sábado, 5 de julho de 2014

Plano de Ação do Programa Mais Educação 2014/EM Luiz Moreira da Silva/Alto do Rodrigues-RN


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA
RUA: PENDÊNCIAS, 26 - COHAB – (84) 3523-2359.
ALTO DO RODRIGUES-RN.









PLANO DE AÇÃO


1.      DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:


1.1.ESCOLA: Escola Municipal Luiz Moreira da Silva

1.2. RUA: Pendências, Nº 26

1.3. BAIRRO: COHAB

1.4. CIDADE: Alto do Rodrigues-RN

1.5. CEP: 59507-000

1.6. TELEFONE: 84 3523 2359

1.7. EMAIL: emluizmoreira@hotmail.com


1.2.  DIREÇÃO: Maria de Fátima Silva da Cunha

1.2.1. VICE-DIREÇÃO: Joana Maria de Jesus Cunha

1.2.2.  SUPERVISÃO/MATUTINO: Antônia Batista Marreiro

1.2.3.  SUPERVISÃO/VESPERTINO: Josilene Dantas de Meneses



1.3. PROFESSOR COMUNITÁRIO: Endrison dos Santos

1.3.1. EMAIL: endrison8@hotmail.com

1.3.2. CONTATO: 84 9970-1179

1.3.3. ENDEREÇO: Rua Pedro Canã, 682 – São Francisco.


  

2.      FILOSOFIA DA ESCOLA:

Construir uma escola democrática capaz de consolidar três aspectos básicos: proteger a infância como respeito a cada aluno, que deve ter sua particularidade respeitada em seus direitos e colaborando com o cumprimento de seus deveres; valorizar a disciplina para que a vida em comunidade possa dar certo é essencial que cada aluno tenha claro, suas responsabilidades, devendo a escola exercer sua função enquanto formadora; e envolver a família com a finalidade de mostrar a importância da participação da família na escola e juntos buscar meios de como educar as crianças no processo de ensino-aprendizagem.
                                                                                           

3.      SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:

O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação Inter setorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
Fazem parte o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Cultura, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União. A educação integral está prevista no(a): PNE (Plano Nacional de Educação): que retoma e valoriza a Educação Integral como possibilidade de formação integral da pessoa.
O PNE avança para além do texto da LDB, ao apresentar a educação em tempo integral como objetivo do Ensino Fundamental e, também, da Educação Infantil. Além disso, o PNE apresenta como meta, a ampliação progressiva da jornada escolar para um período de, pelo menos, 7 horas diárias, além de promover a participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o fortalecimento e a instituição de Conselhos Escolares. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que instituiu o FUNDEB.
Esta lei determina e regulamenta a educação básica em tempo integral nos anos iniciais e finais do ensino fundamental (art.10, § 3º), indicando que a legislação decorrente deverá normatizar essa modalidade de educação. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094/07) cujo objetivo é produzir um conjunto de medidas específicas que visem à melhoria da qualidade da educação básica em cada território.
Este compromisso significa a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica. Plano de Desenvolvimento da Educação, o qual prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade.
 Esta é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. É elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza em torno da escola pública, mediante ampliação da jornada escolar, ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social.
 O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as escolas dos territórios prioritários. As atividades fomentadas foram organizadas nos respectivos macro campos: Acompanhamento Pedagógico; Educação Ambiental; Esporte e Lazer; Direitos Humanos em Educação; Cultura e Artes; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Comunicação e uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica.

4.      JUSTIFICATIVA:

 O Programa do Governo Federal Mais Educação vem como uma estratégia de promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. Este programa poderá proporcionar além de tudo isso, um melhor desenvolvimento social e combate à fome, além de ser um auxílio para melhorar o IDEB da escola.

5.       OBJETIVO DO PROGRAMA:

O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens.

PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

“A ação improvisada é produtiva, aprendo com ela, aprofundo meu planejamento. O desafio, portanto, é viver o planejamento sem deixar de correr o risco de possíveis improvisações. A improvisação, desse modo, faz parte do planejamento, mas não é planejamento. Neste sentido, o professor trabalha sua flexibilidade planejando.”        (Madalena Freire).



6.      FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA


6.1 OBJETIVOS:



6.1.1 GERAL:

       Possibilitar aos alunos, ambiente adequado e assistência necessária para o desenvolvimento das atividades do Programa Mais Educação em nossa Unidade Escolar, protegendo a infância como respeito a cada aluno, valorizando a disciplina e envolver a família com a finalidade de mostrar a importância da participação da família na escola e juntos buscar meios de como educar as crianças no processo de ensino-aprendizagem.



6.1.2 ESPECÍFICOS:

·         Promover a participação da família e da comunidade local nas ações do programa;

·         Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, diminuindo possíveis casos de evasão e repetência;

·         Ocupar o tempo ocioso da criança e adolescente em atividades educativas, de acompanhamento pedagógico, esporte, cultura e lazer;

·         Oportunizar vivências nas diversas formas de expressão, ampliando e qualificando o tempo e os espaços escolares.



7.      MACROCAMPO E ATIVIDADES SELECIONADAS


No ano de 2013 a comunidade escolar reuniu-se e selecionou as seguintes atividades para acontecerem no Programa durante o ano de 2014: MACROCAMPO: Acompanhamento pedagógico, ATIVIDADE: Orientação de Estudos e Leitura, desenvolvida pelas monitoras: Letiane Miranda Félix, Luiza Beatriz Olegário Silva, Maria José de Oliveira, Mayara Rayza da Cunha e Sheila Melli Marçal da Cunha, envolvendo os alunos na leitura e escrita de forma lúdica, diversificada, coletiva e prazerosa. Inserindo todas as atividades (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras), ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores do programa.
MACROCAMPO: Esporte e Lazer, ATIVIDADE: Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas (basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), desenvolvidas pelas monitoras Antúzia de Medeiros Oliveira e Margareth Alexsônia Rodrigues, Possibilitando ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades. E valorizando o prazer e o lúdico, pressupostos do Esporte Educacional.
MACROCAMPO: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, ATIVIDADE: Capoeira, desenvolvidas pelos monitores: Francisco Antônio Bezerra e Jucier Braz da Silva, Incentivando á prática da capoeira como motivação para o desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo, roda e seus mestres.
MACROCAMPO: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, ATIVIDADE: Teatro, desenvolvidas pelos monitores: Gilberto Moura Xavier e Melquisimiel de Souza Silva, trabalhando a Promoção por meio dos jogos teatrais de processos de socialização e criatividade, desenvolvendo nos educandos a capacidade de comunicação pelo corpo em processos de reconhecimentos em práticas coletivas.
As atividades acima citadas têm como objetivo proporcionar as nossas crianças momentos de lazer, aprendizado diversificado e prazeroso em nossa Unidade Escolar.

7.1 MACROCAMPOS E ATIVIDADES SELECIONADAS




  


  • ·         CAPOEIRA;
  • ·         ESPORTE NA ESCOLA/ATLETISMO E MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS ESPORTIVAS (basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez);
  • ·         ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURA;
  • ·         TEATRO.

8.      ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS:


 O programa atende 337 (trezentos e trinta e sete) alunos do ensino regular, sendo que 300 (trezentos) alunos são do 2º ao 5º ano matutino/vespertino e mais 37 (trinta e sete) alunos são do 1º ano matutino/vespertino, com dificuldade de aprendizagem e participantes do Programa Bolsa Família.
 Estes alunos estão divididos em 13 (treze) turmas matutinas de Orientação de Estudos e Leitura, sendo que, 11 (onze) turmas com treze alunos, 01 (uma) turma com 14 alunos e 01 (uma) turma com 20 alunos e 10 (dez) turmas vespertinas de Orientação de Estudos e Leitura, sendo que 01 (uma) turma com 8 alunos, 04 (quatro) turmas  com 15 alunos, 03 (três) turmas com 15 alunos, 01 (uma) turma com 18 alunos, 01 (uma) turma com 26 alunos.
Tendo em vista que as turmas do Programa não é a mesma da sala regular, pois a equipe pedagógica da Unidade Escolar diagnosticaram os alunos em quatro níveis de aprendizagem: Os que ainda não conhecem todas as letras, os que ainda não escrevem as palavras corretas, os que estão aprendendo a ler e os que leem e interpretam.
Duas turmas de Orientação de Estudos e Leitura de cada turno formam uma turma de esporte na Escola e uma turma de Capoeira. A turma 13 matutino e a turma 10 vespertino de Orientação de Estudos e Leitura formam as turmas do Teatro.

9.      METODOLOGIA:

                As ações do Programa Mais Educação acontecem no período oposto ao da aula. Os espaços utilizados são: Quadra da Comunidade próxima à escola, Casa Mais Educação.
O programa acontece entre 8h 40 min às 15h 30 min, onde inicialmente cada aluno é encaminhado para o lanche com o tempo de 20 minutos estabelecido.
 Em seguida participa das oficinas até às 11h. Em seguida os alunos são encaminhados para o banho até às 12h 30min, quando neste momento é oferecido o almoço as nossas crianças.
 Às 13h os alunos que participaram das oficinas no matutino são encaminhados às salas do ensino regular e os alunos do ensino regular matutino são encaminhados para as oficinas até às 15h. A partir das 15h é oferecido o lanche as nossas crianças até às 15h 20 min.
Além das Oficinas que já são pré-determinadas: Orientação de Estudos e Leitura, Capoeira, Esporte Na Escola e Teatro, outras atividades são desenvolvidas. São elas: Hora da Tarefa, Hora da Leitura, Bingo, Jogos de Tabuleiros, Repasses e Informativos e atividades de Recreação.
Hora da Tarefa: Todos os dias, meia hora de tarefa é realizada com o auxílio do monitor de Orientação de Estudos e leitura;
Hora da Leitura; Ficou determinado que todos os dias, no inicio das aulas o monitor faz uma leitura de gêneros variados;
Bingo: Determinado para os dias de chuva;
Jogos de Tabuleiros: Determinado para os dias de chuva;
Repasses e Informativos: Quase todos os dias são realizados os repasses e Informativos e conversas sobre o que está funcionando e o que precisa melhorar;
Jogos Recreativos: No mínimo uma vez por semana é realizada a atividade na quadra da comunidade.

10.   MONITORES ALUNOS DO PROGRAMA NA ESCOLA

Os Monitores Alunos são escolhidos pelos colegas de turma para colaborar com o bom andamento das atividades.
Eles são responsáveis por organizar a fila das suas turmas, zelar pela ordem, e ajudar os Oficineiros a manter a disciplina durante as atividades.
Os Monitores Alunos ficam assim determinados a partir de sua escolha, podendo ser substituído a qualquer momento, havendo assim necessidade.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURA/TURNO MATUTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
01
De Olho Nas Letras
?
02
De Olho Nas Letras
?
03
De Olho Nas Letras
?
04
Lendo e Interpretando Juntos
?
05
Escrevendo Certo
?
06
Escrevendo Certo
?
07
Escrevendo Certo
?
08
Lendo e Interpretando Juntos
?
09
Despertando a leitura
?
10
Despertando a leitura
?
11
Despertando a leitura
?
12
Lendo e Interpretando Juntos
?
13
Lendo e Interpretando Juntos
?




TEATR0/TURNO MATUTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
B
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
C
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
D
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
E
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?

CAPOEIRA/TURNO MATUTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
B
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
C
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
D
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
E
Grupo Cordão do Luiz CDL
?

ESPORTE NA ESCOLA/TURNO MATUTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Educando no Esporte
?
B
Educando no Esporte
?
C
Educando no Esporte
?
D
Educando no Esporte
?
E
Educando no Esporte
?
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURA/TURNO VESPERTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
01
De Olho Nas Letras
?
02
De Olho Nas Letras
?
03
De Olho Nas Letras
?
04
Escrevendo Certo
?
05
Escrevendo Certo
?
06
Despertando a leitura
?
07
Despertando a leitura
?
08
Lendo e Interpretando Juntos
?
09
Lendo e Interpretando Juntos
?
10
Lendo e Interpretando Juntos
?


TEATR0/TURNO VESPERTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
B
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
C
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
D
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?
E
Grupo de Teatro Em Cena Ação
?


CAPOEIRA/TURNO VESPERTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
B
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
C
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
D
Grupo Cordão do Luiz CDL
?
E
Grupo Cordão do Luiz CDL
?



ESPORTE NA ESCOLA/TURNO VESPERTINO
TURMA
NOME DA TURMA
MONITOR ALUNO
A
Educando no Esporte
?
B
Educando no Esporte
?
C
Educando no Esporte
?
D
Educando no Esporte
?
E
Educando no Esporte
?


11.  CRITÉRIOS PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA

Para a inclusão dos alunos no programa, a escola analisou quatro pressupostos básicos: o nível de vulnerabilidade de cada criança, os problemas de aprendizagem, o desejo do aluno de fazer parte do programa e participante do Programa Bolsa Família.
Entende-se por criança em situação de vulnerabilidade social, àquelas que sofrem abusos ou maus tratos, que não tem uma alimentação adequada, que convivem com dependentes químicos, que permanecem por várias horas na rua longe dos cuidados de um responsável... Essa “avaliação” foi e é possível porque há anos, a escola vem ampliando o seu papel social, estreitando os laços com as famílias, desenvolvendo um trabalho pautado na confiança e no respeito. Assim, a escola tem o conhecimento da real condição de vida de cada aluno.

12.  CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS MONITORES

            A partir da análise do currículo de cada profissional realizado pela SMEC- Secretaria Municipal de Educação e Cultura-, observando sempre o perfil e a habilitação do monitor para a atividade que irá desenvolver. Sendo Assim, priorizamos os monitores que apresentarem os seguintes critérios:

ü  Profissionais que já lidam de forma voluntária;
ü  Experiência com o trabalho com crianças;
ü  Ter conhecimento do que lhe é proposto.

12.1 ATRIBUIÇÕES DO MONITOR

ü  Buscar parceiros para o desenvolvimento das atividades dos Macrocampos;
ü  Estabelecer parceria com a direção da escola, visando incorporar valores e benefícios aos participantes do Programa;
ü   Orientar e avaliar  o percurso pessoal de estudo  e aprendizagem  do aluno sob sua responsabilidade, considerando os princípios de  construção de cidadania e da cultura de paz;
ü  Participar de reuniões com todos os membros da escola; 
ü  Participar de formação continuada, realização de feiras, concursos culturais, festivais, gincanas e demais eventos organizada pela coordenação geral do Programa, que promovam integração entre escola e comunidade;
ü   Organizar e preparar plano de trabalho, conforme ementa da atividade;
ü  Participar do planejamento da escola, objetivando a integração entre os professores do ensino regular e monitores, considerando os critérios de participação dos alunos, sugestão de conteúdos que nortearão a realização das atividades em diversas áreas do conhecimento;
ü  Planejar o funcionamento da atividade e apresentar o Plano de Trabalho ao coordenador escolar, para apreciação.

13.   CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO COORDENADOR:

Na hora da escolha do Coordenador, a Coordenação do Programa no município e a direção da escola analisou a disponibilidade de tempo do profissional, o conhecimento que este tem a cerca da comunidade escolar, o bom relacionamento que mantém com os professores, alunos e direção.

14.  NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E CONVIVÊNCIA

14.1 NORMAS PARA OS ALUNOS

ü  Respeito pelos colegas, professores e profissionais e durante as aulas, nas atividades em grupo;
ü  Organização nas filas;
ü  Não se achar superior aos demais colegas;
ü  Saber a hora de falar, a hora de fazer silêncio e a hora de ouvir;
ü  Proibido brincadeira de mau gosto (zoação, pegadinhas, bulying);
ü  Não usar de nenhuma forma de palavrão ou palavras ofensivas.

14.2 NORMAS PARA OS MONITORES/OFICINEIROS

ü  Direito de ser respeitado na sua pessoa e suas funções;
ü  Direito a ter um ambiente de trabalho agradável;
ü  Direito a ser atendido e esclarecido nas suas dúvidas e sobre os direitos que o assistem;
ü  Direito a ser consultado antes de ser indicado para qualquer tarefa especifica e ouvido nas suas razões;
ü  Direito de conhecer previamente toda documentação sujeita a discussão;
ü  Direito a apresentar propostas ou meras sugestões à coordenação do Programa;
ü  Direito de ter à sua disposição o material didático em condições de ser utilizado;
ü  Direito de conhecer antecipadamente as alterações no seu horário habitual (reuniões, interrupções de aulas, etc.);
ü  Direito de ter salas destinadas às aulas, apoio pedagógico e atividades de complemento curricular em completo estado de arrumação e limpeza;
ü  Direito de ser atendido quando considerar necessário, pela coordenação do Programa;
ü  Dever de usar de lealdade para com os alunos, colegas e funcionários, respeitando as suas pessoas, ideias, bens e funções;
ü  Dever de se abster de emitir opiniões junto dos alunos, sobre a atuação dos outros professores;
ü  Dever de ser cuidadoso na linguagem, nas atitudes e nas relações humanas;
ü  Dever de procurar conviver com os colegas, alunos e pessoal escolar dentro de um espírito de camaradagem e civismo;
ü  Dever de ser assíduo e pontual;
ü  Dever de resolver, com bom senso e espírito de tolerância, os problemas que surjam em contato com os alunos ou com outros membros da comunidade escolar;
ü  Dever de desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade com vista à sua formação integral e incutindo-lhes a ideia de respeito pela pessoa humana e pela natureza;
ü  Dever de fazer da avaliação uma atitude consciente, responsável, permanente e participada e interesse dos alunos;
ü  Dever de colaborar com os colegas e com os restantes membros da comunidade escolar;
ü  Dever de zelar pela conservação do material em geral, verificando o seu estado e não permitindo que alguém utilize de forma inadequada ou menos cuidadosa;
ü  Dever de colaborar no bom funcionamento do Programa Mais Educação, comunicando antecipadamente a(s) falta(s) de forma a facilitar uma melhor organização;
ü  Dever de cumprir integralmente os tempos letivos estipulados, não saindo nem permitindo que os alunos saiam antes do horário estipulado;
ü  Dever de respeitar a confidencialidade dos assuntos tratados em reuniões;
ü  Colaborar no auxílio e no Cuidar dos alunos nas atividades de lanche, banho e almoço, quando for solicitado ou quando estiver na escola.

15.   ADAPTAÇÕES DOS ESPAÇOS DA ESCOLA E BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS:


A estrutura física atual da escola não comportaria a execução das atividades do Programa, logo foi necessário fazer algumas adaptações.

Para a oficina de Orientação de Estudos e Leitura e Teatro a escola precisou contatar pessoas da comunidade para localizar uma residência nas imediações e alugar uma casa com capacidade para atender o número de alunos estipulados e com condições favoráveis para o desenvolvimento da oficina. A casa alugada fica ao lado da escola.
 As aulas de Capoeira e Esporte na Escola ocorrerão na quadra de esporte da comunidade.








16.  ORGANIZAÇÕES DOS RECURSOS E ESPAÇOS:


Quais são os Macrocampos e as Atividades?


Onde funcionarão?

Quando funcionarão?
Atividade:
Orientação de Estudos e Leitura
Macrocampo:
Acompanhamento
Pedagógico

Casa Mais Educação

De segunda à quinta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.
Atividade:
Esporte na Escola
Macrocampo:
Esporte e Lazer

Quadra de esporte da comunidade

De segunda à quinta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.
Atividade:
Capoeira
Macrocampo:
Cultura e Artes

Quadra de esporte da comunidade

De terça à quarta-feira, das.
9h às 11hs e 13h às 15hs.
Atividade:
Teatro
Macrocampo:
Cultura e Artes

Casa Mais Educação

De segunda à quarta-feira, das 9h às 11hs e 13h às 15hs.




17.   GRADE DE HORÁRIOS:

 17.1 Horário dos Oficineiros – Matutino

GRADE DE HORÁRIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – Matutino 187 (192)
HORÁRIO
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
8h:40min
LANCHE

9h:00min às 11h:00min
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma 01
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma 02
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma 03
Orientação de Estudos e Leitura
Sheila
Turma 04/13


Planejamento

9h:00min às 11h:00min
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza Beatriz
Turma 05
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza Beatriz
Turma 06
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza Beatriz
Turma 07
Orientação de Estudos e Leitura
Luiza Beatriz
Turma 08/13


Planejamento

9h:00min às 11h:00min
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma 09
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma 10
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma 11
Orientação de Estudos e Leitura
Mayara
Turma 12/13


Planejamento

9h:00min às 11h:00min
Teatro
Melquisimiel
Turma
 B (02, 06, 10)
 C (03, 07, 11)
Teatro
Melquisimiel
Turma E (13)
            
     
Teatro
Melquisimiel
Turma
D (04, 08, 12)
  A (01, 05, 09)



................


Planejamento



9h:00min às 11h:00min
Esporte na Escola
Antúzia
Turma
B (02, 06, 10) 
C (03, 07, 11)
 D (04, 08, 12)
       E (13)
Esporte na Escola
Antúzia
Turma D (04, 08, 12)
       



................
Esporte na Escola
Antúzia
Turma
 A (01, 05, 09)
 B (02, 06, 10)
 C (03, 07, 11)



Planejamento






9h:00min às 11h:00min


................
Capoeira
Francisco Antônio
Turma
 A (01, 05, 09)
  C (03, 07, 11)
       
Capoeira
Francisco Antônio
Turma
A (01, 05, 09) B (02, 06, 10)
D (04, 08, 12)     E (13)


................


Planejamento



17.2 Horário dos Oficineiros – Vespertino

GRADE DE HORÁRIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – Vespertino 150 (164)
HORÁRIO
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta

13h:00min às 15h:00min
Orientação de Estudos e Leitura
Maria José
Turma 01
Orientação de Estudos e Leitura
Maria José
Turma 02
Orientação de Estudos e Leitura
Maria José
Turma 03/05
Orientação de Estudos e Leitura
Maria José
Turma 04/05


Planejamento

13h:00min às 15h:00min
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma 06
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma 07
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma 08/10
Orientação de Estudos e Leitura
Letiane
Turma 09/10


Planejamento

13h:00min às 15h:00min
Teatro
Gilberto
Turma
 B (02, 07)
 C (03, 08)
Teatro
Gilberto
Turma
 A (01, 06)
 D (04, 09)
Teatro
Gilberto
Turma
E (05, 10)
       


................


Planejamento



13h:00min às 15h:00min
Esporte na Escola
Margareth
Turma
 B (02, 07)
 C (03, 08)
  D (04, 09)
  E (05, 10)


................       



.................

Esporte na Escola
Margareth
Turma
A (01, 06)
B (02, 07)
C (03, 08)       
 E (05, 10)



Planejamento



13h:00min às 15h:00min



................
Capoeira
Jucier
Turma
A (01, 06)        
  C (03, 08)
 D (04, 09)
 E (05, 10)
Capoeira
Jucier
Turma
A (01, 06)          
B (02, 07)
 D (04, 09)
 E (05, 10)



................




Planejamento       
15h:20min
LANCHE



18.   ALIMENTAÇÃO:



Almoço∕Lanche

Quem Prepara?

Onde será oferecida?

Quem será os Responsáveis
pelos alunos nestes horários?
Merendeiras e Auxiliares
Na Escola
Coordenador local e Monitores


19.   AÇÕES:


19.1  INÍCIO DO PROGRAMA (decisões com direção e coordenação):


ü  Definir os espaços a serem utilizados pelo programa;
ü  Definir o horário de lanche;
ü  Estabelecer e selecionar as oficinas que serão desenvolvidas durante o ano letivo;
ü  Formar as turmas com os alunos selecionados para o andamento do programa;
ü  Construir o quadro de oficinas a ser desenvolvido no programa;
ü  Montar a lista de presença dos alunos;
ü  Criar uma lista para os materiais socializados dentro do ambiente escolar;
ü  Montar uma lista dos alunos do programa que são beneficiados pelo programa Bolsa Família;
ü  Criar um calendário com excursões, apresentações e formações para o programa.


19.2  PARCERIAS, ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA:


ü  Especificar o que é “O programa Mais Educação?”
ü  Apresentar as propostas do programa nesta Unidade Executora no ano 2014;
ü  A importância dos docentes como parceiros e participativos no desenvolvimento do programa;
ü  Estabelecer momentos de trocas entre professores, monitores e professor Coordenador;
ü  Construir o Plano de Ação;
ü  Conhecer o PPP da Unidade Escolar;
ü  Elaborar relatórios mensais de desenvolvimento das oficinas (monitores) e de conclusão geral do mesmo (portfólio);
ü  Produzir seminários (monitores), enfatizando sugestões e pontos a melhorar (professor Coordenador);
ü  Observar, assistir o desenvolvimento das oficinas fazendo consequentemente as observações necessárias;
ü  Registrar com fotos e relatos quanto o desenvolvimento do programa;
ü  Monitorar as faltas e evasão dos alunos, promovendo a rotatividade destes;
ü  Criar ações para diminuir e evitar a evasão dos alunos do programa.

19.3FORMAÇÃO, REUNIÃO INDIVIDUAIS OU COLETIVAS:
  
ü  Projeto: Monitor Completão: Promovendo a ampliação de oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os monitores da educação e os monitores de outras áreas, sob a coordenação do Programa Mais Educação na escola;
projeto: As Múltiplas Faces da Aprendizagem no Movimento da Arte;
Projeto: Bullyng;
ü  Planejar e solicitar antecipadamente os materiais quanto à aplicabilidade das oficinas;
ü  Orientar quanto à assinatura diária do livro de ponto;
ü  Orientar quanto registrar a presença diária dos alunos;
ü  Orientar quanto o cuidado com atos afetivos e abordagens com os alunos;
ü  Enfatizar o papel do monitor, o compromisso e responsabilidade para com o programa;
ü  Buscar vídeos, dinâmicas, textos que motivem e contribua na formação dos monitores.

19.4 REUNIÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS:


ü  Desenvolver ações de boas vindas;
ü  Promover apresentações quanto à visibilidade do programa;
ü  Ressaltar os objetivos e intuitos do programa;
ü  Estabelecer os principais direitos e deveres dos alunos e pais quanto à participação e permanência do filho no programa.

19.5 AÇÕES QUANTO À VISIBILIDADE DO PROGRAMA:


ü  Articular apresentações em eventos festivos e reunião de pais na escola;
ü  Participar de eventos fora da escola através de convites e parcerias;
ü  Criar mural de recados no ambiente do programa;
ü  Enriquecer o blog da Unidade Executora com fotos, depoimentos e informações quanto acontecimentos no programa.

19.6  FUNÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA

ü  Solicitar dedicação exclusiva para o coordenador do programa, devendo o mesmo não ter outro vinculo. Está disponível somente para o acompanhamento do programa;
ü  Reunir os pais para informar sobre a implantação do programa na Escola;
ü  Verificar se os recursos se já estão disponíveis e tomar providencias junto ao Banco;
ü  Fazer tomada de preços, comprar o material de acordo com as orientações do manual do Programa Mais Educação na Escola;
ü  Encaminhar ofício ao Departamento de Alimentação Escolar da Diretoria ou Secretaria Municipal solicitando os alimentos para o almoço e lanche 15 dias antes do inicio das oficinas;
ü  Providenciar condições de oferta de banho, almoço e lanche para os alunos do Programa;
ü  Informar ao Coordenador da DRE/Secretaria de Educação através de ofício o início das oficinas;
ü  Acompanhar o desenvolvimento das atividades;
ü  Acompanhar as atividades do Coordenador do Programa Mais Educação, podendo o mesmo ser substituído se não estiver desempenhando suas atividades a contento;
ü  Assinar a Folha de Frequência do Coordenador;
ü  Receber as Folhas de Frequência do Monitor e alunos do Coordenador do Programa para anexar as pastas e encaminhar a DRE/Secretaria Municipal;
ü  Divulgar o Programa Mais Educação com Faixas, cartazes e se possível na mídia local;
ü  Zelar pela funcionalidade do Programa e integridade dos alunos durante a execução do programa;
ü  Ressarcir os Monitores de acordo com recebimento de documentos exigidos, sempre no 1º dia útil do mês, com cheque individual.

19.7  FUNÇÃO DO COORDENADOR PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



19.7.1  PERFIL DO COORDENADOR

ü  Ter formação em Pedagogia;
ü  Conhecimento compatível com suas atribuições;
ü  Ser uma pessoa criativa, organizada e inovadora;
ü  Estar atento aos aspectos das realizações interpessoais inerentes à convivência humana;
ü  Saber ouvi e ter a capacidade de trabalhar em equipe.


19.7.2 SÃO ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR


ü  Acompanhar e monitorar frequência dos alunos e monitores;
ü  Ter plano de ação para o seu trabalho;
ü  Seleção dos Oficineiros junto com os gestores;
ü  Controle e compra de materiais e equipamentos adequados;
ü  Dar visibilidade ao Programa dentro e fora da Comunidade Escolar estimulando o envolvimento e participação;
ü  Acompanhar e avaliar os monitores nas oficinas;
ü  Acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos nas oficinas e na sala de aula;
ü  Reuniões com Oficineiros (planejamentos, pauta) grupo ou individual;
ü  Fazer reuniões com os pais (planejamento, pauta);
ü  Garantir o funcionamento da grade de oficinas;
ü  Participar e direcionar mensalmente (planejamento, registros);
ü  Participar das Orientações Técnicas, formações e reuniões;
ü  Planejar passeios, apresentações, festas, aulas passeio, atividades extracurriculares (calendário);
ü  Acompanhar/Avaliar o preenchimento dos instrumentais de acompanhamento do programa pelos monitores.



“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” (Bernadinho).

Coordenador: Endrison dos Santos











Anexos






ATAS

Ata nº 01/2014
No décimo quarto dia de março do ano de dois mil e quatorze, reuniu-se na sala do laboratório de Informática o Coordenador do Programa na escola o professor Endrison dos Santos, a diretora da Unidade Escolar Maria de Fátima Silva da Cunha e os Oficineiros: Sheila Melli Marçal da Cunha, aluna do 3º período de Pedagogia na FAIBRA e oficineira de Orientação de Estudos e Leitura no Programa; Luiza Beatriz Olegário Silva, aluna do 7º período de LETRAS na UERN e oficineira de Orientação de Estudos e Leitura no Programa; Mayara Rayza da Cunha, aluna do 7º período de LETRAS na UERN e oficineira de Orientação de Estudos e Leitura no Programa; Letiane Miranda Félix, aluna do 3º período de pedagogia na FAIBRA e oficineira de Orientação de Estudo e Leitura no Programa; Melquisimiel de Souza Silva, graduado em Manutenção de Micro e oficineiro de Teatro no Programa; Gilberto Moura Xavier, Ensino Médio Completo e oficineiro de Teatro no Programa; Jucier Braz da Silva, reconhecido pela comunidade como professor de Capoeira e oficineiro de Capoeira no Programa. Neste dia não compareceram à reunião Maria José de Oliveira, Antúzia de Medeiros Oliveira, Margareth Alexsônia Rodrigues, as mesmas justificaram o motivo e Francisco Antônio Bezerra, não justificou o motivo.
O coordenador Endrison e a Diretora Maria de Fátima falaram sobre:
·         Boas vindas;
·         O que é o Programa e informaram as normas e funções de organização do mesmo;
·         Analisaram toda documentação dos Oficineiros e organizaram o que ainda faltava;
·         Informaram sobre outras atividades: Bingo, Jogos de Tabuleiro e da Memória (dia de chuva), Hora da Tarefa e Hora da Leitura;
·         Informaram sobre o Preenchimento do recibo e relatório mensal; relatórios das aulas ministradas referente a cada mês; portfólio no final do ano; horário provisório que será usado nas três primeiras semanas devido ao diagnóstico da aula regular.

O coordenador do Programa na escola deverá providenciar:

·         Chamada dos alunos;
·         Livro de ponto dos Oficineiros;
·         Ficha com os dados dos Oficineiros;
·         Fazer ficha individual dos alunos;
·         Mesas e cadeiras para as salas da Casa Mais Educação;
·         Providenciar três quadros brancos para as salas da Casa Mais Educação;
·         Ver um responsável para reformar a Casa Mais Educação;
·         Providenciar o concerto do bebedouro.

Em concordância com todos os itens acima, assinamos esta ata.
                                                                                                                                                                 
Endrison dos Santos – Coordenador do Programa na escola: ______________________
Sheila Melli Marcal da Cunha – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: _______
Luiza Beatriz Olegário Silva – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: ________
Mayara Rayza da Cunha – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: __________
Letiane Miranda Félix – Oficineira de Orientação de Estudos e Leitura: ____________
Melquisimiel de Souza Silva – Oficineiro de Teatro: ____________________________
Gilberto Moura Xavier – Oficineiro de Teatro: ________________________________
Jucier Braz da Silva – Oficineiro de Capoeira: ________________________________

Maria de Fátima Silva da Cunha – Diretora da Unidade Escolar: ___________________











                                                                                                       


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