sábado, 21 de setembro de 2019

IRMÃO JOCITAN deve ocupar vaga do Presidente da Câmara com Afastamento do prefeito e da vice de Alto do Rodrigues/RN


Com a posse do Presidente da Câmara Nixon Baracho, pela segunda vez como Prefeito de Alto do Rodrigues/RN na próxima segunda-feira, 23/09/2019, o suplente de vereador Irmão Jocitan assumirá a tão sonhada vaga de vereador na Câmara Municipal, sendo assim o bairro São Francisco terá dois vereadores nessa casa.

Novas eleições

A publicação do TSE determina o afastamento do prefeito e de sua vice e também a convocação das novas eleições no município. Com isso, os quase 11 mil eleitores do município (distribuídos em 5.424 feminino: 51,04% e 5.203 masculino: 48,96%) voltarão as urnas para escolher um novo prefeito. A data do novo pleito provavelmente será dia 1º de dezembro.

Sabemos que o papel do vereador é, principalmente, fiscalizar e acompanhar a execução orçamentária e financeira, mas na prática, isso pode ser traduzido em ações como a convocação de secretários municipais para prestar contas na Câmara ou a solicitação, por escrito, de informações à prefeitura.

Claro que tudo pode não passar de jogo de cena se o vereador estiver subordinado, direta ou indiretamente, ao Executivo.

Esperamos que o irmão Jocitan seja de fato um vereador atuante para se manifestar e intervir no funcionamento do poder público municipal. Basta que ele dialogue com a sociedade e monitore o Executivo. É visível que os vereadores do nosso município estão presos as amarras políticas partidárias que os impedem de propor projetos que aumentem despesas da prefeitura.

O vereador que indica comissionados em troca de favores perde a independência para fiscalizar o prefeito. Ele tem procuração do cidadão para cobrar melhorias nos serviços prestados pelo prefeito e não pode simplesmente se tornar mais um empregado da prefeitura. Assim, penso que para fiscalizar, os vereadores não podem manter uma relação de submissão ao Executivo.

Acredito que o papel de um vereador é muito mais do que somente correr atrás de fazer requerimentos para capinar ou para tapar buracos. É preciso muito mais que isso.

No meu bairro a quadra continua descoberta a mais de oito anos e com várias rachaduras, além de suja. Uma pracinha abandonada e as ruas esburacadas com lamas a céu aberto contando apenas com a coleta de lixo regular. Espero que o Irmão Jocitan faça valer cada voto de confiança e não deixe o nosso bairro no esquecimento assim como o outro vereador do mesmo bairro de vários mandatos. 

Endrison dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...