COORDENADOR
ü
Ter formação em Pedagogia;
ü
Conhecimento compatível com suas atribuições;
ü
Ser uma pessoa criativa, organizada e inovadora;
ü
Estar atento aos aspectos das realizações interpessoais inerentes à
convivência humana;
ü
Saber ouvi e ter a capacidade de trabalhar em equipe.
19.7.2 SÃO ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR
ü
Acompanhar e monitorar frequência dos alunos e monitores;
ü
Ter plano de ação para o seu trabalho;
ü
Seleção dos Oficineiros junto com os gestores;
ü
Controle e compra de materiais e equipamentos adequados;
ü
Dar visibilidade ao Programa dentro e fora da Comunidade Escolar
estimulando o envolvimento e participação;
ü
Acompanhar e avaliar os monitores nas oficinas;
ü
Acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos nas oficinas e na sala
de aula;
ü
Reuniões com Oficineiros (planejamentos, pauta) grupo ou individual;
ü
Fazer reuniões com os pais (planejamento, pauta);
ü
Garantir o funcionamento da grade de oficinas;
ü
Participar e direcionar mensalmente (planejamento, registros);
ü
Participar das Orientações Técnicas, formações e reuniões;
ü
Planejar passeios, apresentações, festas, aulas passeio, atividades
extracurriculares (calendário);
ü Acompanhar/Avaliar o
preenchimento dos instrumentais de acompanhamento do programa pelos monitores.
“É importante ter metas, mas também é fundamental
planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” (Bernadinho).
Coordenador: Endrison dos Santos
Anexos
ATAS
Ata nº 01/2014
No décimo quarto dia de
março do ano de dois mil e quatorze, reuniu-se na sala do laboratório de
Informática o Coordenador do Programa na escola o professor Endrison dos
Santos, a diretora da Unidade Escolar Maria de Fátima Silva da Cunha e os
Oficineiros: Sheila Melli Marçal da Cunha, aluna do 3º período de Pedagogia na
FAIBRA e oficineira de Orientação de Estudos e Leitura no Programa; Luiza Beatriz
Olegário Silva, aluna do 7º período de LETRAS na UERN e oficineira de
Orientação de Estudos e Leitura no Programa; Mayara Rayza da Cunha, aluna do 7º
período de LETRAS na UERN e oficineira de Orientação de Estudos e Leitura no
Programa; Letiane Miranda Félix, aluna do 3º período de pedagogia na FAIBRA e
oficineira de Orientação de Estudo e Leitura no Programa; Melquisimiel de Souza
Silva, graduado em Manutenção de Micro e
oficineiro de Teatro no Programa; Gilberto Moura Xavier, Ensino Médio Completo e oficineiro de Teatro no Programa; Jucier Braz da
Silva, reconhecido pela comunidade como professor de Capoeira e
oficineiro de Capoeira no Programa. Neste dia não compareceram à reunião Maria
José de Oliveira, Antúzia de Medeiros Oliveira, Margareth Alexsônia Rodrigues,
as mesmas justificaram o motivo e Francisco Antônio Bezerra, não justificou o
motivo.
O coordenador Endrison e a Diretora Maria de Fátima falaram sobre:
·
Boas
vindas;
·
O que é
o Programa e informaram as normas e funções de organização do mesmo;
·
Analisaram
toda documentação dos Oficineiros e organizaram o que ainda faltava;
·
Informaram
sobre outras atividades: Bingo, Jogos de Tabuleiro e da Memória (dia de chuva),
Hora da Tarefa e Hora da Leitura;
·
Informaram
sobre o Preenchimento do recibo e relatório mensal; relatórios das aulas
ministradas referente a cada mês; portfólio no final do ano; horário provisório
que será usado nas três primeiras semanas devido ao diagnóstico da aula
regular.
O coordenador do
Programa na escola deverá providenciar:
·
Chamada
dos alunos;
·
Livro
de ponto dos Oficineiros;
·
Ficha
com os dados dos Oficineiros;
·
Fazer
ficha individual dos alunos;
·
Mesas e
cadeiras para as salas da Casa Mais Educação;
·
Providenciar
três quadros brancos para as salas da Casa Mais Educação;
·
Ver um
responsável para reformar a Casa Mais Educação;
·
Providenciar
o concerto do bebedouro.
Em concordância com
todos os itens acima, assinamos esta ata.
Endrison dos Santos
– Coordenador do Programa na escola: ______________________
Sheila Melli Marcal
da Cunha – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: _______
Luiza Beatriz
Olegário Silva – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: ________
Mayara Rayza da
Cunha – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: __________
Letiane Miranda
Félix – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: ____________
Melquisimiel de
Souza Silva – Oficineiro de Teatro: ____________________________
Gilberto Moura Xavier
– Oficineiro de Teatro: ________________________________
Jucier Braz da
Silva – Oficineiro de Capoeira: ________________________________
Maria de Fátima
Silva da Cunha – Diretora da Unidade Escolar: ___________________
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