sábado, 24 de fevereiro de 2018

Aprenda brincando com o Ditado Doce das Professoras Andreia e Verônica dos 5º anos "A e B" da E.M.L.M.S


Por Macimina Baracho

Você está precisando realizar uma atividade diagnóstica para o relatório inicial? No primeiro dia de aula? Os alunos vão aprender a ler palavras e frases? Eles estão com dúvidas em Língua Portuguesa, confundindo a escrita correta das palavras?


Então brinque com elas de Ditado Doce, que vai ser o maior sucesso na sua sala!

Nem sempre, mas algumas vezes aprender brincando é melhor, porque assim o que se estuda tornar-se significativo para a criança.


O Ditado Doce é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado; um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira!


Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades como a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental, verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.


O importante é que ele seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela criança.

Como brincar de Ditado Doce?

Há várias maneiras de organizar essa atividade. Para conseguir desvendar esse desafio, é necessário que seja pregado uma palavra ou frase, número ou cálculo no pirulito/bombon ou bala, e é só começar a diversão!


O Ditado Doce pode ser organizado de várias maneiras: chamando uma criança por vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou perguntas que estarão pregados no doce. Uma criança retira o papel do doce, lê a palavra/frase ou número/cálculo para as outras e depois escreve no quadro. Há uma infinidade de alternativas para fazer essa atividade. Para treinar tabuada, por exemplo, podemos colocar uma conta ali e elas dão a resposta… ou o contrário.

Solte sua criatividade e boa diversão e aprendizagem!

Quem pode brincar?

O Ditado Doce não tem uma idade específica para ser usado, porém, algumas crianças ou até adultos vão sentir-se motivados.

O sucesso da atividade depende de como motivamos os nossos alunos!


O diretor Endrison dos Santos, participou e adorou a atividade. O mesmo falou que: "Não vejo nem um problema o professor trabalhar o tradicional, mas o velho tradicional pode ser acrescido de um pouco de criatividade junto com uma pitada de ludicidade. Dar trabalho, mas o novo nos motiva muito mais. Por gostar de trabalhar com ideias inovadoras e por ser a favor da construção do conhecimento, sinto a necessidade da ludicidade nas nossas salas de aulas, e isso, as nossas professoras estão de parabéns, pois essa parceria com a supervisão e colegas de trabalho tem surtido efeitos bastantes positivos no processo ensino e aprendizagem". Relatou o diretor da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva.


As Professoras Andreia e Verônica adoçaram a aprendizagem dos seus alunos. Parabéns meninas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...