AS MÚLTIPLAS FACES DA APRENDIZAGEM
NO MOVIMENTO DA ARTE
Foto: Endrison dos Santos
Apresentação
Estamos
em um mundo no qual a informação e o conhecimento são extremamente importantes.
Trata-se mais do que “um mundo”, mas especialmente um tempo, no qual a
globalização domina, e essa globalização fez surgir novas formas de aprendizagem
em que é possível perceber o uso em massa de uma nova demanda de prática
social. Falamos das novas tecnologias da informação e comunicação – a era da
informação. Assim nos leva a entender que devemos sempre procurar novos
conhecimentos, como também atualização, questionamento e reforço dos conteúdos
já internalizados, referentes a todas as áreas do saber.
Foto: Endrison dos Santos
Diante
disso o presente projeto visa estabelecer um exercício educacional voltado ao uso
das diferentes areias do conhecimento, com base na teoria das inteligências
múltiplas defendido por Gardner (1985), esse apresenta em seu estudo oito tipos
de inteligências, sendo elas: lógica, linguística, espacial, musical,
físico-sinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Expondo que todas
estas inteligências agem de forma combinada e se reforçam mutuamente, e suas
combinações definem as habilidades do indivíduo, ou seja, sua capacidade de
lidar com as mais diversas situações.
Foto: Endrison dos Santos
Com
isso buscamos fazer com que os alunos possam ampliar seus conhecimentos,
trabalhando as múltiplas faces da aprendizagem no movimento da arte, por
intermédio dos conteúdos propostos nas atividades de brinquedoteca, canto e
coral, capoeira, dança, teatro e esporte na escola. Buscando proporcionar a
valorização da cultura, das diversas competências dos alunos e o
compartilhamento de valores para uma boa convivência em sociedade.
Foto: Endrison dos Santos
O
projeto está estruturado da seguinte maneira, título, apresentação,
justificativa de sua existência e necessidade, objetivos gerais e específicos
pretendidos, todo conteúdo programado com cronogramas das disciplinas
envolvidas, a metodologia adotada, os espaços onde serão desenvolvidas, os
recursos necessários e por fim o método avaliativo, as considerações finais e
suas devidas referências.
Foto: Endrison dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário