sexta-feira, 29 de setembro de 2017

FORALL: ISSO AQUI É NORDESTE



Os alunos do 2º ano 2 vespertino de Informática (2 Inf 2v) da disciplina de Arte/música do Campus de Macau realizaram no dia 27/09/2017 às 19h30 um musical intitulado de "ForAll: Isso aqui é nordeste" contando uma trajetória do forró por meio de uma família representada por três gerações  (avô, pai e netos). A cada cena apresentada no palco do auditório do IFRN, fechavam-se as cortinas e a banda formada por alunos do próprio Campus cantavam músicas antigas e atuais, mostrando sem demora a evolução do forró.


Os alunos encenaram, tocaram, cantaram e dançaram o forró que ao longo das sete décadas desde que surgiu e se espalhou pelas mãos de Luiz Gonzaga, o estilo musical que é símbolo do Nordeste passou por transformações em sua forma. Ele deixou de ser uma música puramente regional tocada com sanfona, zabumba e triângulo, se adaptou à modernidade, incorporou elementos do pop, do axé e do tecnobrega. Bandas de forró mais novas têm uma produção comparável a grandes shows de pop do mundo.


Os alunos ousaram e dividiram o estilo em três grandes fases: Forró tradicional (também chamado de pé-de-serra), tão defendido pelo AVÔ, o Forró Universitário, apreciado pelo FILHO e Forró Eletrônico bastante agraciado pelo NETO. Essas fases são marcadas pela urbanização, incrementação técnica e adaptação do estilo ao mercado em diferentes épocas.
                           Macimina Baracho 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...