quarta-feira, 5 de julho de 2017

Porque o seu IPVA não é utilizado para tapar buracos?


Por Teriensko Matheus
Já se perguntou porque mesmo todas as pessoas pagando o IPVA as ruas continuam cheias de buracos? 

Embora seja uma associação muito comum, e até faça algum sentido, essas duas coisas não possuem relação direta uma com a outra.O IPVA (Impostos de Propriedade de Veículo Automotor) é um tipo imposto, como o próprio nome diz, e assim ele é considerado um tributo não-vinculado.

Essa vinculação dele diz respeito ao fato de que ele não está preso a nenhuma contraprestação direta do Estado. Ou seja, o valor que você paga não serve para o que Estado faça algo específico para você, como arrumar ruas, melhorar estradas estaduais ou qualquer outra atividade do tipo.

Mas então para que serve esse dinheiro De uma maneira bem simples é possível falar que esse dinheiro serve para fazer caixa. Os impostos possuem a chamada “função arrecadatória”, ou seja, servem para arrecadar dinheiro que mantém toda a estrutura do governo funcionando.

Assim, todos os impostos que você pagar não lhe trarão um benefício específico, mas servirão para manter o sistema funcionando da maneira correta.

Por fim, vale mencionar que, embora o IPVA seja um imposto pago ao estado, os Municípios recebem 50% do valor do IPVA arrecadado sobre os veículos que estão licenciados em seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...