quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Escola Luiz Moreira brilha no desfile de 7 de Setembro, na Avenida Ângelo Varela em Alto do Rodrigues-RN


O sol e o calor não foram levados em conta pelas instituições de ensino e fanfarras participantes do desfile de 7 de Setembro em Alto do Rodrigues-RN, que se apresentaram com muita criatividade, não se resumindo a fardamento escolar. Das quatro escolas que foram à Avenida Ângelo Varela, na tarde desta quarta-feira (7), chamou atenção a Escola Municipal Luiz Moreira da Silva (EMLMS), que mostrou sua força com todos os seus alunos, pais, professores, Equipe da Merenda, da Limpeza, Administrativa, Pedagógica e Gestora e, por isto, foi elogiada pelo público, que se concentrou na Avenida Ângelo Varela e, em frente ao largo da Cerâmica Penalto.


As outras escolas, a Estadual Professor Luís Carlos, a Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel e a também Municipal Francisco de Oliveira Melo fizeram as pessoas permanecerem atentas ao desfile, porque mostraram todos os seus projetos desenvolvidos na escola num colorido especial voltado para o 7 de Setembro. 


























As fanfarras foram quatro: destaque para a Fanfarra Rosa do Vale de Alto do Rodrigues, sob a direção do maestro Assis e da coordenação do professor Francisco Nunes (Titico). A banda estreou seu novo uniforme e os meninos fizeram bonito na apresentação com direito a coreografias, o público aplaudiu de pé. As demais bandas foram: Banda Marcial Ailton Fernandes de Macau-RN, a Banda Marcial Monsenhor Pinto de Angicos e além da Fanfarra do Clube dos Desbravadores águias do Alto de Alto do Rodrigues que trouxeram o tema "Quebrando o Silêncio", e convidados de Assú e Macau.


A ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA foi a primeira a desfilar na Avenida.

Sendo considerado para a Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues-RN uma tradição, o desfile cívico de 7 de setembro.

A Escola Luiz Moreira, sente-se lisonjeada em participar mais uma vez desse grandioso evento, trazendo neste ano uma mostragem das experiências exitosas vividas no decorrer dos últimos quatro anos. O desfile inicia com uma aluna trazendo o standard da escola. Em seguida vem uma faixa com o tema que diz:


                                   TEMA:
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MOREIRA DA SILVA E SUAS VIVÊNCIAS EXITOSAS.


1ª ALA:
A primeira ala apresenta alunos com fardamento escolar, enfatizando o valor da Educação e o poder de transformação na sociedade que a mesma possui quando une uma criança, um professor, uma caneta e um livro.







                                 2º ALA:
Na segunda ala temos alunos vestidos com as cores da nossa bandeira representando momentos cívicos vivenciados semanalmente na escola como forma evidente de amor a pátria e tendo também como objetivo refletir a situação vigente no país com o compromisso de construir a independência diariamente através de uma educação pautada na formação crítica e autonomia do estudante.
                                                   

                                 3ªALA:
Na terceira ala encontramos alunos caracterizados com personagens do universo infantil, fazendo alusão ao trabalho lúdico desenvolvido na sala de leitura que se destaca pelo relevante empenho das professoras que atuam nesta sala, promovendo atividades que despertam o imaginário, a criatividade, o gosto e o prazer pela leitura dos nossos estudantes.
                                      


                                                                         
                                 4ªALA:

Consciente de que o ser humano que não conhece arte e nem vivência a arte tem uma experiência limitada. A escola criou desde o ano de 2013. O grupo de teatro Os Pequeninos da Arte que vem mostrando na ala quatro as peças encenadas e sua participação no Festuern- (Festival de Teatro da Universidade do Rio Grande do Norte).
No ano de 2013: A Verdadeira História do Lobo Mal Malvado  do autor, Paulo Salcaldassy.
No ano de 2014: O Casamento de Maria Feia do autor Rutinaldo Miranda.
E no ano de 2015: Uiiii... lá vem o Batatão!  Um texto que retrata a história vivida no  distrito do estreito aqui em nosso município,  tendo como autoras  as professoras Jozilene Menezes e Maria de Fátima Silva da Cunha, a  nossa querida Fatinha. 







      
                                 5ª ALA:
Nesta ala os alunos vem representando alguns programas e projetos considerados mais relevantes oferecidos pelo município advindos do MEC e os idealizados pela própria escola como é o caso do Projeto Bom de Bola na Escola, Time Moreirinha, que tem como técnico o seu próprio idealizador  o professor e atual gestor da escola Endrison dos Santos.
O referido Projeto acontece nos finais de semana na quadra da escola e podemos afirmar que o mesmo tem contribuído satisfatoriamente para amenizar a indisciplina. O Mais Educação e o Mais Cultura que foram executados até o ano de 2015, também contribuíram para o processo aprendizagem dos educandos.


                                 6ª ALA:
Vem falando sobre a alimentação de qualidade que é servida aos alunos. Segundo a professora Maria Tavares "uma boa alimentação promove saúde, aprendizado e bem estar."
Assim sendo, nesta ala  os  alunos estão usando avental para representar um momento na escola que todos apreciam bastante a merenda.
Como também desde o saboroso desjejum o qual nesta gestão lhe é ofertado ao chegar à escola até o tradicional  lanche nutritivo e de boa qualidade contribuindo  de   forma significativa para um bom aprendizado. A nutricionista municipal responsável pela pasta da merenda escolar Érica, ficou encantada com as pequenas merendeiras e desfilou junto com elas.




                                   7ªALA:
Na ala sete temos as atividades sócio-educativos, uma vez que somos conscientes de que o ato de aprender brincando torna-se mais prazeroso, portanto temos alunos vestidos e bem caracterizados representando as festividades tradicionais que ocorrem e mais se destacam durante o ano escolar, como o Arraiá do Luizão que proporciona um resgate as nossas raízes e também um momento onde escola, família e comunidade em geral com muito dinamismo, alegria essa festa popular que simboliza parte da nossa Cultura. Temos também o Dia das Crianças que é comemorado com muitas brincadeiras, guloseimas, amor  e dedicação por parte de cada profissional que atua nessa instituição de ensino, visando oportunizar a cada criança viver e sentir o prazer e a emoção de ser criança.
  


                                             
                                      8ª ALA:
Nesta ala temos alunos vestidos com saias vermelhas, azuis e blusas brancas trazendo em suas mãos placas com nomes de cursos. E que os professores são graduados ou que estão cursando. Representando os professores na busca de novos conhecimentos que possam qualificá-los como profissionais promissores de alunos brilhantes.




                                  9ªALA:
E para fechar o desfile vem à ala nove trazendo professores desfilando usando camisetas com o tema: Escola Luiz Moreira da Silva e suas vivências exitosas mostrando através de placas que todo esse trabalho resulta em um ensino de:
Excelência - Qualidade- Valores – Equidade - Compromisso - Habilidade - Competência - Sucesso - Companheirismo - Diversão - Criatividade - Integração - Perseverança - Conhecimento - Aprendizado - Aproveitamento - Parceria - Coletividade.









































Irani Cunha, Secretária Municipal de Educação falou que o desfile de 07 de setembro é importante porque desperta no cidadão o senso cívico. A Secretária agradeceu dos pais, alunos, professores, gestores, funcionário, a presença das bandas e fanfarras convidadas, que prontamente atenderam o convite do município.  


Edicea Neves, Coordenadora de cultura, parabenizou a todas as Instituições de Ensino que participaram do desfile e agradeceu o apoio recebido pela prefeitura municipal para o sucesso de mais um desfile cívico no município.


O diretor da Escola Luiz Moreira Endrison dos Santos, Agradeceu a todos os funcionários, professores, em especial as nossas Supervisoras Jozilene Meneses e Antonia Marreiro, alunos, pais que participaram do desfile cívico, o qual, certamente, foi excelente, pois contou com a participação de toda a Família Luiz Moreira. - "Estamos muito felizes com o resultado positivo de nossa participação, ressaltando as nossas vivências exitosas e  acreditamos que estamos no caminho certo, pois juntos somos mais fortes".

Valeu Família Luiz Moreira!!!

                                                                                                                      Macimina Baracho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...