sexta-feira, 22 de julho de 2022

Escritor como contrapartida entrega 10 livros para Secretaria de Cultura e Turismo de Alto do Rodrigues



O escritor Endrison dos Santos entrega os livros a Edicea Neves, Secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Alto do Rodrigues.
Foto: Karen Joelly

  O escritor Endrison dos Santos, 43 anos, fez no último sábado (16 de julho) uma doação de 10 exemplares de seu primeiro livro publicado (Editora Autografia) à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alto do Rodrigues. Os exemplares das obras “Poemas do meu viver: autobiografia poética”, ficarão disponíveis para os frequentadores e visitantes da biblioteca Municipal.


  O professor e escritor considera importante fazer essas contribuições e colocar os livros para circular para que mais gente aumente seu repertório por meio de uma autobiografia poética.


  De acordo com o professor Endrison, todo escritor estreante enfrenta pelo menos três problemas: escrever, publicar e ser lido. Escrever não é fácil, pois muitas vezes as palavras são frutos dos sofrimentos, sentimentos e vivências exitosas ou não, que são marcas inevitáveis da personalidade do escritor. Todo esse processo é uma labuta árdua, onde as conquistas e os fracassos andam de mãos dadas. Escrever é, primeiramente, vencer a si mesmo, sem temor ou coisa parecida, ou seja, transferir os conflitos pessoais aos seus poemas.


  Segundo o autor, o grande problema enfrentado por um escritor estreante é uma missão quase impossível no Brasil: publicar um livro. Não por falta de editoras, mas por falta de recursos financeiros e de leitores.


  Ele comenta que os custos da publicação e distribuição de um livro são extremamente altos e apenas uma pequena parcela da população possui renda para comprá-los com regularidade e uma parcela menor ainda possui o hábito da leitura. Parte dessa falta de hábito é cultural, principalmente na nossa região. Muitos pais não incentivam as crianças e adolescentes a lerem. Contudo, essa obra segundo o autor, somente foi possível através de um projeto enviado  à Secretaria Municipal de Cultura de Turismo de Alto do Rodrigues. O projeto foi apreciado pelo Conselho de Cultura e aprovado por meio do Fundo Municipal de apoio à cultura.


 O terceiro problema que um escritor estreante tem de enfrentar é como fazer para ser lido. Este, sem dúvidas de acordo com o autor, foi o seu maior temor. Ele comenta que fica muito triste quando ver a ausência de leitores, principalmente com a poesia. Não vale a pena escrever se não for lido, nem que seja por um crítico. Algumas pessoas próximas não querem ler um poema ou algo parecido escrito por alguém igual a eles, isto seria uma afronta para os inteligentes ao nosso redor, mas o escritor afirma: "Se eu consigo, eles também e talvez melhor."

 
Quem é o escritor


  Endrison dos Santos tem 43 anos. Foi gerado em Alto do Rodrigues e nasceu no Hospital maternidade Levani de Freitas em Pendências, no Rio Grande do Norte. Atualmente, mora em Alto do Rodrigues. O autor foi Vendedor itinerante, Servente de pedreiro, Porteiro vigilante, professor de aulas de reforço, Capinador, Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro. Hoje é Escritor e Professor. Conheceu apenas um outro Estado, a Paraíba quando realizou dois concursos públicos para Professor, sendo aprovado nos dois, mas decidiu não assumir. Viveu 16 anos na "Terra dos poetas" no município de Assú. O autor comenta que não nasceu em Assú, mas bebeu na fonte.


  Endrison se considera uma pessoa resiliente, um “sobrevivente” com sua história de vida comovente. A sua obra impressa está sendo vendido no site da Editora Autografia e também nas plataformas digitais por meio de E-books com preços bem acessíveis a todos.
(Macimina Baracho)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ALTO DO RODRIGUES-RN, LANÇAM LIVRO DE POESIAS

  Um projeto que começou nas aulas de Língua Portuguesa da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, em Alto do Rodrigues-RN, e teve sua cul...