sábado, 29 de julho de 2017

Secretaria de Educação realiza formação continuada para os professores da rede municipal



Dando continuidade aos estudos pedagógicos realizados na 28ª Jornada Pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues promoveu para o 3º bimestre uma formação continuada com o tema: AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: intensificando os objetivos de aprendizagem.


O Estudo foi organizado em três Escolas: Educação Infantil na Escola Municipal Domingos Pereira; Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva; Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo.


As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula.


O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa ideia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.


Deve-se lembrar que Gardner diz que o papel da escola deveria ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades.


A saber, que os interesses dos alunos e habilidades são diferentes em cada indivíduo, em sala de aula também devemos relevar esses fatos, percebendo que os alunos aprendem de forma diferente e em momentos diferentes constroem seu aprendizado. Ele tem maior ou menor afinidade com as áreas do saber, de acordo com seu tipo de inteligência.


Por quê então iremos rotular os alunos em determinadas áreas? Precisamos sim dar suporte para que ele consiga, junto com o professor a alcançar seu desenvolvimento, mesmo que seja modificando a forma em que o professor trabalha determinado conteúdo, afim de amparar esse aluno até que ele consiga interiorizar esse conhecimento.


O ser humano é diferente por isso nos tornamos especiais e diferentes dos animais. Nos direcionamos no saber, de acordo com nossas habilidades e competências e seremos úteis e produtivos na sociedade seguindo nossas habilidades inatas. Caso contrário esses alunos serão infelizes nas áreas de trabalho que irão executar!

Macimina Baracho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...