segunda-feira, 1 de outubro de 2018

"A escola não lava roupa suja, apenas ensina a lavar." Endrison dos Santos


Fardamento Escolar

Quando a escola incluir o fardamento escolar em seu regimento interno, e o Poder Público fornecer gratuitamente a todos os estudantes, há a possibilidade de defender o uso obrigatório da vestimenta. De outro, o direito de acesso à Educação e a obrigatoriedade escolar (Constituição Federal, art. 20, incisos I e II e art. 208, §1º) são considerados mais importantes do que qualquer deliberação da escola ou lei estadual ou municipal.

Para além das leis, faço uso de outras reflexões possíveis: 

O fardamento é importante, pois evita exagero por parte dos alunos ao se vestirem. Na verdade ele é um item prático, que facilita o controle de vestimenta pela escola e representa para os pais uma economia com as roupas dos filhos.

Benefícios do uniforme

Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Veja abaixo os benefícios do uso do uniforme escolar.

Segurança para os alunos

Evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar;

Economia

Evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.

Respeito

Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.

Igualdade

Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.

Atenção voltada para o aprendizado

O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.

Observação: se vc leu este post até aqui e ainda não se convenceu da relevância do fardamento escolar, desculpe, mas o problema não é o fardamento e sim vc! Não é uma farda suja que proíbe o seu filho de entrar na escola, mas a sua falta de cuidados com seu filho. Não transfira as suas responsabilidades de pai para a escola. A escola não lava roupa suja, apenas ensina a lavar. 

Endrison dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA.

  A Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, realizou no dia, 22 de abril, a final da I COPA INTERCLASSE DE FUTSAL/QUEIMADA. O projeto contou...