A avaliação está direcionada para as
unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental,
fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção
voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA
produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas
escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da
aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise
das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver
esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de
instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e
letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças
regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de
oferta das instituições às quais estão vinculadas.
Objetivos:
·
Avaliar o nível de alfabetização dos
educandos no 3º ano do ensino fundamental;
·
Produzir indicadores sobre as condições
de oferta de ensino;
·
Concorrer para a melhoria da qualidade
de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas
estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma a mostra.
Características:
A avaliação utilizará os seguintes
instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada
anualmente.
Aplicação:
A aplicação e a correção serão feitas
pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja
presente à aplicação.
Cronograma:
ALTO DO RODRIGUES:
•EM Luiz Moreira: 16 e 17/11;
•EM Ma. Correia: 16 e 17/11;
•EM Manoel Venâncio Filho: 18 e 21/11;
•EM Félix Antonio: 18 e 21/11;
•EM Mons. Walfredo Gurgel: 22 e 23/11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário