sábado, 11 de novembro de 2017

Dicas para não chegar atrasado no dia da prova do ENEM


Se você não quiser entrar para o time que chega tarde, é bom se precaver e conseguir todas as informações importantes antes de fazer a prova. Está chegando a hora da abertura da principal porta de acesso para o ensino superior no Brasil! Desde sua primeira edição, em 1998, o Enem passou por várias mudanças e deixou de ser um exame de referência sobre a qualidade do ensino médio para atingir o status de vestibular. Nesta edição de 2017, a prova vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.

E como no caso de qualquer outra avaliação deste porte, há algumas regras para participar da prova. Você precisa ter em mãos o cartão de confirmação de inscrição, documento oficial com foto e ficar muito atento para o horário de entrada. De fato, os portões são abertos às 12h e fecham às 13h do horário de Brasília. A partir daí, não entra mais ninguém.

Mesmo que tudo esteja tão claro e informado, muita gente perde o horário, chega atrasado e não consegue entrar. Todos os anos, vemos casos de alunos que esquecem algum documento ou até mesmo a caneta para completar o gabarito. E se você não quiser entrar para o time que chega tarde, é bom se precaver e conseguir todas as informações importantes antes de fazer a prova.

Como não chegar atrasado no Enem 2017

Separamos algumas dicas para o ENEM que vão ajudar você a estar na hora e lugar corretos para não perder esta oportunidade incrível de ter acesso à próxima etapa da trajetória acadêmica e profissional:

Saiba exatamente onde você vai fazer a prova.

Até 2014, o cartão de inscrição era enviado pelos correios e continha todas as informações - lugar, hora de realização do exame. Agora, o local só é divulgado posteriormente, por meio da página do participante. Depois de saber onde é a sua prova, fica mais fácil planejar a rota e escolher a melhor maneira de chegar a tempo.

Decida como você vai se deslocar 

Já sabe como vai chegar no lugar da prova? Muita gente subestima o tempo de deslocamento e acaba chegando em cima da hora ou até depois do fechamento dos portões. Pode ser de ônibus, bicicleta, táxi, Uber, levado pela família ou por amigos: o importante é decidir a melhor alternativa de acordo as suas possibilidades. Não leve em conta o tempo para chegar ao local de um dia qualquer com o dia da prova. Normalmente, as ruas ficam mais congestionadas que o normal.

Chegue com antecipação

Já comentamos que os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mas isso não é motivo para você chegar só nesse intervalo. Depois de descobrir onde é a sua prova e como vai chegar, tente antecipar sua presença em, no mínimo, uma hora. Isso ajuda a resolver imprevistos e a ficar calmo na hora de fazer o exame. Não tem nada pior do que, no dia de uma avaliação tão importante, chegar estressado porque o transporte está atrasando. 

Confira o que precisa levar antes de sair de casa

Pode parecer brincadeira, mas muita gente perde a prova porque não levou tudo o que precisava e não teve tempo de voltar para casa para buscar um documento ou de comprar uma caneta. Então, no dia anterior à prova, deixe separados o documento de identidade com foto, caneta esferográfica preta com corpo transparente, cartão de confirmação de inscrição impresso e, como bônus, água e alguns alimentos, já que a prova pode durar mais de quatro horas no primeiro dia e mais de cinco no segundo.

Tenha um plano B

Seu esquema furou e você vai ter que encontrar outra forma de ir para o exame, Já tem um plano alternativo? Pode acontecer qualquer coisa - o carro quebrar, a Internet parar ou até mesmo uma greve do transporte público -, então, vale a pena contar com alternativas, caso seu planejamento não funcione no dia da prova. Peça para alguém ficar em stand by e confirme sua disponibilidade até a hora de efetivamente sair de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...